O que precisa e como instalar um triturador?

Os trituradores de pia são instalados dentro da válvula da pia da cozinha (ralo), sendo encaixados logo abaixo da cuba e ligados ao encanamento de esgoto. Eles substituem o ralo comum, podem ser instalados em pias de cubas únicas ou múltiplas e podem ser utilizados até em casas mais antigas, basta que o ambiente a ser instalado seja compatível com as especificidades do triturador.

Mas afinal, o que é necessário e como se instala um triturador? Fique até o final do texto que explicamos tudinho!

Quais são os requisitos para a instalação?

  1. Abertura da Cuba

Para começar, a cuba deve ser de inox e sua abertura deve ser de 4,5 polegadas.


  1. Ponto de Eletricidade

O triturador necessita de instalação elétrica para funcionar, uma vez que o seu acionamento ocorre a partir de um interruptor que o ativa e desativa. No entanto, ao contrário do que se pensa, o gasto de energia do equipamento é muito baixo e não causa grande impacto na conta de energia no fim do mês, até porque ele é usado por um curto período de tempo e poucas vezes ao dia.

  1. Altura Disponível

Outro ponto importante é que você deve verificar o espaço disponível para a instalação do triturador. Existem trituradores com alturas variadas, alguns necessitam de quase 40 centímetros de altura livre, então as especificações devem ser sempre verificadas para que você consiga alocar bem o motor e os canos necessários.

Tenha atenção que: para drenar corretamente e evitar acúmulo de água no triturador, a tubulação de esgoto que entra na parede deve estar mais baixa do que a saída de descarga do triturador.


E como instalar seu triturador?

Apesar de ser de fácil instalação, recomenda-se a utilização de mão de obra qualificada, mas aqui mostramos o passo a passo para você acompanhar e garantir que sua instalação esteja correta.

Para começar, listamos aqui os materiais necessários:

  • Chave de grifo;

  • Chave de fenda;

  • Alicate;

  • Fita isolante;

  • Óculos de proteção;

  • Peças relacionadas ao triturador.



Passo 1) Desconectar o dreno da pia

Para isso, siga as seguintes instruções:


1. Com a chave de grifo, solte a porca na parte de cima do sifão.


2. Depois da remoção do sifão, ainda resta um trecho de tubulação conectado à válvula. Solte a porca na parte de cima deste trecho de tubulação e solte-o.


3. Solte a porca na base do flange da pia.


4. Empurre o flange da pia para cima por meio do orifício da pia e remova-o.


5. Limpe a área do flange da pia de qualquer pasta aderente de bombeiro ou outros detritos.


6. Se necessário, faça o alargamento do orifício da pia para aceitar o triturador.


Passo 2) Desmonte o conjunto de montagem do triturador conforme manual do equipamento.


Passo 3) Fixe o conjunto de montagem superior à pia conforme manual do equipamento.


Passo 4) Limpe a tubulação de esgoto da pia

A falta de limpeza da linha da tubulação de esgoto da pia pode causar o entupimento da tubulação. Então, remova o sifão e, com um arame resistente e flexível, limpe todo o material de detritos endurecido na tubulação de dreno horizontal, desde o sifão de dreno até o cano principal na parede.


Passo 5) Ligação com a máquina de lavar louça (se não estiver conectado a uma máquina de lavar louças, pule para o próximo passo)

A água retirada de uma máquina lava-louças pode ser drenada para o triturador por meio do acesso à entrada na parte de cima do triturador. Existe um bujão na parte interna do tubo de entrada em todos os modelos que, uma vez removido, não pode ser substituído. E é importante destacar que se a conexão da máquina de lavar-louça for feita sem a remoção do bujão, a máquina de lavar-louça pode transbordar.

Para remover o bujão, coloque o triturador no seu lado e insira a chave de fenda na entrada da máquina de lavar louça de modo que a ponta repouse na extremidade externa do bujão; bata na extremidade do punho da chave de fenda com um martelo até que o bujão moldado se solte; e remova o bujão solto dentro do triturador.


Passo 6) Conectar o triturador ao conjunto de montagem

Para começar, retire quaisquer objetos que estiverem no interior da câmara de trituração antes de montar o triturador na pia e siga os seguintes passos:


1. Antes de conectar o triturador ao conjunto de montagem, destaque a porção perfurada da etiqueta de especificação encontrada na base do triturador.


2. Posicione o triturador com as três guias de montagem alinhadas de maneira que deslizem sobre os trilhos de montagem.


3. Levante o triturador, insira a parte de cima no conjunto de apoio, e vire o anel de apoio inferior para a direita até que as guias de montagem travem-se sobre as protuberâncias nas ranhuras do anel. Assegure-se de que todas as três guias de montagem estejam travadas sobre as protuberâncias e, agora, o triturador se sustentará por si só.


É importante que o botão de reiniciar do motor esteja posicionado onde seja facilmente disponível e que este espaço se mantenha livre de qualquer objeto.


Passo 7) Fixar a etiqueta de especificação

Deve ser aplicada na parte frontal do triturador, pois esta etiqueta contém informações importantes que você necessitará conhecer na eventualidade de ser necessária manutenção.


Passo 8) Conectar a tubulação de descarga à rede de dreno do esgoto 


Passo 9) Ligar o triturador à energia elétrica


A instalação elétrica deve ser feita cuidadosamente e tomando os seguintes cuidados:


- Para evitar o choque elétrico, a energia deve ser desligada antes da instalação ou da manutenção do triturador.


- Se não estiver totalmente familiarizado com a alimentação da energia elétrica, deve-se entrar em contato com um eletricista qualificado.


- Se for usada uma tomada de três pinos (aterrada), a tomada deve ser ligada em uma tomada de parede de três pinos, de terra (aterrada).


- A ligação imprópria do condutor terra do equipamento pode resultar em choque elétrico.


- Toda a fiação deve estar conforme com os códigos elétricos locais.


- Não ligue o fio de aterramento à canalização de suprimento de gás.


- Se o cabo de energia estiver danificado, deve ser trocado pelo fabricante, seu agente de manutenção ou pessoas qualificadas de forma similar para evitar um risco.


Quais são os cuidados básicos?

Após instalado, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas com seu triturador. Um desses cuidados é a limpeza correta, para evitar que algumas partículas que ficam prejudiquem o sistema.

O método de limpeza mais comum é colocar frutas cítricas e gelo no triturador e ligá-lo, lembrando de deixar a água escorrendo até o fim da trituração. Esse processo deve ser feito a cada 45 dias mais ou menos.

Além disso, lembre-se de não tentar triturar materiais mais duros e resistentes, como ossos maiores, espigas de milho ou materiais fibrosos e gordurosos, bem como materiais não orgânicos como plástico, vidro e metal.

Algumas outras dicas são:


- Corte os materiais a serem triturados: quanto menor a dimensão, melhor;


- Deixe a água escorrer enquanto o triturador estiver ligado.


CONCLUSÃO

Agora você já sabe o que é necessário para instalar seu triturador. Não tem mais desculpa hahaha! Ficou alguma dúvida? Manda pra gente no Instagram @livencasa, vamos adorar ler seus comentários! Aaaah, e mais uma coisa que queremos fazer é reconhecer todos os artistas. Então, se alguma dessas imagens é sua, entre em contato com a gente através do direct @livencasa ou por e-mail através de contato@livencasa.com. Procuramos bastante as fontes, mas em muitos casos não achamos :(