Como ter um lavabo exclusivo

O seu lavabo pode ser o ambiente mais incrível da sua casa. Com as dicas desse artigo você verá este cômodo de outra forma e será capaz de impressionar as suas visitas com um espaço autêntico e com personalidade própria.

Lavabo x Banheiro

A diferença principal entre o lavabo e o banheiro é a presença da área de banho, que o lavabo não possui. 
Normalmente o lavabo possui dimensões bem menores que o banheiro, e costuma ser mais comum em casas e apartamentos com três ou mais quartos.

Os lavabos costumam ser um cartão de visitas de uma casa, normalmente ficam localizados próximo às áreas sociais da residência e é destinado principalmente para o uso de visitantes.

Dimensões

Os lavabos costumam ser bem pequenos, necessitando somente de um vaso sanitário e uma área para lavar as mãos. 
O pouco espaço normalmente é disfarçado com o uso de grandes espelhos que trazem a sensação de maior amplitude. 
Mas cuidado para não exagerar e acabar gerando a sensação de vazio!

Mas se você vai construir sua casa e não gosta de ambientes tão pequenos, pode apostar em um lavabo bem maior. Como mencionei, o lavabo costuma ser o cartão de visitas de uma casa, e ele maior pode trazer inclusive a sensação de imponência.

Iluminação e ventilação

É muito comum que os lavabos não recebam iluminação e ventilação natural. Como costuma ser um espaço de uso menos frequente no dia a dia, a ausência de janelas pode ser compensada por soluções artificiais, como um exaustor e iluminação artificial.
Mas se você ainda vai construir, opte por deixar o mais ventilado e iluminado naturalmente possível, além de ser mais confortável, economiza na conta de luz no final do mês.
Ainda sim, você precisará pensar na iluminação artificial, pois à noite ela será necessária.
A escolha da iluminação é capaz de mudar completamente qualquer projeto, além de mudar o clima do seu espaço, destacar materiais, criar efeitos de luz e avivar cores. Existem uma infinidade de possibilidades que pode ser empregada no seu lavabo.
Pendentes conferem diferentes efeitos. No centro, um pendente maior faz a iluminação total do ambiente. Já uma peça pequena sobre a bancada, no canto do espelho, pode funcionar como um foco de luz decorativo.
Como poder de luminescência é baixo, as arandelas são usadas para criar efeitos decorativos, formando belos fachos de luz nas paredes, desenhando elementos que imprimem elegância

Personalidade

Se existe um espaço na casa que costuma proporcionar total liberdade para escolhas ousadas, este é o lavabo. Aqui você pode dar a cara que você quiser, e deixar sua personalidade transparecer.
Crie um ambiente diferenciado, no qual suas visitas jamais esquecerão.
Do rústico ao contemporâneo, do rococó ao futurista, do monocromático ao super colorido, seu lavabo pode ser um espaço onde você expões seus gostos mais excêntricos. 

Materiais

Por não ter chuveiro, a umidade desse ambiente é bem menor do que a de um banheiro, o que permite a escolha de muitos materiais que não são recomendados para locais úmidos.
Nas paredes. você pode utilizar papel de parede, pintura, revestimento, pedra, madeira e diversos outros materiais.
A composição de diversos materiais é muito bem-vinda, e para acertar na escolha, antes de comprar, faça um moodboard, que é unir os materiais para descobrir se eles formam uma combinação harmoniosa. Você pode se inspirar nesses moodboars aqui.
Sua bancada pode ser o elemento de destaque, com o uso de uma pedra translúcida, madeira ou porcelanato. Você pode fazer uma cuba esculpida, fazer uma grande bancada ou até escolher uma cuba diferente, como a cuba de piso, que é muito elegante.
O espelho pode ocupar toda a parede ou ser uma peça decorativa de destaque. Muitos arquitetos e designs de interiores amam utilizar iluminação atrás do espelho, é uma técnica que transmite a sensação que o espelho está flutuando.
Quanto ao teto, fazer a continuação do material que você utilizar nas paredes, como ripas de madeira ou papel de parede é uma solução diferenciada. O teto não precisa ser branco, aqui as cores podem criar um ambiente único.
Confira aqui dicas de como escolher o acabamento correto do papel de parede para o lavabo. 

Louças e metais

Em um lavabo são três equipamentos principais: cuba, torneira e vaso sanitário. Como é um ambiente que permite uma liberdade maior de escolha, que tal escolher fugir das tradicionais louças brancas e escolher as pretas ou marrom?
Ou fugir das louças padrões e escolher uma mais diferentona?
Quanto as torneiras, você pode ousar escolhendo uma torneira de teto ou um com design ou cores diferenciadas. Para garantir a escolha perfeita da sua torneira, aqui no blog tem um texto que vai ter ajudar e escolher entre uma torneira de bancada ou de parede, é só clicar aqui.
Seu lavabo pode ser incrível! Use a sua criatividade, se jogue nas referências que não saem da sua cabeça, crie sem medo.

Aline Lemes  l  Arquiteta e Urbanista