Viva seu banheiro

Prática para o casal

Um ambiente moderno, prático e charmoso  para você preparar um jantar a dois no maior conforto

Mecanismo para caixa acoplada


Quando estamos falando de mecanismo para caixa acoplada, nos referimos a toda parte substituível que fica no interior da caixa acoplada - como nos mostra a imagem abaixo. É muito comum com o tempo precisarmos fazer a manutenção de alguma parte ou do mecanismo completo, devido ao desgaste do tempo, resíduos que vem da tubulação, mal uso, dentre outros motivos. Vou te mostrar, que a partir de agora, você mesmo pode fazer a troca, sem maiores dores de cabeça, e de forma simples.

Mas antes de começarmos, vamos entender um pouquinho mais sobre esses mecanismos?

O que é Mecanismo para Caixa Acoplado

Mecanismo para caixa acoplada é toda parte que fica no interior da caixa acoplada que pode ser substituída. Cada elemento ali dentro faz parte de um kit, que pode ser trocado inteiramente ou somente as partes com defeito. Normalmente o kit é composto por:

- Torre de Entrada

- Torre de Saída

- Botão de Acionamento

- Parafuso de fixação

- E também as peças pequenas, como: corrente, obturador ou comporta, e borracha de vedação


É preciso ficar muito atento na hora da compra, pois existem vários modelos e marcas no mercado. Porém o mais comum é o Universal, que serve para a maioria das caixas, exceto para a monobloco, ou seja, quando a peça é única, caixa e bacia juntas.

Existem basicamente 3 modelos de Mecanismo disponíveis, são eles:

- Mecanismo de Acionamento Simples: mecanismo que despeja 6 litros de água por acionamento. Ele usa a corrente para auxiliar no acionamento;

- Mecanismo de Acionamento Dublo: mecanismo que despeja 3 litros ou 6 litros de água por acionamento. Ele já usa o cabo de aço para auxiliar no acionamento, trazendo além da economia de até 50% de água, maior durabilidade da peça

- Mecanismo de Acionamento Pneumático - mecanismo que despeja 6 litros de água por acionamento. Ele usa o ar para auxiliar no acionamento. 

Quais são os problemas mais comuns que acontecem? E como solucionar-los?

Vazamento para dentro da bacia

O problema mais comum é o vazamento para dentro da bacia. Isso se dá, normalmente, por defeito ou regulagem incorreta da Torre de Entrada, ocasionando a fuga da água pelo ladrão. Para resolver basta seguir os passos:

Faça primeiro o teste:

1 - Remova a mangueira da Torre de Entrada de dentro do tubo da Torre de Saída, assim você poderá identificar se a água está enchendo acima do limite e vazando pelo ladrão

2 - Se isso estiver acontecendo, basta regular a altura na torre de entrada

3 - Se o problema persistir, tente regular a altura do ladrão

4 - Em último, se os problemas permanecerem, será necessário a troca total da torre de entrada

Se após o primeiro teste, o vazamento continuar, o problema estará na torre de saída.

Para resolver, você pode:

1- Se for Mecanismo Simples: trocar o obturador/comporta. Casa veja necessidade, trocar também a corrente - é possível encontrar um conjunto obturador/corrente para comprar

2 - Se for Mecanismo Duplo: bastar trocar o vedante de silicone que fica na base da torre

3 - Se for Mecanismo Pneumática: basta trocar o vedante de silicone

Só lembrando que antes de fazer qualquer reparo ou troca do mecanismo, é imprescindível, desligar o registro geral do banheiro. E caso o banheiro não tenha, desligar o registro geral da casa.

A Censi criou um vídeo bem legal mostrando como instalar e regular os mecanismos, dê uma espadinha aqui:

Existem outros tipos de vazamentos, não tão comuns, como: vazamento por baixo da caixa, na rosca da Torre de Entrada. A simples troca da ligação flexível ou rabicho, como é mais conhecido, já resolve - aqui não é preciso usar veda rosca, pois a ligação já vem com o vedante para fazer esse trabalho; o vazamento por baixo da caixa próximo ao parafusos. Você pode trocar o parafuso completo ou simplesmente a arruela de borracha do parafuso.

Viu como é simples  consertar o mecanismo da sua bacia? Se você após a leitura desse texto, ainda tiver alguma dúvida sobre mecanismos de caixa acoplada, deixe aqui no comentários suas dúvidas e sugestões que um dos nossos Liveners responderão assim que possível. Você pode, também, nos contactar no Instagram, Facebook e através do chat direto em nosso site.

Viva sua Casa! 

Alexandre Barbosa