Soluções lindas e funcionais para sua cozinha que vão te fazer querer lavar louça... ou quase.

“Enquanto houver vida haverá louça suja.”

Diz o adesivo colado na parede sobre a pia da cozinha.

Sou apaixonada por cozinha, totalmente entusiasta de investir em um bom projeto e decoração impecável para torna-la iluminada, divertida, arejada e funcional. 

Somos felizes por viver numa época que valoriza o ato de cozinhar e fazer refeições; que tornou a cozinha espaço de encontro, conversas e descobertas. Quebramos paredes para integra-la à sala, adicionamos cores nos armários, caprichamos nos detalhes. Definitivamente a cozinha conquistou seu lugar de destaque.


IMAGEM 1 – FONTE: Jason Briscoe

Se sua cozinha ainda não alcançou esse status tome nota das nossas dicas e torne-a estrela da casa.

GANHE ESPAÇO NA BANCADA

Se você mora em apartamento o tamanho da bancada da pia pode ser um problema. Muitas vezes a união de cozinha e área de serviço acaba tornando o espaço reduzido, dificultando seu dia a dia.

Trocar a máquina de lavar roupa tradicional por uma com abertura frontal, instalada sob a bancada, faz com que você ganhe ao menos 80cm de área útil. Espaço mais que suficiente para fazer valer seu investimento.


IMAGEM 2 FONTE: KZA Blog

Pense no que fica sobre a bancada e pode ser guardado, trocado ou substituído. O escorredor de louças pode ser trocado por um cesto multiuso e colocado dentro da cuba.  Aquele pote onde você acondiciona as colheres de cozinhar sai de cena e entra o suporte aramado de parede.


IMAGEM 3 FONTE: Site FRANKE

Ainda mantem um lixeiro sobre a bancada? Troque-o pelo modelo embutido; lindo, funcional e mais higiênico, é o tipo de item que você vai se perguntar como viveu sem até hoje.


IMAGEM 4/5 FONTE: Tramontina

SEJA SINCERO SOBRE SUAS NECESSIDADES

Se você não cozinha muito, o Cooktop de 5 bocas é desperdício de espaço, já se sua família é de 5 pessoas quanto maior melhor. Na hora de escolher Cooktop, coifas, cuba e torneiras é importante lembrar do seu dia a dia.

IMAGEM 6 FONTE: FRANKE

Se suja muita louça e raramente tem tempo para lava-la depois das refeições, uma cuba profunda é uma escolha acertada. Dessa forma você pode organizar toda a louça dentro dela, mantendo a ordem sobre a bancada e lavar com calma no fim do dia.

Cubas grandes e duplas pedem torneira direcional com bica alta para facilitar a higienização.


IMAGEM 7 Fotografia: Kleber de Toledo FONTE: site Debacco

OBJETOS COM MÚLTIPLAS FUNÇÕES

Aquele bebedouro de garrafão te pareceu uma ótima compra, não é mesmo?  Porém quantas noites você acordou com sede e ele estava vazio, sem contar o espaço enorme que ele ocupa. 

Seria ótimo ganhar área livre na bancada e ainda ter água dia e noite sem precisar esperar o entregador. Para isso basta trocar sua torneira por um modelo com filtro acoplado, depois disso sua única preocupação será reabastecer as garrafas e volta-las para a geladeira.


IMAGEM 9 FONTE: Deca - Casa Cor

Prateleiras também são boas opções para organizar e expor seus itens preferidos de maneira fácil. O jogo de chá herdado da avó ou a travessa de cerâmica divertida trazida da última viagem merecem melhor lugar que o fundo de um armário lotado.


IMAGEM 8 FONTE: Jason Leung

Comece agora mesmo a fazer as mudanças necessárias na sua cozinha, garanto que você deixará de pensar na louça suja e constatará: “Existe vida após lavar a louça suja”, e isso é o que importa.