Como ter uma obra sem dor de cabeça?

Obra para você é sinônimo de dor de cabeça? Nesse artigo nós vamos te ensinar o que você precisa saber para ter uma obra tranquila. Nós somos Alex e Rafa, arquitetos, casados e sócios da empresa BORA na OBRA, que atua desde o projeto até a execução, transformando os sonhos dos nossos clientes em OBRAS CONSTRUÍDAS.

Construir a casa dos sonhos ou reformar aquele espaço incrível, é o objetivo de muitas famílias e um momento de extrema importância e insegurança. Reformas e construções são conhecidas como fonte de incômodos e prejuízos, mas isso não precisa ser assim.


fonte: shuttestock

Se você está passando por esse momento da sua vida, provavelmente você já deve ter se perguntado: Existe fórmula para construir e reformar sem sofrer? Ou ainda… existe alguma forma de não ultrapassar o orçamento? Não existe uma fórmula certa. Um dos pontos importantes é na contratação dos serviços, sempre se cercar de especialistas.

CONTRATAR MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO.

Temos que dizer que o primeiro passo, e um dos mais importantes, nesse processo é o projeto. O projeto de arquitetura é aquele que irá nortear todo o processo. O projeto nada mais é do que a tradução do sonho em um documento. A partir dele será possível quantificar as áreas, os materiais, o cronograma, enfim, tudo.

Mas, se você não trabalha nessa área você pode estar se perguntando, um projeto irá encarecer a obra? A resposta é simples: não. Muito pelo contrário, se o seu maior objetivo for fazer uma obra com um excelente custo benefício, aí certamente a presença de um profissional é indispensável. Se baratear a obra for um critério, esse profissional, arquiteto ou designer, será capaz de tomar decisões de projeto que geram economias, ou ao menos evitam gastos que não sejam compatíveis com o que você espera.


fonte: shuttestock

Muitas pessoas acreditam estarem economizando por não contratarem um profissional capacitado, mas o que acontece é justamente o contrário. Isso porque desde o planejamento até o momento das compras, não existem estimativas, mas sim informações assertivas e passos certos sobre o que deve ou não ser feito, o que deve ou não ser comprado. E principalmente, o momento certo em que as coisas irão acontecer!

OTIMIZANDO A RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO.

Você já passou ou conhece alguém que tenha passado pela seguinte situação: Contratou algum serviço, a mão de obra começou a executar e de repente aquele executor sumiu e deixou o serviço pela metade? Pois é, pode parecer desesperador, mas é o que acontece quando se decide aventurar por esse universo sem a presença do profissional. Em suma, o arquiteto deverá fazer escolhas de materiais de qualidade e que componham um orçamento de obra que combinem com o que o cliente tem financeiramente falando. É nesse momento que o cliente, precisa ser sincero em relação a isso... Ele não pode ter medo ou vergonha em dizer ao profissional, quanto tem para gastar. Isso será a referência para o que pode ou não ser realizado da melhor forma.


fonte: shuttestock

 A medida em que o projeto for iniciado, é possível contratar um orçamento preliminar, que nada mais é do que um orçamento mesmo, só que feito em cima de projeto em desenvolvimento, aqui costumamos chamar de EVF (estudo de viabilidade financeira). Nada de estimativas ou chutes superficiais, é um orçamento real em cima daquilo que você já tem em mãos. Nesse momento você pode dar um passo para trás, ou seja, mudar o projeto ou então dar sequência. Um orçamento, quando feito baseado em um bom projeto de arquitetura, possibilita a realização de uma obra de qualidade com um custo diferenciado e planejado.

A visão global de um arquiteto garante que certas escolhas, feitas para baratear custos, não prejudiquem a qualidade do produto final. O que nós queríamos deixar claro é que não queremos te deixar com medo de realizar seus sonhos, de escutar aquela obra que vai ser um divisor de águas na sua vida. Mas sim que uma ação tão importante como essas não pode ser negligenciada com a contratação de amadores. Quando se trata de valores o melhor a se fazer é ter uma relação aberta e de confiança entre ambas as partes (cliente e arquiteto).


Alex e Rafa
#BORAnaOBRA

BORA FOCAR?
Brasília - Lago Sul - SHIS QI 19 - 7165500.

Tel: +55 61 992772279
E-mail: contato@boranaobra.com.br