Cozinha

Veja nossos produtos

Você também pode precisar

Inspire-se com nosso catálogo

Escolha por marca

Nossos vídeos sobre cozinha

Nossos blogs sobre cozinha

BANHEIRO

Você quer construir ou reformar seu banheiro, mas tem muitas dúvidas sobre como equipá-lo, o que considerar e o que precisa adquirir, não se preocupe.


Aqui te ajudaremos neste momento e te daremos dicas super valiosas.

BANHEIROS: TIPOS

Para começar, você precisa entender que existem basicamente dois tipos de banheiro: os acessíveis e os não acessíveis.


Banheiros acessíveis


Começando pelos banheiros acessíveis, primeiro precisamos entender o que é acessibilidade.


A NBR 9050, que é a norma reguladora que visa falar sobre a acessibilidade do ambiente, define esse termo como “possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida”.


Assim, entendemos que os banheiros são aqueles construídos ou adaptados de maneira a aumentar a mobilidade e reduzir acidentes das pessoas que possuem uma mobilidade reduzida.


Em banheiros acessíveis, algumas coisas precisam ser consideradas e adaptadas, como, por exemplo: as portas, o piso, os desníveis, a área de manobra, a inclusão de barras de apoio, as dimensões de boxes de chuveiros e duchas, e os posicionamentos de chuveiros e lavatórios.


Banheiros não acessíveis


Já os banheiros não acessíveis são aqueles em que os usuários possuem a mobilidade completa e não necessitam de nenhuma adaptação especial.

COMO ESCOLHER OS ITENS DO SEU BANHEIRO?

Na hora de escolher os itens do seu banheiro, você deve entender mais sobre as necessidades do seu espaço e perceber que cada banheiro possui uma particularidade e cada usuário possui preferências.


Uma coisa é certa, todos os itens utilizados devem ser fabricados em materiais de excelente qualidade que resistam às variações de temperatura e umidade do ambiente. E quando falamos nestes materiais, não consideramos apenas as bacias sanitárias, cubas, chuveiros e acessórios. Aqui consideramos também e pedimos atenção especial com todos os itens necessários para a instalação, como, por exemplo, parafusos, anel de vedação, entre outros itens essenciais para construção e manutenção.


Além disso, os itens precisam ser escolhidos de maneira a otimizar o espaço e serem o mais funcional possível.

BANHEIRO: CORES

Quanto às cores, essa escolha é uma decisão muito pessoal. Aqui você pode usar o que mais lhe agradar visualmente.


Aqui destacamos alguns pontos: os banheiros em tons mais claros, como o tradicional branco ou bege, dão uma maior sensação de amplitude e limpeza ao ambiente; as cores mais escuras como o preto e o marrom fosco trazem força e imponência; já os tons coloridos e chamativos podem ser bem ousados e divertidos, a depender das combinações.

BANHEIRO: COMO DECORAR?

Da mesma maneira, a decoração depende muito dos gostos pessoais dos usuários. No entanto, algumas dicas são recomendadas.


Banheiro pequeno: como decorar?


Em banheiros pequenos recomendamos o uso de tons mais claros, que passam uma sensação de amplitude. Aqui recomendamos a utilização de metais coloridos para trazer diferentes efeitos ao espaço - por exemplo, se você usar metais red gold em um banheiro branco, você pode trazer um toque super delicado ao espaço; já se você utilizar metais pretos, você pode trazer uma decoração mais moderna e ousada.


Outra dica é utilizar box transparentes, para oferecer uma sensação de continuidade, espelhos, para dar uma sensação de espaço maior, e prateleiras, para otimizar o espaço vertical.


As prateleiras, inclusive, podem ser utilizadas tanto como espaço de armazenamento, como pontos estratégicos de decoração.


Nos banheiros pequenos, é essencial que você use e abuse de acessórios, como porta toalhas, papeleiras e saboneteiras, para manter a organização do ambiente e evitar poluição visual.

 

Como decorar um banheiro gastando pouco?

Às vezes queremos dar uma cara nova ao nosso banheiro, mas não queremos fazer grandes gastos, então aqui trouxemos algumas dicas.


A primeira dica é: reforme ou restaure os itens que já estão ali. Retirar algumas coisas, pintar outras e utilizar algo que você já tenha em outro cômodo da casa é uma ótima maneira de reduzir custos.


Se você precisar comprar coisas novas, como cubas, bacias sanitárias e chuveiros, busque peças de linhas mais em conta, porém de marcas de excelente qualidade, que podem ser encontradas aqui na Liven Casa.


Você também pode pintar o revestimento ao invés de trocá-lo. Além dos clássicos “Faça Você Mesmo”, que podem ser uma mão na roda neste momento.


Como reformar um banheiro antigo gastando pouco?

Se seu banheiro é muito antigo e não faz mais seu estilo (ou nunca fez), você pode fazer pequenas mudanças que transformarão totalmente o ambiente.


Dentre estas transformações, sugerimos a mudança na iluminação, como a inserção de fitas de led atrás do espelho (a substituição deste espelho por um com design mais interessante também pode ser considerada), ou a instalação de pendentes mais modernos.


Outra virada de chave seria a substituição dos metais por metais mais modernos - aqui uma grande dica seria a utilização de metais coloridos.


Como fazer uma decoração de banheiro moderna?

Vários itens colaboram para uma decoração mais moderna nos banheiros, como, por exemplo, a utilização de louças e metais com traços mais retos.


As cubas de apoio, as cubas de piso e as bacias sanitárias suspensas são itens que dão uma aula de modernidade, bem como os metais coloridos que já falamos diversas vezes aqui.


As cores mais escuras trazem um ar sofisticado ao banheiro também.


O uso de armários sem puxadores e com portas espelhadas também são um diferencial, assim como a iluminação decorativa.


No mais, use e abuse da sua criatividade e das referências que você encontrar em sites e em redes sociais. Se você puder contratar um profissional para ajudar, será ainda melhor, pois ele entenderá todas as necessidades técnicas e estéticas necessárias e te entregará o melhor resultado. 

DICAS E CUIDADOS


Quando estiver utilizando seu banheiro, certifique-se que todos os registros estão fechados quando não estão sendo utilizados.


Da mesma forma, atente-se à presença de vazamentos e pontos de umidade nas paredes, pois estes podem ser os grandes responsáveis por um aumento extremamente alto na conta de água no final do mês.


Efetue a limpeza periódica do seu banheiro, cuidando de cada material conforme necessário, evitando sempre o uso de materiais abrasivos e substâncias que podem danificar seus queridinhos.


No mais, aproveite ao máximo seu espaço e conte com a gente em caso de dúvidas!