Cubas para Cozinha com Acessórios

Cuba para cozinha com acessórios: vantagens

As cubas para cozinha são elementos essenciais para a composição do cômodo, já que elas são fundamentais para a realização de inúmeras atividades do cotidiano. E para tornar ainda mais prático a sua usabilidade, muitas delas possuem acessórios adicionais. 

Uma das principais vantagens dos acessórios em cubas é a praticidade. 

Alguns acessórios incrementais nas cubas podem tornar a lavagem de louças mais confortável para o usuário, otimizar serviços ou até mesmo torná-los mais rápidos. 

Dessa forma, os acessórios podem agilizar o processo na cozinha, o que é um grande benefício para quem não tem muito tempo disponível para atividades domésticas ao longo do dia.

A economia de espaço também é uma característica vantajosa de se ter cubas com acessório, visto que ela possibilita um produto multiuso. Um exemplo disso é o cesto organizador que, quando integrado a cuba, evita a necessidade de se ter um cesto em outro local da cozinha. 

E o melhor disso é que para pessoas com espaços reduzidos esses pequenos detalhes podem fazer toda diferença. A organização da cozinha se torna mais atrativa, a bancada fica mais modernizada e ainda há a possibilidade de personalização. 

Contudo, uma cuba com acessórios é indicada tanto para pessoas que utilizam muito a cozinha, quanto para aquelas que só necessitam do básico.

Principais acessórios possíveis para a cuba de cozinha

Há uma diversidade de acessórios para se agregar a uma cuba de cozinha, entretanto, alguns recebem mais destaque. O consumidor pode encontrar cubas que já vem instaladas com alguns acessórios ou fazer a sua própria montagem conforme suas necessidades. Veja os principais! 

Dosador de sabão

Para não gastar muito sabão nas lavagens, o dosador de sabão te fornecerá porções ideias, as quais ficam ao seu controle conforme necessidade. 

Ele é uma garrafinha que pode ser preenchida a qualquer momento com o sabão líquido. Com isso, basta um toque para o detergente sair com facilidade, praticidade e economia.

Além disso, dependendo do modelo, poderá ser composto por diferentes materiais, de acordo com a sua preferência. 

Na Liven, você encontra dosadores em plástico, que oferecem maior leveza no manuseio, de inox, que tem excelente resistência à corrosão e apresentam facilidade na limpeza, ou ainda em alumínio, que alia leveza com praticidade na manutenção.

Cesto escorredor

O cesto escorredor é, sem dúvidas, um dos acessórios mais funcionais para facilitar as atividades na cozinha. 

Com ele, você terá um espaço para deixar escorrendo frutas e vegetais lavados, por exemplo, sem que os mesmos caiam dentro da cuba. Assim, a higienização fica mais leve e fluida no local.

Aposte em cestos produzidos com metais, como o aço inox, que não enferrujam com a umidade da cozinha ou com a água dos alimentos. Também é possível encontrar opções em alumínio e ligas metálicas, que têm longa durabilidade e resistem aos impactos diários sem amassar.

Cesto coador

Na hora de coar, o cesto coador se assemelha ao acessório anterior, sendo ideal para higienizar alimentos. No entanto, esse acessório é mais indicado para quando o usuário necessita separar a parte líquida de um resíduo da sua parte sólida.  

É importante que o seu cesto tenha composição de qualidade, portanto fique atento às opções disponíveis: inox ou alumínio apresentam longa vida útil e não desgastam com o contato da água e dos químicos presentes no detergente ou mesmo nos alimentos.

Calha úmida

Para drenar a água do escorredor para um sifão, a calha úmida será o instrumento perfeito. Isso faz com que a água do escorrimento vá direto para o sifão e evita os gotejamentos lentos do escorredor acumulando água na cuba.

Cesto para válvula

O cesto para válvula é um acessório fundamental para completar a cuba, pois ele evitará a passagem de restos de alimentos para o sifão. 

Ele irá impedir que resíduos pequenos caiam no sifão através da válvula e provoque entupimentos, responsáveis por dificultar o escoamento da água. E quando o alimento cair no cesto, é só retirá-lo e jogar os resíduos no lixo. 

Canal organizador

Para evitar bagunças na pia, o canal organizador te auxiliará na organização de utensílios e talheres. Assim, ficará mais prático selecionar aqueles mais usados no cotidiano, como espátulas, conchas, pratos e colheres. 

Além disso, esse canal permite uma melhor otimização nas lavagens, sendo que o usuário não precisará se deslocar para outro ponto da cozinha para colocar os utensílios. 

Indicamos canais organizadores de aço inox, já que o material não estragará com a água ou umidade, é fácil de limpar eventuais acúmulos de sujeira, principalmente em seus cantos, e ainda dá um toque a mais na sua decoração.

Cuba para cozinha com acessórios: principais texturas

Esteticamente, as cubas podem variar em inúmeros fatores, como nas texturas, que são encontradas em três opções, geralmente. 

As texturas são como a “pele” do revestimento, o que pode incrementar no design do elemento a qual compõe. Confira as principais texturas!

Polido

Nessa textura, o acabamento polido traz um aspecto mais liso, aparentando uma superfície mais uniforme. Sua formação é realizada com polimentos e proporciona um brilho mais intenso ao refletir a luz. Todavia, caso o usuário acabe arranhando a cuba, será possível ver os riscos na peça. 

Escovado

Por outro lado, o acabamento para cubas de cozinha em escovado traz uma textura mais robusta, com o aspecto de que foi passado uma escova mesmo. 


Se houver resquícios de sujeira, não será fácil de visualizar, o que pode ser um ponto positivo. Contudo, esteticamente, ele também traz um pouco de brilho e deixa o ambiente bem sofisticado. 

Acetinado

O acetinado, por sua vez, é uma textura mais suavizada em relação aos outros tipos. Ele traz menos intensidade no brilho e contribui com uma decoração mais aconchegante. É como se fosse uma textura polida sem todo o seu brilho, aliás, é o oposto disso, já que traz um aspecto mais fosco. 

Cuba para cozinha com acessórios: dicas e cuidados

As cubas para cozinha são estruturas de uso constante e devem receber os devidos cuidados para o seu melhor aproveitamento. 

Por isso, para se ter a melhor experiência com o seu produto, é imprescindível saber como utilizar da melhor forma uma cuba com acessórios.

Antes de tudo, o usuário deve ter em mente que cada acessório tem a sua funcionalidade única e isso deve ser respeitado. Um cesto organizador, por exemplo, não deve ser utilizado como escoador, sendo que sua estrutura não proporciona todos os mesmos benefícios.

Outro ponto importante é que a limpeza dos acessórios da cuba devem ser feitos regularmente, já que eles estarão em contato com alimentos, água e outros fatores que possam impactar a sua estrutura. 

Além do mais, verificar o manual de uso da cuba e dos acessórios é fundamental para verificar exatamente o que não é ou não permitido na sua utilização. 

Recomenda-se a limpeza com um pano macio umedecido com água e detergente neutro. Mas cuidado! Sempre verifique o tipo de produto aplicado na limpeza da cuba e seus acessórios, pois itens abrasivos, químicos e corrosivos, assim como as buchas palha aço, normalmente não são recomendadas. 


Voltar para o Início