Viva sua decoração

Prática para o casal

Um ambiente moderno, prático e charmoso  para você preparar um jantar a dois no maior conforto

Ano novo, casa nova: Como reformar a casa sem gastar muito

Não tem um meio melhor de entrar no ano novo que uma reforma em casa. Afinal, a mudança também representa novos ares.
Porém essa também está, geralmente, atrelada a um gasto absurdo caso você não se prepare ou esqueça de realizar os passos devidos e fazer orçamentos.
Por isso, para ajudar você no seu objetivo, apresentaremos neste artigo mais informações sobre como reformar a casa sem gastar muito, para que você possa transformar o seu lar sem precisar investir muito.
Aproveite e boa leitura!

Como reformar a casa sem gastar muito

Para reformar, não é preciso que você modifique todo um cômodo ou a casa por inteiro. É possível trazer novos ares para o seu lar utilizando alguns poucos itens.
Muitas pessoas esquecem que a reforma tem a ver com mudanças e novos ares, e não necessariamente com processos que demoram e que irão alterar toda a estrutura da sua casa.
Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados antes de comprar os itens que irão lhe ajudar na mudança da sua residência. Sugerimos que os seguintes passos sejam seguidos:

Faça um Planejamento

Se quiser aprender sobre como reformar a casa sem gastar muito, então, antes de tudo, você precisa entender que fazer um bom planejamento pode impactar positivamente em seu objetivo.
Um plano detalhado, que abrange tudo o que precisa para a mudança começar, é essencial para quem busca por reformas rápidas e baratas.
Além disso, o planejamento ainda evita o mau uso dos recursos, permitindo que tudo comprado seja utilizado da melhor maneira possível.

Defina um limite para Gastos

Definir o orçamento fixo é crucial para quem quer um meio de reformar a casa sem gastar muito. É com base neste que você fará toda a sua projeção de custo.
Para realizá-lo, faça pesquisas e levante diferentes orçamentos para que você seja capaz de definir uma média de custo. Após isso, nossa sugestão é que você dê uma passadinha na Liven Casa e escolha os produtos com melhor custo/benefício hahaha.

Escolha os profissionais certos

Se você vai precisar de alguém para fazer a instalação do que comprou, como um pintor, é preciso conhecer lugares, ou pessoas, que possam lhe apresentar os profissionais adequados.
Defina critérios e procure por aqueles que são mais recomendados. Se não conhece alguém que possa lhe indicar um bom, existem aplicativos com sistemas de avaliações que serão boas fontes de pesquisa.



Materiais de qualidade fazem toda a diferença

Quer fazer uma reforma gastando pouco? Então comprar um material de qualidade faz total diferença.
Isso porque ao investir em bons produtos você evita problemas futuros que podem ocorrer antes do que imagina. Um papel de parede mal colado, por exemplo, pode comprometer toda a experiência de estar no cômodo.

Seja precavido

Lembre-se: sempre podem haver imprevistos, e nada é mais certo em uma reforma do que acontecer um problema inesperado.
Inclusive, por conta de ser algo comum entre todas as reformas, chamar essas adversidades de imprevistos sequer parece justo. A louça quebrar ao longo do transporte é algo muito fácil de acontecer, por exemplo.
Por isso, ter uma reserva de emergência é essencial. Não se esqueça de inserir essa reserva nas suas economias para a mudança.

 

Alguns materiais que causam impacto

Abaixo, você irá conferir algumas ideias de reforma de casas à base de pequenas alterações. Assim, é possível realizar uma mudança gastando pouco.


Como reformar a casa sem gastar muito: metal

O metal é um dos materiais mais presentes em reformas rápidas e baratas. Sendo utilizável de diversas formas diferentes, esse tem total potencial para mudar toda a cara da sua casa.
Os metais que compõem os ambientes são bastante importantes pois devem garantir maior praticidade e conforto, além de acrescentar estilo ao espaço.
É comum se deixar levar apenas pela estética dos materiais, porém alguns cuidados são fundamentais para o sucesso da obra, e para evitar problemas no futuro.
Antes de ir às compras, é importante conhecer as especificações técnicas de sua residência, como, por exemplo, a pressão da água, o ponto onde será instalado os itens, o tamanho em metros quadrados do cômodo. Outra coisa importante é procurar peças que sejam muito resistentes à umidade e feitas de matérias primas duráveis.


