Torneiras de Bancada X Torneiras de Parede. Qual A Melhor Opção?

Basta uma olhada rápida na nossa seleção de metais para descobrir que a escolha das torneiras pode ser algo bem mais interessante do que você imagina. Há tantas novidades, opções, tecnologia e inovação empregadas em uma única peça que decidimos te ajudar nessa tarefa.

Ao procurar a torneira perfeita para atender suas necessidades, vários fatores precisam ser observados. O primeiro deve ser: torneira de bancada ou torneira de parede. Essa decisão irá nortear a escolha da cuba e até a altura de instalação da bancada. O trio cuba, bancada e torneira, precisam formar um conjunto coeso para garantir beleza e funcionalidade.



Projeto: Lisandro Piloni FONTE: deca.com.br



Projeto: Paula Leme e Luciana Bicheri FONTE: deca.com.br


Independente da escolha duas regras precisam ser seguidas:

1-O jato de água precisa ser lançado na direção do ralo da cuba. A instalação da torneira incompatível com a cuba poderá fazer com que a água derrame para fora da cuba.



FONTE: revista.zapimoveis.com.br


2- Entre a altura da saída da água e o fundo da cuba precisa haver no mínimo 30cm. Alturas menores poderão inviabilizar o uso da cuba para algumas tarefas. Na pia da cozinha, uma torneira baixa, em comparação com a profundidade da cuba poderá dificultar a lavagem de uma panela grande. No banheiro a inadequação tornará o uso desconfortável.



FONTE: adrianeboneck.com.br


Se você optou por ter uma torneira de parede precisa confirmar se o ponto de água está em local apropriado. É mais comum as instalações hidráulicas serem executadas para receber a torneira de bancada.  Para adequar a saída de água será preciso quebrar parte do revestimento e fazer a correção. A obra é rápida e simples. Se não houver a possibilidade de instalar o mesmo revestimento, um roda-mão alto corrige a área da intervenção sem dor de cabeça.


FONTE: StudioP&B - Arquitetura e Design



  

FONTE: www.arquiteturainteriores.com


Torneiras de parede são comumente associadas a cubas de apoio. Nesse caso é preciso redobrar a atenção ao determinar a altura de instalação da torneira para que não fique muito próxima a borda da cuba (principalmente as de borda alta).

FONTE: projetos.habitissimo.com.br


Se você tem pensado em optar por uma modelo de parede por achar que essa é forma de se ter uma torneira mais arrojada, não será preciso.  Atualmente as marcas desenvolvem coleções conjuntas aplicando o mesmo conceito e design tantos nas torneiras de parede quanto nas de bancada.  Quem procura modernidade e uma torneira de traços surpreendentes, encontrará facilmente um modelo que se encaixe no seu desejo.