Mudando sua cozinha com facilidade e rapidez

Quando o assunto é mudança rápida e prática, não necessariamente você precisa fazer um projeto super complexo e detalhado. Há opções super interessantes para dar cara nova à sua cozinha e separei as melhores para você dar cara nova à sua assim que acabar de ler esse texto.

Cores

A mudança das cores e formatos das paredes, piso e teto pode ocorrer tanto pela pintura do revestimento com tinta epóxi quanto pela sobreposição de um novo revestimento sobre o antigo. A primeira opção é mais prática e simples de executar, enquanto a segunda pode levar mais tempo, mão de obra e custos.

Metais

A mudança da torneira da sua cozinha certamente também podem dar cara nova à ela. Este é o momento de pensar em uma solução criativa, como torneiras/misturadores coloridos e acessórios que tornem mais prático o seu dia a dia.

Eletros

Como os eletrodomésticos recebem inovações com frequência, uma ótima opção pode ser a renovação dos seus eletros por novos com design mais sofisticado sem perder a funcionalidade que você tanto gosta no dia a dia. E aí vale pensar também na troca de utensílios como panelas e talheres, pois isto também pode dar uma sensação de ambiente novo.

Tomadas e Interruptores

Parece algo bem simples, mas talvez as tomadas e interruptores da sua cozinha podem estar desgastados ou com design pouco moderno. Então vale a pena dar uma olhadinha neste quesito, já que eles são acessados com frequência, mas nem sempre recebem os cuidados que merecem para embelezar sua cozinha.

Armários

Esses sempre ficam muito aparentes e compõe boa parte do design da sua cozinha. Então, caso eles ainda estejam em bom estado, mas você quer dar uma carinha nova a eles, uma boa opção é trocar as portas ou os puxadores. Há quem se arrisque em pintar de alguma forma, mas isto depende do tipo de armário que você possui.

Iluminação

Este ponto é chave para dar um ar mais agradável à sua cozinha! Caso você tenha forro de gesso, uma ótima opção é retirar ou adicionar pontos de luz. No caso de luminárias, preze por modelos mais novos e modernos que tenham lâmpada de LED  para iluminar bem o espaço. Outra opção super bacana para pequenas mudanças é adicionar pontos elétricos /de iluminação com a utilização de fita elétrica adesiva ou fio plastichumbo.

Mobiliário

Caso sua cozinha possua algum mobiliário como mesa, cadeiras e banquetas, pensar na substituição delas por itens mais moderno é uma possibilidade maravilhosa para se sentir em uma cozinha nova!

Conclusão

Agora que você já sabe de várias possibilidades para deixa sua cozinha mais bonita com rapidez e praticidade, coloque sua imaginação em prática e utilize uma ou mais dicas para deixar esse ambiente lindo! Vale lembrar que itens de decoração serão essenciais também. Então lembre de vasos de vidro ou cerâmica, plantas, quadros e quem sabe até um relógio charmoso.

Itens que fogem dos citados acima talvez já farão parte de uma obra, e demandarão mais tempo, como troca de bancadas, revestimentos, gesso, mudança de pontos hidráulicos e elétricos. E para isso, será necessária a contratação de um profissional da área para melhor solucionar e elaborar o novo espaço.

Texto por Letícia Ximenes @lx.arquitetura