Papel de parede fácil: como escolher, aplicar e cuidar

Trocar a cor de uma parede sem deixar cheiro, ter uma parede de tijolinhos sem sujeira, uma cabeceira de cama amadeirada em minutos, um quadro negro na parede da sala. Tudo isso é possível com o uso do papel de parede.

Versáteis eles se tornaram uma escolha certeira para quem quer mudar a cara de um cômodo ou da casa inteira.  O mercado ampliou a oferta de acabamentos, cores, texturas, estampas; entendeu que não existem barreiras para nossa criatividade e nos deu liberdade de escolha.


IMAGEM 1 FONTE: Glass Mosaic

NÃO FOQUE EM MODISMOS, MIRE NO SEU ESTILO PESSOAL

Em tempos de Pinterest é fácil cair na armadilha de escolher algo que não reflete nosso gosto pessoal, podemos acabar nos perdendo entre tantas referências e só descobrir depois que aquilo não é nossa cara. 

Tudo bem optar por um arabesco clássico ao invés do geométrico moderninho, ok preferir uma delicada textura de palha natural e não aquele com pegada fun. Deseja ter uma parede verde oliva na sala, se joga, sua casa, são seus sonhos. Vale super à pena investir neles.


IMAGEM 2 FONTE: Glass Mosaic

PENSE NO QUE JÁ TEM

O objetivo é mudar sem se desfazer de tudo? Então olhe o espaço como um todo, observe os móveis, cores, cortinas... o que você ama ali, o que deseja mudar. Esse processo de observação te fará descobrir o porquê do seu espaço não te encantar mais. 

Falta cor? Escolha uma opção colorida. Está tudo liso, meio sem graça? Uma parede com estampa geométrica pode trazer bossa ao ambiente. Tenho cores de sobra. Opte por algo liso com textura de linho ou de fibras naturais. Quer dar um toque de diversão. Papeis de parede interativos são uma ótima opção.


IMAGEM 3 FONTE: Glass Mosaic

MISTURAS DE ESTAMPAS SÃO PERMITIDAS

A arte de misturar estampas já se tornou comum no mundo da moda e vale também para a decoração de ambientes, as regras abaixo vão garantir que sua casa não mire no fashionismo e acerte no Agostinho Carrara.

1 - Mantenha uma cor em comum entre as duas estampas.

2 - Listras + Floral; Listras + Poá; floral + Geométrico são parcerias de sucesso.

3 - Uma mesma estampa, a mesma cor e tamanhos diferentes formam composições interessantes.

4 - Texturas como linho, fibras naturais, jeans, cimento queimado equivalem a uma estampa logo entram nas regras anteriores. 


IMAGEM 4 FONTE: Glass Mosaic

ESCOLHA O TIPO CERTO PARA CADA AMBIENTE

Para garantir qualidade e durabilidade do seu papel de parede é importante observar o tipo de papel escolhido e as indicações de aplicação.

A parede que irá receber o papel de parede deve estar limpa, seca e sem saliências. Se for uma parede nova será preciso dar no mínimo duas demãos de tinta e aguardar a secagem total antes de prosseguir com a aplicação.


IMAGEM 5 FONTE: Glass Mosaic

Ao aplicar papel de parede em ambientes úmidos escolha sempre os vinílicos.  Ambientes secos podem receber todos os tipos de papel, mas atenção na indicação do fabricante sobre a limpeza, cada tipo de acabamento tem o seu método específico de higienização. Não se preocupe todos são fáceis e sem segredos.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para escolher o papel de parede ideal a única dificuldade será decidir entre nossas inúmeras opções.