O porquê e como você deve adotar prateleiras!

As prateleiras são acessórios essenciais em banheiros devido a possibilidade de mantê-lo mais organizado. Elas podem possuir diversos designs, desde os mais simples até as os mais ousados, combinando com diferentes estilos.

Existem diversas vantagens de se adotar o uso de prateleiras. O principal deles é justamente sua funcionalidade, uma vez que elas possibilitam maior organização e facilidade da rotina no dia a dia, porque sobre ela você pode organizar seus produtos de maneira a deixá-los mais acessíveis.

Outra vantagem é a questão estética. As prateleiras podem ser usadas em diferentes designs que deixam seu banheiro mais moderno e, mesmo que você opte por modelos mais simples, você pode colocar artigos decorativos sobre elas e dar uma cara totalmente diferente ao seu ambiente.


Além disso, elas possuem um ótimo custo benefício quando comparadas a armários e gabinetes

Aqui resolvemos fazer um apanhado geral de informações para você saber mais sobre como empregar prateleiras no seu banheiro. Falamos de coisas como sugestões de onde instalar e de decoração, bem como falamos sobre os tipos de materiais e cuidados na instalação, dentre outras coisas. Não deixe de ler!

Vamos lá?


COMO ESCOLHER PRATELEIRAS PARA BANHEIRO PEQUENO?

Um outro benefício é a economia de espaço, sendo acessórios perfeitos para banheiros pequenos.

Para aproveitar bem o espaço de banheiros pequenos, a melhor opção é optar por modelos mais compactos e clean, que, além de não prejudicarem o espaço fisicamente, não poluem visualmente o ambiente.

Uma sugestão é utilizar prateleiras de canto, que são instaladas entre paredes perpendiculares, se moldando perfeitamente ao espaço e aumentando a área de circulação no espaço.


PRATELEIRAS: MATERIAIS  E CORES

As prateleiras são encontradas nos mais diversos materiais, cores e formatos, podendo ser encontradas prontas no mercado ou ser encomendadas de acordo com projeto do cliente. Alguns dos materiais mais utilizados são vidro, madeira, e plástico.


  1. Prateleiras de vidro

Esse é o tipo preferido de prateleiras para banheiros e alguns dos motivos que justificam isso são:

- o fato de combinar com diferentes estilos de decoração;

- facilidade de limpeza;

- flexibilidade de usá-las dentro ou fora do box;

- resistência ao ambiente úmido, molhado e com presença de vapores.


  1. Prateleiras de madeira

As prateleiras de madeira ou MDF também são utilizadas em banheiros, no entanto, elas não são indicadas para a área do box e devem receber tratamento para ser aplicado em banheiros úmidos.


  1. Prateleiras de plástico

As prateleiras de plástico são as mais simples e baratas e podem ser utilizadas dentro e fora do box.

Quanto às cores, as prateleiras podem ser brancas ou coloridas (excluindo as de vidro). As brancas são para aqueles que querem uma decoração mais clean e é sinônimo de versatilidade, combinando com diferentes estilos. Outra opção é utilizar prateleiras coloridas, seja escolhendo uma única cor ou misturando várias cores diferentes, tornando o banheiro mais alegre.


PRATELEIRAS: ONDE INSTALAR

São vários os benefícios de se ter prateleiras no seu banheiro, mas onde instalar esses acessórios? São várias as possibilidades e trouxemos algumas aqui:

  1. Em uma parede lateral

Aqui falamos sobre aquelas paredes que não estão em área de circulação direta para não atrapalhar. Geralmente nesse espaço você tem a possibilidade de instalar um número maior de prateleiras.


  1. Acima do vaso sanitário

Geralmente, essa é uma área livre e um ótimo local para instalar prateleiras com artigos de decoração.



  1. Acima da pia

Essa é uma ótima opção para colocar produtos de beleza e de higiene pessoal que são utilizados com mais frequência.


  1. Acima da porta

Em casos de banheiro com o pé direito mais alto - lembrando que pé direito é a distância entre o piso e o teto -, a instalação de prateleiras acima da porta pode ser uma ótima opção para aumentar a área de armazenamento de materiais utilizados com pouca frequência.


  1. Dentro do armário ou gabinete

Caso você já possua armários ou gabinetes, você pode utilizar prateleiras dentro desses móveis para aumentar a área de armazenamento.



PRATELEIRAS: INSTALAÇÃO

Ao instalar suas prateleiras, alguns cuidados devem ser observados para garantir que elas funcionem da melhor maneira.

O primeiro cuidado é a altura da parede. Essa altura vai variar a depender de onde as prateleiras vão ser instaladas (se dentro do box, acima da pia, do vaso ou da porta) e da função a ser dada ao acessório. Para prateleiras instaladas em paredes laterais, uma recomendação seria uma altura entre 1,60 e 1,75, mas essa altura também pode variar de acordo com o porte médio dos usuários do banheiro.

Outro cuidado essencial é o nivelamento das suas prateleiras. Ao fazer a instalação, utilize o nível de bolha para nivelar a superfície para evitar que ela fique desconfortável visualmente ou até mesmo pouco funcional, desequilibrando os objetos postos sobre ela.

Também deve-se atentar para o comprimento dos suportes para que eles sejam capazes de sustentar a prateleira com segurança.

Outra coisa é verificar se no local de instalação não passam outras instalações como de gás, elétricas e hidrossanitárias, para evitar danificá-los.


PRATELEIRAS: DICAS DE DECORAÇÃO

Uma coisa é certa: você quer deixar seus ambientes o mais bonitos possível. Então, temos algumas dicas de como decorar suas prateleiras e tornar seu lugar mais agradável.

- Plantas: utilize pequenas plantas que, além de bonitas, ainda purificam o ambiente. Só atente-se ao escolher plantas que suportem o ambiente quanto à luminosidade, umidade e ventilação.

- Quadros: você pode utilizar quadros apoiados sobre as prateleiras, principalmente sobre aquelas que ficam acima do vaso. Dará um charme todo especial ao ambiente!

- Cestinhas, bandejas ou embalagens padronizadas: essa é uma sugestão para guardar os produtos mais essenciais sem poluir o ambiente e ainda dando um toque na decoração.

- Velas aromáticas: você pode optar por velas aromáticas coloridas ou brancas dentro de bandejas. Da mesma maneira, você pode optar também por cheirinhos em potes bonitos e que combinem com sua decoração -  os de vidro são uma ótima opção. Além de bonito, seu banheiro ainda vai ficar cheiroso.


PRATELEIRAS: DICAS E CUIDADOS

Após instalada, você deve tomar cuidado com o peso dos objetos que serão colocados sobre a prateleira e a carga máxima que ela suporta para não perdê-la ou causar acidentes. Além dos problemas pessoais, isso causaria custos extras de reparação.


CONCLUSÃO

As prateleiras são escolhas maravilhosas né?

Se você gostou dessas dicas, deixe a gente saber no Instagram da @livencasa. Nós ficaremos felizes!

Aaaah, e mais uma coisa que queremos fazer é reconhecer todos os artistas. Então, se alguma dessas imagens é sua, entre em contato com a gente através do direct @livencasa ou por e-mail através de contato@livencasa.com. Procuramos bastante as fontes, mas em muitos casos não achamos :(