Micro-ondas

Diferença entre forno e micro-ondas

Os fornos e micro-ondas são eletrodomésticos poderosos, que trazem mais praticidade e versatilidade a qualquer cozinha. Mas você sabe a diferença entre estes produtos?

Apesar de cumprirem papel semelhante e ocuparem nichos que se sobrepõem, cada um tem funcionamento a aplicações únicas. Justamente por isso não são mutuamente exclusivos e uma cozinha se beneficia bastante com ambos.

Os fornos irradiam calor para a comida, aquecendo-a de maneira mais natural e semelhante ao que estamos acostumados na cozinha tradicional.

Com eles a comida ganha uma crosta mais crocante e ficam suculentos por dentro, justamente por ser preparada com calor externo. A diferença reside na fonte deste calor.

Por outro lado, o micro-ondas não faz uso da irradiação de calor. Ele prepara a comida por meio de ondas eletromagnéticas que ressoam com as moléculas de água, fazendo-as se agitarem e, consequentemente, aquecerem.

Este processo é rápido e prático, além de não necessitar de nenhum combustível ou aquecer outros componentes que não a comida. Isto faz deste eletrodoméstico um modo muito fácil e seguro de esquentar todo tipo de alimento, desde comida congelada até pratos completos.

Tudo isto faz dele um eletrodoméstico especialmente útil para quem deseja mais praticidade ou possui o dia a dia corrido. Ele se destaca no aquecimento de comida congelada, produtos fabricados especialmente para uso em micro-ondas ou marmitas pré-preparadas.

Apesar disso, um micro-ondas ainda permite diversos preparos com qualidade e rapidez. 

Como escolher um micro-ondas?

Mesmo com toda a facilidade de uso de um micro-ondas ainda é preciso ter atenção antes de sua compra. Afinal, este produto evoluiu junto com a tecnologia e hoje encontramos modelos diversos, com funções e tecnologias que contribuem para maior bem estar na cozinha.

Primeiramente, avalie a sua cozinha, assim como o perfil de uso da família, antes de fazer a pesquisa. Então, compare os seguintes fatores.

Capacidade

A capacidade do micro-ondas deve ser proporcional à quantidade de pessoas que moram na casa e farão uso dele. Felizmente existem modelos grandes e pequenos, que suprirão todas as necessidades.

Entre os menores encontramos os de 18 e 20 litros. Estes são compactos, fáceis de colocar em qualquer bancada e oferecem toda a praticidade esperada. São ideias para cozinhas pequenas ou casas e apartamentos de pessoas solteiras ou casais.

Já do outro lado do espectro temos os modelos que chegam aos 30 e 40 litros. Neles é possível colocar múltiplos pratos e travessas inteiras para refeições completas de famílias.

Devemos lembrar que a capacidade está diretamente relacionada ao tamanho. Quanto maior o volume, mais espaço o micro-ondas ocupará. 

Considere o tamanho do local onde deseja utilizar o micro-ondas antes de comprar. Para cozinhas planejadas vale a pena cogitar a instalação de um modelo de embutir.

Potência

Outro fator importantíssimo na escolha do micro-ondas é sua potência. Esta diz respeito ao poder de aquecimento do eletrodoméstico. Ou seja, quanto mais alta a potência, mais rápido os alimentos serão aquecidos e estarão prontos.

Os modelos de menor potência estão disponíveis a partir dos 700W. Estes aquecem confortavelmente os alimentos, especialmente em porções menores, e servem muito bem para quem fará tal uso.

Entre os mais potentes encontramos micro-ondas de 1500W, ideais para um aquecimento eficiente de grandes porções ou descongelamento de alimentos maiores.

Funcionalidades

Finalmente, a tecnologia e opções disponibilizadas pelo micro-ondas são fatores determinantes na escolha entre modelos. Máquinas mais modernas possuem sistemas que contribuem para preparos ainda mais ágeis e personalizados.

As opções de configurações automáticas são um destes. Com elas é possível gravar e, posteriormente, escolher uma série de padrões pré estabelecidos, facilitando as receitas que você mais gosta de fazer.

Outros modelos possuem sistemas autolimpantes ou antiodor. Estas opções contribuem para a manutenção do eletrodoméstico e bem estar da cozinha, minimizando a necessidade de limpeza e eliminando o mau cheiro que alguns preparos deixam na máquina e no ambiente.

Micro-ondas: Dicas e cuidados

Para garantir que seu micro-ondas se mantenha em perfeito funcionamento por mais tempo é preciso tomar certos cuidados em seu uso e manutenção. Confira abaixo algumas dicas preciosas!


Voltar para o Início