Viva seu banheiro

Prática para o casal

Um ambiente moderno, prático e charmoso  para você preparar um jantar a dois no maior conforto

Sifões: saiba tudo sobre eles!

A maioria das pessoas em algum momento já passou por problemas com odores desagradáveis pela casa, que causam desconforto ou constrangimento aos moradores.

Muitas causas podem ocasionar esse problema, no entanto, muitas vezes o problema é com o sifão.

Mas afinal, o que é um sifão?

No texto de hoje queremos falar um pouco sobre essa peça que é indispensável nas edificações. Vale a pena ler até o final e aprender mais sobre!

Aaaah, e mais uma coisa que queremos fazer é reconhecer todos os artistas. Então, se alguma dessas imagens é sua, entre em contato com a gente através do direct @livencasa ou por e-mail através de contato@livencasa.com. Procuramos bastante as fontes, mas em muitos casos não achamos :(


O que é um sifão?

O sifão é a peça que conecta o ralo da pia com o encanamento e rede de esgoto. Sua principal função é evitar que os odores do esgoto voltem pelo ralo, causando desconfortos. Além disso, essa peça pode impedir a entrada de pequenos insetos pelo encanamento.


Como funciona um sifão?

O funcionamento do sifão se dá através de um fecho hídrico. Falando em palavras simples: o sifão possui uma “bolsinha” em que um pouco de água fica parada (fecho hídrico), o que evita que os gases retornem ao ambiente e insetos entrem na edificação.


Tipos de sifão


-Flexível

Os sifões flexíveis são feitos de materiais maleáveis, no entanto, apesar disso, não permitem ajustes na sua instalação devido a sua curvatura única.


- Articulado

O sifão articulado é rígido, geralmente constituído de metal ou pvc rígido. Apesar disso, permite a correção de possíveis desalinhamentos entre a tubulação de esgoto e a saída do ralo.


- Rígido com Copo

O sifão rígido com copo, ou fixo, se caracteriza por não oferecer ajustes de instalação e pode ser encontrado tanto em plástico quanto em metal.

Este tipo de sifão é agradável esteticamente, pois a presença do copo dispensa a sifonagem (o copo, nesse caso, faz o papel de manter o fecho hídrico). Assim, é uma boa opção para aqueles ambientes que não possuem armários instalados embaixo da bancada, ficando a peça aparente.

É importante se atentar que este tipo de sifão não permite a troca do ralo e da cuba em medidas diferentes da que foi instalada inicialmente.

Sanfonado

Este é o sifão mais comum. Ele possui uma alta versatilidade, podendo ser instalado em diferentes ambientes, e flexibilidade, podendo ser flexionado em todas as direções. Dessa maneira, esse tipo de sifão pode alcançar a rede de esgoto nas mais diversas posições.

Sanfonado com Copo

O sifão sanfonado com copo traz a flexibilidade aliada ao copo, tornando-se uma opção que permite a correção de desalinhamentos ao mesmo tempo que facilita a limpeza.


- Sifões Múltiplos

São sifões para pias com mais de uma cuba. Estes ligam mais de um ralo a uma única tubulação de rede de esgoto.


Materiais

No mercado existem diferentes modelos de sifões disponíveis, e todos são constituídos de basicamente dois materiais: plástico e metal.

O sifão de plástico geralmente é a opção mais barata, no entanto, esse material oferece uma menor durabilidade e resistência, tendendo a degradar-se mais rapidamente devido à exposição à luz, fungos, bactérias e químicos (os próprios produtos de limpeza). Essas peças amarelam facilmente e podem rachar ou quebrar, causando a sua inutilidade. Já os sifões de metal, apesar de mais caro, costumam ser mais resistentes.


Dicas e cuidados

Ao comprar seu sifão, sempre busque qualidade e produtos com garantia, assim você pode evitar dores de cabeça. Um sifão danificado pode causar muitos transtornos, até mesmo prejuízos financeiros. O vazamento da água pode danificar móveis e utensílios, por exemplo.

A boa notícia é que esse problema é facilmente resolvido. O conserto do sifão pode ser feito em casa mesmo, pelo próprio usuário, dispensando o serviço técnico especializado. No entanto, caso seja necessário fazer a substituição da peça, opte por sifões de ferro ou metal, pois são mais resistentes e possuem maior vida útil.

No caso de sifões de plástico, a melhor forma de cuidar dele e prevenir vazamentos é mantê-lo limpo. Recomenda-se que seja feita uma limpeza mais profunda regularmente para evitar o acúmulo de materiais que causem danos à peça.


Como limpar seu sifão?

Mas como limpar seu sifão? é um processo simples, basta você seguir o passo a passo:

Passo 1: Posicione um balde debaixo da pia (embaixo do sifão), desenrosque-o cuidadosamente e deixe a água sair da peça para dentro do balde.

Passo 2: Quando você desenroscar a peça, vai perceber que talvez existam resíduos grudados nele, tanto na saída da parede quanto na saída da pia. Tire esses resíduos e limpe essas zonas com água, sabão e uma escova de dente.

Passo 3: Leve o sifão para uma torneira e lave-o o máximo possível com água e detergente.

Passo 4: Com o sifão limpo, leve-o de volta e recoloque no lugar. Nesse momento, lembre-se de posicioná-lo de acordo com seu modelo (por exemplo, se for um sanfonado, a curvatura deve ser mantida para o sifão funcionar corretamente).


Existem outras formas que podem ser utilizadas para fazer  a limpeza do sifão.

Uma delas é a utilização de água quente e sabão em pó. Essa limpeza pode ser feita semanalmente e consiste em colocar uma boa quantidade de sabão em pó no ralo da pia e ir jogando água fervente lentamente dentro do ralo, fazendo movimentos circulares a fim de limpar toda a superfície do sifão. É importante ressaltar que você não deve ligar a água fria logo depois, assim é indicado fazer esse processo de um dia para o outro para que a tubulação esfrie naturalmente.

Outra maneira de limpar é utilizando bicarbonato de sódio e vinagre. Para fazer essa limpeza, despeje duas colheres de bicarbonato de sódio dentro do ralo e, em seguida, despeje meio copo de vinagre e tampe o ralo com um pano. Deixe o pano cobrindo o ralo por cerca de 20 minutos, retire-o e despeje água fervente também lentamente e em movimentos circulares. Lembre-se de não ligar a água fria logo depois, pois o choque térmico pode fazer com que seu sifão apresente trincas e vazamentos.

CONCLUSÃO

Como podemos perceber, esse pequeno aparelho tem uma grande importância na sua edificação, e agora a gente sabe muito sobre ele!

Gostaram das dicas? Ficou alguma dúvida? Deixe a gente saber no Instagram da @livencasa.