Saiba o que comprar na reforma do seu banheiro

Você pretende fazer uma reforma de banheiro, mas não sabe quais os materiais e equipamentos deve adquirir?

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Preparamos um conteúdo especial, no qual mostramos o que não pode faltar para que seu banheiro fique completo e destrinchamos dicas de economia super valiosas. Confira!

A importância de se ter uma lista de material para reforma de banheiro. 


Antes de qualquer coisa, devemos chamar atenção para a importância de se ter um checklist com todos os itens.Dessa forma, você poderá evitar que equipamentos e materiais importantes fiquem de fora do seu orçamento.

Ademais, ter uma lista pode evitar que você adquira queridinhos que não vai utilizar, evitando desperdícios.

Mas, afinal, o que deve constar em sua lista de reforma para banheiro? A seguir, indicamos os materiais que você deve priorizar em sua lista. Acompanhe!

Bacia Sanitária

A bacia, ou vaso sanitário, é um dos itens centrais de qualquer banheiro. Você pode adquiri-la no modelo convencional, com caixa acoplada ou suspensa.

Convencional:é aquela padrão que todos conhecem, em que a válvula de descarga fica na parede. Uma super dica é comprar a válvula com duplo acionamento para economizar água no dia a dia.

Com caixa acoplada:é a queridinha de quem tem pouco espaço e não quer quebrar nada. Ela possui uma caixa acoplada ao vaso sanitário e sua válvula de descarga fica na própria caixa. Preze pela opção com duplo acionamento para economizar água no dia a dia.

Suspensa:A preferida dos amantes de uma estética sofisticada, pois ela é fixada na parede. Assim, além de ter um design arrojado, ela facilita a limpeza cotidiana do seu ambiente.

Independente do modelo que for escolher, preze sempre pela válvula de descarga com duas opções de acionamento, o que irá permitir uma economia de até 50% de água, tendo em vista que a opção de descarga líquida consome 3 litros a cada uso e a sólida consome 6 litros.

Outra dica super importante é escolher louças e metais de cores que combinem. Logo, se você quer uma cuba preta, a sua bacia deve ser preta também e  o mesmo se aplica aos metais do seu novo banheiro. 

Assento

O modelo do assento deve ser adquirido com base no modelo de bacia que você possui ou pretende comprar. Caso você não consiga identificar o modelo de assento apropriado para sua bacia, pode nos enviar uma imagem da sua bacia no WhatsApp que nosso time de  especialistas irá lhe ajudar.

Sobre a composição do assento, ele pode ser de plástico, laqueado, madeira, poliuretano, almofadado, poliéster e termofixo. Sendo a primeira opção a mais frágil e a última a mais resistente.

Um dica super valiosa: se possível, preze por um assento que tenha fechamento lento, chamado de slow close. Assim, você não precisa se preocupar em fazer barulho ao soltá-lo após o uso.

Outra dica de ouro: para os amantes de limpeza, existe um modelo com instalação diferente e acessível que permite uma limpeza completa e simples no dia a dia, chamado easy clean. O assento sai por completo com apenas dois cliques e pode ser encaixado de volta com a mesma facilidade que teve para retirar.

Cuba

As cubas são as peças concorrentes, no quesito destaque,  das torneiras  em uma bancada de banheiro. Por isso todo cuidado é pouco na hora de escolher essa peça, pois ela deve combinar tanto coma  torneira quanto com as demais louças do ambiente e manter sua funcionalidade e ergonomia impecáveis.

Com relação a ergonomia e funcionalidade, temos uma dica super especial: a distância média entre a válvula de escoamento (ralinho) da sua cuba e a saída de água da sua torneira deve ser de 15 centímetros. Essa altura pode variar de acordo com o seu projeto.

Dentre os modelos existentes, você pode selecionar entre as seguintes opções: embutida, de sobrepor, de semi-encaixe, de apoio e de piso. Veja a que melhor se encaixa melhor de acordo com o tamanho do seu ambiente e do seu orçamento também.

Torneira

As torneiras devem ser escolhidas de acordo com o modelo de cuba. É importante verificar se a cuba pede a instalação de torneiras de parede ou de bancada(instalada na própria cuba ou na bancada) e se o modelo escolhido se harmoniza à cor e modelo da pia.

De fato, contrastes entre cores e acabamentos de torneiras e cubas podem impactar na decoração do ambiente. Ademais, as torneiras também devem se adequar à profundidade das cubas. 

Chuveiros

A diversidade de chuveiros a selecionar para o seu ambiente é vasta: temos as duchas, as quais não aquecem a água, apenas a recebem de forma aquecida pela tubulação. O aquecimento pode ser a gás, solar ou eletrônico.

