Tipos de ralo - Por Luciana Borges

Na hora de pensar no projeto do banheiro dos sonhos, pensamos nos revestimentos, naquela linda bancada, na cuba maravilhosa e as vezes esquecemos de algo super importante para que tudo funcione bem: os ralos.  

Na maioria das vezes os ralos são os últimos a serem lembrados na hora do projeto, mas se forem escolhidos de forma errada, você vai lembrar deles pelo resto da vida.

Então, vamos falar sobre os tipos de ralos, suas funções e algumas dicas para você escolher o produto certo!

Tipos de Ralo

Antes de tudo precisamos saber quais tipos de ralos existem. No banheiro temos o ralo seco e o ralo sifonado. 

O ralo seco é aquele que geralmente fica dentro do box, é um ralo que recebe a água e já escoa direto para o esgoto, ele não tem nenhum sistema de proteção contra o mau cheiro.

O ralo sifonado é aquele que fica do lado de fora do box, geralmente perto da bacia sanitária, ele funciona como se fosse um sifão, tem um recipiente onde fica um pouco de água parada que evita que os gases retornem ao ambiente. 

Em reforma muitas vezes, na hora de trocar o ralo, ficamos preocupados com o tamanho certo que devemos comprar, alguns ralos sifonados permitem instalação em caixas sifonadas de 100 ou 150mm.

Formatos dos Ralos

Temos vários formatos de ralos, ralos redondos, quadrados e os famosos ralos lineares que estão super em alta.!

Existe o ralo quadrado com tampa em inox, que deixa o ambiente bem bonito e elegante.

 Nesse mesmo formato, temos o ralo com a tampa oculta, onde podemos colocar o porcelanato usado no ambiente na tampa do ralo. Ideal para quem gosta de ter uma unicidade no porcelanato do banheiro, pois só fica aparente as frestas em volta do ralo para escoar a água.

 Os ralos lineares deixam o ambiente mais clean e mais moderno, além de nos dar e nos dão várias possibilidades de instalação.

Temos a opção com tampa em inox.

E a opção de ralo linear com a tampa oculta.

Funcionalidade

Em todos os casos e formatos, você deve ter atenção para a inclinação do piso em direção ao ralo e a localização deles. Por isso, é muito importante pensar nos pontos de escoamento de água durante o projeto e execução, por parte do profissional que você contratou, seja seu engenheiro ou mestre de obra. Vale ressaltar que até na paginação de piso a localização do ralo interfere. 

É importante não colocar o ralo em um local em que a pessoa pode pisar com muita frequência, como embaixo do chuveiro ou na frente da bancada. A escolha do formato do revestimento também interfere na posição do ralo, pois quanto maior o formato do seu porcelanato ou outro revestimento, mais difícil fazer o caimento. No caso de uma peça de formato maior, recomendo instalar o ralo linear.

Um cuidado para se tomar em reformas de apartamento é verificar a possibilidade de troca do ralo de lugar. Por isso, antes de planejar sua reforma é imprescindível conferir esses pontos, já que a chance de você ter que mexer no banheiro do vizinho do andar inferior é bem grande.

E mais uma dica muito importante para quando for fazer a construção ou reforma do seu banheiro: atenção para impermeabilização, pois muitas infiltrações vêm da junção do revestimento com o ralo.! Impermeabilizar as áreas molhadas é fundamental.

Gostou de conteúdo? Eu sou Luciana Borges e te convido a conhecer meu trabalho, acompanhe-me no instagram

Boa reforma ou construção! E lembre-se dos ralos na hora do seu projeto.


Luciana Borges   l Arquiteta e Urbanista

@lucianaborgesarquitetura

61 9 8198-3718