Tudo o que você precisa saber para escolher sua bacia sanitária

Sendo um dos itens mais importantes do banheiro, a escolha da bacia sanitária necessita de atenção. As bacias sanitárias devem possuir uma estética agradável, bem como ser resistentes e duráveis.

Aqui no blog já temos um post ótimo sobre bacias sanitárias. No entanto, com tantas opções no mercado, sentimos a necessidade de te ajudar na escolha da sua bacia ideal ponto por ponto. Esperamos que seja útil!


BACIA SANITÁRIA: O QUE É?

A bacia sanitária é aquele aparelho destinado a receber dejetos composto de um vaso sanitário unido a um sifão ligados à instalação de esgoto. A norma brasileira determina que os aparelhos sanitários devem ser fabricados em louça e receber na sua superfície uma camada de esmalte cerâmico que, depois da queima, apresente-se impermeável, uniforme e contínua.


BACIA SANITÁRIA: QUAIS OS TIPOS?

Bacia Sanitária Convencional

Este tradicional tipo é aquele que conta com válvula de descarga na parede.


Bacia Sanitária Acoplada

Esta conta com uma caixa acoplada à bacia que armazena a água utilizada em seu sistema.Caso o desejo seja uma breve manutenção/reforma sem mudanças e preparações na tubulação hidráulica, certamente a bacia com caixa acoplada é a melhor opção para você, pois a bacia convencional necessita um preparo mais complexo da tubulação e, consequentemente, quebra de parede. Mas, se está construindo ou realizando uma reforma mais arrojada, a bacia convencional pode ser uma opção viável e geralmente é uma boa escolha para quem quer um ambiente mais clean.


Bacia Sanitária Monobloco

Assemelha-se com a bacia sanitária acoplada, mas a caixa e a bacia são unidas em um único bloco.

Bacia Sanitária com Sistema a Vácuo

É o sistema que mais economiza água. Enquanto os outros sistemas funcionam liberando entre 3 e 6 litros de água por acionamento, este libera cerca de 1,2 litro e funciona majoritariamente por pressão. Este sistema possui uma instalação mais cara, pois exige mão-de-obra qualificada e encanamento especial para aguentar a pressão de funcionamento.

BACIA SANITÁRIA: TIPOS DE ACIONAMENTO

Sem considerar a bacia sanitária de funcionamento a vácuo, as bacias mais tradicionais apresentam dois tipos de acionamento: fluxo único e fluxo duplo.

Fluxo Único

Temos bacias com fluxo único quando há apenas um botão na válvula de descarga que libera a mesma quantidade de água sempre.


Fluxo Duplo

O fluxo duplo está presente naquelas bacias que possuem dois botões na válvula de descarga. Esse tipo de acionamento foi desenvolvido para permitir uma escolha entre uma descarga de 3 litros (para líquidos) e 6 litros (para sólidos). O objetivo desse tipo de acionamento é justamente a economia de água e ele pode estar presente nas bacias sanitárias convencionais, com caixa acoplada e monobloco.


BACIA SANITÁRIA: CORES 

A variedade de cores aumentou muito nos últimos anos. É possível encontrar a cor que você imaginar, além da possibilidade de fabricação personalizada.

No geral, os tons claros e neutros são os mais empregados, pois imprimem uma sensação de higiene e amplitude ao ambiente. O branco é o clássico! Mas entre as cores mais comuns no mercado também estão:

  • bege;

  • preto;

  • marrom; e

  • cinza.


BACIA SANITÁRIA: PRINCIPAIS FORMATOS

Os principais formatos de bacias sanitárias disponíveis são: quadrado e redondo.

As bacias redondas são clássicas e são boas opções para quem possui pouco espaço no banheiro. E as peças quadradas são mais imponentes e elegantes.


BACIA SANITÁRIA: COMO HARMONIZAR COM A DECORAÇÃO?

Apesar da variedade de cores disponível, é importante destacar que não é interessante que se compre uma peça do banheiro de cada cor. É essencial manter uma unidade visual entre as louças do banheiro e entre o estilo de decoração do ambiente. Lembrando sempre que o acompanhamento de um profissional da área é o mais indicado.

Justamente por isso, as principais marcas já oferecem linhas completas de peças, a fim de evitar diferenças de tonalidade entre elas. Harmonizar sua bacia sanitária e seus complementos com os demais itens do banheiro/lavabo são de extrema relevância para gerar uma sensação de conforto e bem estar visual tanto no dia a dia quanto em dias de receber visitas em seu lar.



A bacia convencional é uma queridinha para quem gosta de arquitetura minimalista, pois não há o volume visual proporcionado pelo outro tipo de bacia.

A bacia com caixa acoplada, por sua vez, também possui diversos tipos de traços e cores, podendo, facilmente, criar um conforto visual.

Conforme exposto acima, as peças mais claras são clássicas e dão uma sensação de higiene e amplitude. Já as peças escuras e coloridas, por sua vez, são contemporâneas e ousadas e recomenda-se a utilização de revestimentos mais claros para equilibrar a composição.



BACIA SANITÁRIA: QUAL O TAMANHO?

Um dos principais pontos a serem considerados ao escolher a bacia sanitária é o tamanho disponível no ambiente. 

Os vasos convencionais são boas opções para banheiros menores, uma vez que dispensam a necessidade de caixa acoplada.

Dessa maneira, antes de realizar a compra, é importante medir o espaço disponível e procurar uma louça que se adapte.


BACIA SANITÁRIA: ATENÇÃO NA INSTALAÇÃO

Na escolha da bacia sanitária, a instalação hidráulica deve ser fortemente considerada. O encanamento, tubos de ligação e sifão devem ser conferidos e, se necessário, adaptações e correções devem ser feitas por um bombeiro.

Para um banheiro confortável, recomenda-se que a bacia esteja posicionada de maneira a manter pelo menos 30 centímetros dos dois lados e 60 centímetros na frente para não comprometer os movimentos.


BACIA SANITÁRIA: DICAS E CUIDADOS

Por conta da instalação de sua válvula de descarga na parede, a bacia convencional pode gerar custos de manutenção mais elevados. Isto se dá devido a potencial necessidade de perfurá-la para que o reparo necessário seja realizado com sucesso.

A bacia com caixa acoplada, por sua vez, não apresenta tamanha complexidade no momento de sua manutenção e é uma ótima opção para quem busca praticidade no momento de solucionar problemas cotidianos.

Outro ponto a ser considerado é se a bacia sanitária acompanha o assento compatível. Caso não venha, pesquise as opções para a marca e modelo e escolha a que melhor se adeque ao seu ambiente considerando qualidade e conforto.

Por fim, ao escolher sua bacia sanitária, a recomendação é que se  dê preferências a marcas confiáveis e se procure um profissional para tirar todas as dúvidas que surjam.


CONCLUSÃO

Para escolher sua bacia sanitária, analise cada critério descrito anteriormente para entender qual é a mais adequada para você. Caso sinta dúvidas, peça auxílio ao profissional que está na sua obra ou entre em contato com nosso time de atendimento que é especialista em produtos.

Gostaram das dicas? Ficou alguma dúvida? Deixe a gente saber no Instagram da @livencasa.

Aaaah, e mais uma coisa que queremos fazer é reconhecer todos os artistas. Então, se alguma dessas imagens é sua, entre em contato com a gente através do direct @livencasa ou por e-mail através de contato@livencasa.com. Procuramos bastante as fontes, mas em muitos casos não achamos :(