Outra opção bem tradicional é o chuveiro elétrico. Ele, por sua vez, pode ser eletrônico, o qual possibilita maior economia de energia elétrica - porém requer uma fiação mais espessa (6mm), ou híbrido - este inicia seu funcionamento aquecendo a água com sua resistência e a desativa quando percebe que a água proveniente da tubulação já está aquecida.

Uma vez identificado o modelo que melhor se encaixa no seu banheiro,  verifique se, esteticamente falando, ele também é apropriado e irá garantir harmonia com os demais queridinhos do seu ambiente. 

Duchas higiênicas

Assim como os chuveiros, as duchas higiênicas também podem ser convencionais (somente com água fria), elétricas (com água quente) ou com misturador (que permite a regulagem da temperatura).

Em qualquer um desses casos, lembre-se de que a ducha deve ser instalada perto do vaso. Ou seja, você deve escolher um modelo com cores e acabamento que combinem com o da bacia.

Uma dica: algumas duchas possuem derivação, isto é uma saída de água que pode ser utilizada para instalar a ligação flexível da sua caixa acoplada, o que evita quebrar a parede para puxar um novo ponto de água.

Como deve ser a decoração do banheiro? 


Como você já deve ter percebido, os diversos queridinhos que indicamos nos tópicos anteriores devem dialogar entre si e com a decoração do banheiro.

Contudo, como escolher uma decoração apropriada? Bem, isso vai depender do seu ambiente e projeto.

Por exemplo, banheiros menores devem empregar tons mais claros e espelhos, a fim de melhorar a sensação de espaço.

Banheiros maiores podem adotar revestimentos mais ousados, com formas e texturas mais arrojadas.

Independentemente da cor ou do estilo escolhido, tenha sempre em mente o mais importante: você não deve abrir mão dos itens que listamos anteriormente! 

Reforma de banheiro gastando pouco


Agora, vamos falar de como você pode decorar diversos tipos de banheiros. Comecemos por reformas feitas com o máximo de economia.
Uma boa dica é restaurar os componentes que já estão usados, tais como a pia e bacia. Esses itens são os mais caros de substituir e dar-lhes um novo acabamento pode evitar maiores custos.

Outra opção é adquirir peças mais simples, com melhor custo-benefício. Linhas de cubas e bacias baratas e de excelente qualidade podem ser encontradas na Liven.

Além disso, preze por opções que irão diminuir seu gasto no cotidiano e no momento da instalação como, por exemplo ducha higiênica com derivação e válvula de descarga co duas opções de acionamento.

Não deixe de conferir essas ofertas e faça já um orçamento da sua reforma! 

Reforma de banheiro pequeno e simples 


Banheiros menores pedem uma decoração mais clean e em tons mais claros. Com certeza, você perceberá um aumento da área. Ademais, banheiros com cores mais sóbrias são bem mais fáceis de decorar.

Outro ponto importante é buscar peças que adicionem o máximo de funcionalidade ao ambiente. Por exemplo, pode-se investir em nichos embutidos ou móveis multifuncionais. Já os gaveteiros podem ser incluídos na bancada. O uso de armários aéreos também pode otimizar o uso do espaço. 

Reforma de banheiro antigo 


Um banheiro antigo pode ser reformado com mudanças que não exigem grandes investimentos. Para se ter uma ideia, a simples mudança da iluminação pode dar nova vida ao ambiente.

Outros detalhes que podem ser mudados são as torneiras, duchas do chuveiro e as cubas.

Um espelho novo com uma bela moldura também pode agregar e ajudar na renovação do banheiro. 

Banheiros modernos 


Se você gosta de ambientes mais modernos, pode utilizar papéis de parede que simulem diversos tipos de textura. O uso de cores mais escuras pode dar um ar de sofisticação maior ao banheiro.

O uso de armários com portas espelhadas e iluminação embutida também é uma boa pedida.

A escolha das cubas, bacias e banheiras deve levar em conta o critério do design, a fim de propiciar ao banheiro um toque maior de modernidade.

Reforma de banheiro: planeje antes de iniciar a sua! 

Como você mesmo pode concluir, dar um novo ar a um banheiro não é tão simples quanto parece. De fato, são muitos os detalhes a serem observados. Por isso, fazer um planejamento é essencial!

Quanto ao essencial de uma reforma de banheiro, sublinhamos a importância de alguns queridinhos fundamentais (como cubas, bacias e torneiras) e a necessidade de se atentar à harmonia entre essas peças.

E você, está pensando em fazer uma reforma no seu banheiro? Nosso artigo o ajudou nessa tarefa? Conte pra gente em @livencasa