Um ar novo para um cômodo existente

Uma maneira de transformar o ambiente é trocar, por exemplo, as suas janelas, ou colocar móveis que tenham detalhes metálicos, ou ainda que sejam inteiramente de outros metais.
Porém essa não é a única maneira de usar este material. Que tal dar outra cara para aquele seu móvel com partes de aço, alumínio, ferro, ou outra base metálica?
Com algumas técnicas de spray, ou uma mão de tinta, você é capaz de transformar toda a cara da peça sem precisar investir tanto!
Isso é bem utilizado em artefatos como vasos folheados ou com detalhes em bronze, uma vez que a oxidação causada por fatores externos fazem com que o objeto desbote ou descasque. Porém, não é necessário replicar o último tom. Você é livre para inovar!


Como reformar a casa sem gastar muito: Iluminação

Um bom jogo de luzes pode levantar qualquer ambiente. Até mais do que imagina.
Existem algumas dicas relacionadas à iluminação que podemos destacar e que irão trazer uma atmosfera diferente para o ambiente que já existe. Essas são:


Luz indireta

Em síntese, nesse sistema a iluminação é dirigida para cima, sendo o fluxo dirigido para o teto e se refletindo por todo o ambiente.
A luz indireta é uma técnica utilizada para proporcionar uma iluminação mais difusa e pontual, criando ambientes mais confortáveis, intimistas e aconchegantes.


Luzes coloridas

Um jogo de cores deve afetar o espaço da maneira que você deseja. Tons mais quentes de luz são melhores para espaços como a sala, por passar uma maior sensação de aconchego.
Tome cuidado ao avaliar o que deseja fazer com o quarto onde irá alterar a iluminação. A cor errada pode fazer com que perca toda a essência do ambiente.



Luz central

A luz central é para aqueles ambientes grandes, onde temos a necessidade de iluminar o todo. Porém, é preciso tomar cuidado com a dimensão da luminária, para garantir que ela distribua a claridade de maneira uniforme.

Como reformar a casa sem gastar muito: louças

As louças também são capazes de afetar a experiência e o impacto que a cozinha e a sala de jantar proporcionam. Por isso, elas são opções viáveis de alterar quando falamos em mudanças.


Louças harmônicas ao ambiente

Uma das maneiras mais interessantes de se trabalhar a louça para reformar a sua casa é alinhá-la com o estilo do ambiente.
Em um lar onde o tema da decoração é a natureza, que preza por um ambiente mais vivo e próximo às árvores, utilizar de pratos e copos verdes reforça a ideia do local, além de também ganhar destaque por serem diferentes.



As listras são ótimas de se apostar

Ainda que a ideia seja interessante, esse estilo mais moderno e arrojado não é para todos.
Mas, se ainda sim você quer algo diferente, sem sair do padrão, pratos brancos com copos em outra cor e toalhas que liguem ambos os tons são ótimos para trazer um ar despojado, ainda que elegante.


Cores metálicas para decoração

A louça não precisa necessariamente servir apenas para decorar a mesa. Pratos, por exemplo, podem servir como decoração do ambiente, sendo capazes de se destacarem sozinhos ou de serem utilizados como porta-retratos.
Porém, para o caso onde a louça seja uma peça a ser destacada, a melhor ideia são os tons metálicos, dando prioridade para metais como dourado e bronze, que não recordam tanto a louça.

 
Como reformar a casa sem gastar muito: Decoração

A decoração é, de longe, uma das formas mais fáceis de alterar toda uma casa sem precisar quebrar as paredes da mesma. Afinal, com um tema diferente é possível alterar toda a atmosfera do lar.


Casas monotemáticas

Casas reformadas com pouco dinheiro utilizam, geralmente, de apenas um único tema em sua decoração, isso facilita na escolha dos produtos. Apenas certifique-se de que a temática escolhida é realmente do seu agrado.



Utilização de diversas técnicas

Se você não pretende reformar todo o interior, mas ainda quer fazer algumas mudanças, as técnicas informadas nos outros tópicos funcionam muito bem em conjunto. Uma sala que possui o jogo de luzes correto, algumas louças para decorar e pequenos detalhes em metal consegue ser elegante e atraente!


Reutilização de materiais

Caso seja adepto do conceito “faça você mesmo”, existem muitas ideias interessantes a se colocar em prática para dar uma cara diferente, contemporânea e ousada para o seu lar.

Para quem não conhece o conceito, o “faça você mesmo” ou “do it yourself (diy)” é uma prática que consiste em você mesmo transforme algo. Com ele, é possível restaurar, transformar ou mesmo criar coisas. 
Hoje na internet tem inúmeros tutoriais e vídeos explicando como você pode criar decorações rápidas e baratinhas.

Agora você sabe como reformar a casa sem gastar muito

Com essas ideias de reforma de casa, você é capaz de gastar pouco na mudança do seu lar transformando-o por completo enquanto economiza dinheiro.
Curtiu? Conte pra gente em @livencasa ! Estamos ansiosos para compartilhar momentos incríveis com você.