Como ter uma varanda gourmet de dar inveja nos convidados

Recentemente, um casal de clientes me procurou para fazer o projeto de reforma de sua casa. Em nosso briefing, um dos ambientes mais citados por eles foi a varanda gourmet. O desejo deles era ter um espaço dedicado para reunir a família e também amigos, já que gostavam de ter a casa sempre cheia. O receio que tinham era ter pouco espaço para executar esse sonho.

Para solucionar essa questão, todo o projeto foi desenvolvido para integrar a cozinha e a área gourmet. Essa integração permitiu que alguns itens pudessem ser compartilhados pelos dois ambientes, como a geladeira e o fogão. Possibilitou também a instalação de uma pia pequena na área gourmet, apenas para apoio à churrasqueira, ocupando o mínimo de espaço possível, afinal, não tinha tanto espaço de bancada.

O fato de o ambiente ser pequeno não excluiu as características importantes para a varanda gourmet, permitindo assim que ela cumpra seu papel e ainda seja convidativa e aconchegante.

E se você gosta de abrir as portas da sua casa para receber a família e os amigos, curte fazer um churrasquinho ou aquela comida especial no fim de semana, apreciando uma boa música e aproveitando o momento, e quer construir ou reformar a varanda gourmet, ou apenas dar um Up para que ela seja inesquecível para seus convidados, eu trouxe algumas dicas para você arrasar na sua.

Ela pode ser considerada uma extensão do seu lar, sendo um espaço que te proporcione diversas possibilidades e utilização para todos os gostos e personalidades.

Varanda gourmet em apartamento


Com o número crescente de construção de prédios, o número de apartamentos com varandas gourmet tem sido cada vez maior. 

Existe uma grande variedade de tamanhos: tem as varandas com dimensões generosas, como as das coberturas e apartamentos de luxo até as varandinhas que intrigam os moradores que costumam se questionar: "onde caberá tudo o que preciso?".

Independente do tamanho da sua varanda, é necessário lembrar que as reformas normalmente precisam ser autorizadas pelo condomínio, e que é comum existirem restrições como a troca do revestimento das paredes ou o fechamento da varanda com cortina de vidro. 

Abaixo trouxe dicas que vão te auxiliar na decoração do seu ambiente.

Varanda gourmet em casa


Na hora de projetar a varanda, quem mora em casa tem a vantagem de, em muitos casos, ter maior liberdade de execução. 

Além disso, comumente casas possuem espaços maiores, permitindo que seja executada uma varanda gourmet com maior facilidade e comodidade.

A integração com o jardim é sempre bem-vinda, afinal, permite receber mais pessoas e ter atividades em conjunto, como curtir a piscina enquanto a carne ainda está assando. Uma boa opção é deixar essa área próxima à cozinha, pois pode servir de apoio.

Varanda gourmet pequena


3 dicas para decorar varanda gourmet pequena:

  1. Móveis e churrasqueira pequena: no mercado existem churrasqueiras que ocupam menos espaço e podem ser combinadas com móveis planejados, assim, se encaixando perfeitamente ao seu espaço e permitindo uma grande flexibilidade de usos, aproveitando cada centímetro, como utilizar aquele espacinho que sobrou ao lado da churrasqueira para guardar os espetos.

  2. Mobiliário móvel ou com dupla função: otimizar o espaço é necessário em ambientes pequenos, então utilize mesa ou balcão móvel, bancos dobráveis e mobiliário versátil, útil no dia a dia e também no churrasco do fim de semana.

  3. Aproveite o espaço aéreo: utilize as paredes (claro, se o condomínio permitir) para colocar armários, prateleiras, pendurar os bancos quando dobrados e até mesmo fazer uma hortinha.

Varanda gourmet média ou grande


Sua varanda gourmet tem um tamanho maior e você não sabe como decorar, aqui vão 5 dicas para essa missão:

  1. Invista nas bancadas: ter um bom espaço de bancada te deixará mais livre para trabalhar sobre elas, permitindo apoiar mais coisas ao mesmo tempo.

  2. Tenha uma ilha: essa dica é para aqueles, que assim como eu, amam ter esse elemento em casa, além de funcional, costuma deixar o ambiente mais sofisticado e contemporâneo. Nela você pode instalar o fogão ou a pia, colocar uma bancada com banquetas e abusar na escolha da torneira, além de colocar armários. Para ficar ainda mais charmosa, você pode instalar pendentes sobre ela.

  3. Espaço para sentar: este pode ser uma grande mesa, inclusive anexa à ilha ou bancos em um balcão. Você pode também inserir sofás e pufes para ficar ainda mais confortável.

  4. Equipamentos maiores: se você tem um bom espaço e curte chamar os amigos para fazer aquele churrasco, invista em churrasqueiras maiores, que te permitirão ter mais espetos e mais carne assando. Para quem gosta, incluir um forno para assar pizza ou um fogão à lenha também pode ser uma boa pedida, o Construindo Decor fala um pouco sobre ele aqui.

  5. Itens importantes: você pode inserir na sua varanda equipamentos como uma geladeira ou freezer, cooktop (não esquece da coifa tá?) e até uma cervejeira ou adega refrigerada.

Tipos de churrasqueira


Existem muitos tipos de churrasqueiras, feitas com diversos materiais e com tamanhos muito distintos. Sempre vai ter uma que se encaixe nas suas necessidades, seja para assar muita carne ou para aquele churrasco vegetariano. Trouxe 5 tipos de churrasqueira para sua varanda gourmet:

  1. Churrasqueira de alvenaria: é a mais popular, é construída no local, tem grande durabilidade e pode ser feita a seu gosto.

  2. Churrasqueira pré-moldada: é mais prática, vendida pronta para instalar e pode receber acabamento que combine com o seu ambiente.

  3. Churrasqueira elétrica: além do fato de não utilizar carvão, existem muitos modelos portáteis que são ótimos para quem tem pouco espaço, além de não gerar aquela grande quantidade de fumaça como as que são alimentadas com carvão.

  4. Churrasqueira a bafo: existem muitos modelos compactos e de fácil transporte, possui uma tampa e consome menos carvão comparado a outros modelos. Você pode saber um pouco mais sobre ela aqui.

  5. Churrasqueira a gás: conhecida por ser mais ecologicamente correta, também trás praticidade.

Vale lembrar que a churrasqueira não é item obrigatório para uma varanda gourmet. Então para quem não curte muito fazer churrasco, pode ter sim uma varanda gourmet sem esse equipamento.


Seja rústico, colorido ou minimalista, na hora de escolher os acabamentos e o estilo da decoração aposte no que te faz se sentir bem. Com a infinidade de opções e estilos de acabamentos, cores e texturas sua varanda gourmet pode ser autêntica e ter personalidade própria.

Para saber mais como decorar a sua varanda gourmet, a arquiteta Manuela Lopes do Simplichique deu dicas imperdíveis nesse vídeo:


Procure saber se o material que escolheu é indicado para aquele local, principalmente na churrasqueira. Evite materiais porosos próximos à áreas que gerem muita gordura, para que a limpeza seja fácil e descomplicada.

Para ter uma varanda gourmet bem resolvida e com características únicas, converse com um profissional. Um arquiteto ou design de interiores pode transformar seu sonho em um projeto lindo e exclusivo.

O que é mais importante é que a sua varanda gourmet tenha praticidade e funcionalidade, e que transmita a sua personalidade, seja em casa ou no apartamento.


Pronto para ter um ambiente de dar inveja?