Conheça as vantagens de ter um forno elétrico na sua cozinha


Quem nunca estava cozinhando e deixou a cozinha por alguns instantes e quando voltou se deparou com a comida queimada? Quem nunca teve um fogão tradicional e na hora de fazer uma receita que dizia "colocar no forno à 150°” ficou um pouco confuso se era fogo alto, médio ou baixo? Quem nunca teve que se abaixar para pegar algo no forno do fogão e teve o receio de ter um problema de percurso entre o forno e o local em que ia colocar a bandeja?

Como funciona um forno elétrico, onde colocar o forno na cozinha, tamanhos e modelos de forno e o que pode fazer no forno elétrico, são dúvidas frequentes que recebo e responderei a todas nesse artigo.

Além de personalização de tempo para cada preparo, escolha acertada da temperatura, diferença entre forno elétrico e a gás, benefícios em comparação ao forno de um fogão tradicional, disposição dos móveis e eletrodomésticos na cozinha, e muitas outras vantagens de ter um forno elétrico, são algumas das dicas que eu trouxe para você hoje. Mas antes...

Você conhece a história dos fornos?

Existem relatos que o forno foi criado há centenas de anos, sendo utilizado especialmente para assar carnes e cereais grelhados, e algum tempo depois os pães. Há registros que os egípcios e mesopotâmicos desenvolveram um forno semelhante aos fornos tandoor, estes se perduram até os dias atuais. E com a procura por melhorias das técnicas de cozimento, foi desenvolvido o forno a lenha. Foram os gregos que inventaram o forno a lenha moderno que praticamente não sofreu mudanças ao longo do tempo.

Em 1728, na Alemanha, começaram a produzir os fornos de ferro, conhecido como Jamb stove. Por volta de 1800 foi criado o  fogão Rumford, que é um fogão de ferro. Já em 1892 começou a produção do forno de querosene e em 1833, o forno a carvão foi desenvolvido. Foi James Sharp o responsável por criar o primeiro fogão a gás. E somente no século seguinte, século XX, que os fornos elétricos começaram a concorrer com os de funcionamento a gás. 

Se quiser conhecer mais sobre a história dos fornos, ela foi publicada na revista Pizzas e Massas.
Com o passar dos anos, os fornos elétricos estão cada vez melhores, utilizando de tecnologias de ponta que aliam a sofisticação à funcionalidade. Pensados para atender cada vez mais a sua necessidade. 

Mas afinal, como funciona um forno elétrico?


Basicamente, alimentado pela eletricidade esquenta com suas resistências elétricas, e assim conseguem transmitir o calor para a comida. Uma vantagem do forno elétrico é que ele retém calor por mais tempo após desligado.

Onde colocar o forno elétrico na cozinha?

A posição de cada equipamento na cozinha deve ser pensada de forma a facilitar na hora de preparar a refeição. O foco maior é na distribuição dos eletrodomésticos, tais com o cooktop e coifa, a pia, a geladeira, o forno e o micro-ondas.

Lembre-se também que a disposição do móveis também são relevantes. Pense sempre em como é o seu processo de cozinhar, o quê e quais utensílios você precisa ter perto do fogão por exemplo. 
É importante identificar as zonas da sua cozinha, onde ficam as zonas de armazenamento, limpeza, preparo, cocção e servir.

Para otimizar a preparação das refeições recomendo que faça um triangulo em relação a limpeza, cocção e armazenamento (geladeira). Dispondo esses equipamentos como a imagem a seguir:


Uma das grandes vantagens do forno elétrico é que o posicionamento dele dentro da cozinha depende apenas do ponto de energia. Enquanto os fornos à gás precisam do ponto de gás, e isso pode dificultar na hora de pensar no layout.

O Viva Decora conta um pouco mais sobre como projetar a cozinha perfeita.

Tamanhos e modelos de forno

Um dos benefícios do forno elétrico são as variação de tamanho disponíveis. Assim, se sua cozinha possui pouco espaço, você pode optar por um forno menor, e se sua família é grande ou você gosta de receber muitas pessoas em casa e precisa de um forno com tamanho que atenda a essa demanda, existe os maiores. Existe o forno perfeito para a sua necessidade!

Forno elétrico Vs fogão tradicional


Essa separação do forno do fogão nas cozinhas residenciais não começou há muito tempo, ainda são comercializados muitos modelos de fogões tradicionais e com tecnologias cada vez mais impressionantes. Porém existem grandes vantagens e de se ter o cooktop e um forno na sua cozinha.

Uma dos maiores benefícios é o fato de ser mais fácil e ergonômico a utilização do forno, isso se dá porque com isso é possível colocar o forno na altura perfeita para você. Assim fica muito mais fácil tirar o peru de natal de dentro do forno e colocar sobre a bancada, sem necessidade de agachar.

Outra vantagem é que, em muitos casos, otimiza e economiza espaço. Pensando principalmente na tendência de cozinhas pequenas. Aliás, tem um artigo no blog falando exatamente sobre elas, com soluções e dicas de decoração, vem ler!

Acabou o gás? Sem preocupação, o forno elétrico não precisa de abastecimento de gás, assim, se você tiver um cooktop a gás, pode continuar cozinhando com o seu forno quando o gás acabar.

Vantagens do forno elétrico Vs forno a gás


O forno elétrico pode considerado uma versão mais tecnológica desse tipo de eletrodoméstico. Os diferentes tamanhos disponíveis atualmente, desde os tamanhos maiores até os mais compactos fazem parte de seus benefícios em relação ao alimentado a gás.

O fato de não precisar de um ponto de gás é uma grande vantagem do forno elétrico, assim você fica mais livre para escolher onde quer colocar o seu equipamento sem necessitar de mudar encanamento.

O forno elétrico possui maior precisão de temperatura durante o preparo, nada como assar seu alimento na temperatura certa igual da receita, assim não tem erro, né?

Utilizando o temporizador, não terá mais aquele problema de sair por alguns instantes e queimar a comida! Ele desliga automaticamente, e ainda mantém sua comida aquecida por mais tempo, mesmo desligado. Muito prático!

Quer mais agilidade na hora de cozinhar? O forno elétrico atinge a temperatura ideal mais rápido, assim sua refeição fica pronta em menos tempo.

E o cozimento ocorre de maneira mais uniforme uniforme, chega de cozinhar apenas uma parte do bolo!

Além disso, você pode assar mais de um prato ao mesmo tempo, ideal para dias que você que fazer diferentes receitas para uma refeição

O que posso fazer no forno elétrico?

E para fechar com chave de ouro esse artigo, trouxe 12 receitas de forno que te deixarão com água na boca e te farão utilizar muito esse equipamento na sua cozinha.

Ah, e mais uma dica: se você não sabe como é feita a limpeza do seu forno e não quer errar, aqui estão dicas preciosas de limpeza que não danificarão o seu equipamento e deixarão ele brilhando.

Se você está sempre em busca de praticidade, agilidade e qualidade, saiba que o forno elétrico é perfeito para você! Além disso, ele é capaz de deixar qualquer cozinha mais sofisticada. 

Quer conhecer os nossos modelos de fornos elétricos que deixarão com vontade de cozinhar? É só clicar aqui.

Diz pra mim, gostou de saber um pouco mais sobre o forno elétrico? Ficou com alguma dúvida? Estou à sua disposição, é só me mandar uma mensagem aqui, no nosso instagram e facebook.


Aline Lemes, arquiteta e urbanista