Kit para Churrasco

Uma paixão nacional é churrasco né? 

E a pergunta de hoje é: você já tem seu kit para churrasco?



Calma, calma, se você não faz ideia do que tenha que ter para montar esse kit, leia até o final que trouxemos uma lista com os 9 itens indispensáveis. 

Mas antes de começar queremos dizer que adoraríamos reconhecer todos os artistas. Então, se alguma dessas imagens é sua, entre em contato com a gente através do direct @livencasa ou por e-mail através de contato@livencasa.com. Procuramos bastante as fontes, mas em muitos casos não achamos :(

Vamos lá?



9. Avental

Em nono lugar: por que não começar com o avental?

Ele tem a função de proteger contra fagulhas e respingos de gordura quente. Além de evitar que sua roupa fique suja de sangue e te deixar naquele estilo churrasqueiro, né?


8. Pinça/pegador de carne

Em oitavo lugar temos  a pinça ou o pegador de carne. O pegador de carne é de extrema importância para não furar a carne, pois caso isso aconteça ela perde seus líquidos internos e não fica suculenta.

Opte por um pegador ou pinça mais longa, pois dessa maneira você consegue alcançar locais mais distantes sem correr o risco de se queimar.


7. Pincel

O pincel facilita na hora de passar molhos uniformemente sobre a carne e, caso nenhum molho seja utilizado, ele serve para regar novamente a carne com sua própria gordura derretida.


6. Cepo de facas

Já ouviu falar em cepo de facas? Nome difícil mas que na verdade é um utensílio simples e muito útil na hora de organizar a cozinha.

Ele é utilizado para organizar as facas adequadamente para que elas não percam o fio de corte.

Na realidade, a faca que usamos para churrasco é somente uma, porém, tendo um cepo de facas, você tem outras opções de lâmina para cortar pães, aves, peixes e vegetais.

O cepo de facas pode ter diferentes modelos e estilos, que podem ir desde o tradicional de madeira, até os mais modernos transparentes ou de cerâmica colorida.


5. Tábua

Investir em uma tábua de cortar é essencial. Nossa sugestão é adquirir uma com juncos laterais, para que não se perca o suco da carne durante o corte.

Além disso, é importante que a tábua seja feita de um material atóxico e que não acumule fungos e bactérias. Nossa recomendação é a utilização das tábuas de bambu.

Lembre-se também que elas devem ser lavadas com muita atenção, utilizando vinagre ou limão e água e sabão para finalizar. Depois deixe secar muito bem para evitar a proliferação de mofo e fungos.

4. Afiador de facas

E quando você vai fazer o churrasco e a faca não corta a carne e os outros alimentos? É uma situação bem chata e para evitá-la é importante manter sempre as facas bem amoladas, assim, o melhor é sempre ter um afiador de faca por perto. Assim, sempre que você sentir uma resistência na hora de cortar a carne, ele deve ser utilizado para reaver o “fio do corte”.

O mais comum é aquele bastão de metal utilizado pelos churrasqueiros, que também é conhecido como chaira. Nele é necessário passar a lâmina da faca algumas vezes para garantir o retorno do corte.

Outra opção é o amolador elétrico. Para utilizá-lo basta ligar o aparelho na tomada e encaixar a faca. Sem estresse.

3. Espetos

A terceira coisa que você precisa é o espeto para churrasco, que pode ser do tipo regular ou especial para churrasqueiras giratórias.

O espeto costuma ser objeto de debate junto com o próximo item, mas os dois possuem seus benefícios. Os espetos são ótimos quando se quer preparar peças inteiras de carne, pois suportam o peso. Além disso, são uma mão na roda na hora de assar cortes que precisam de diferentes temperaturas para assim, de maneira que você pode separar e colocar mais para cima ou mais para baixo diferentes perças.

Para quem gosta de diversificar os tipos de carne, vale a pena investir em variados tipos de espeto. O espeto do tipo espada, que possui uma haste só, é ideal para para espetar coração, sobrecoxas, medalhão de picanha e linguiça. Já os espetos duplos, são bons para cortes de carne que precisam de mais sustentação.

Quanto ao material, os metais como alumínio, ferro e aço são os mais utilizados, sendo os de aço inoxidável os mais populares, pois são fáceis de limpar e não liberam resíduos de metal.


2. Grelha

Na grelha você assa coisas que não ficam legais de ser colocadas no espeto como pão de alho e asinhas de frango. Mas nela você também consegue assar carnes e até alguns legumes.

Ao escolher sua grelha, é indispensável que ela seja de material resistente e os materiais mais utilizados são inox, ferro fundido e alumínio. 

As grelhas de inox não enferrujam e são resistentes, no entanto acumulam mais sangue e gordura. As de ferro mantêm a temperatura por mais tempo. Já as de alumínio são leves e resistentes, sendo fáceis de limpar e não enferrujando. Mas uma coisa é comum: sempre use grelhas limpas e sem ferrugem.

Outra coisa que deve ser observada ao comprar sua grelha é o tamanho da sua churrasqueira para que ela se adeque perfeitamente. E mais, você pode observar também o material do cabo. Muitas vezes o material do cabo é o mesmo do restante da peça, no entanto, os cabos revestidos de madeira são uma prevenção para evitar queimaduras. 


1. Jogo de facas

E em primeiríssimo lugar, quem adivinha? As facas!

Um jogo de facas é imprescindível para seu kit de churrasco. Sem uma boa faca você pode acabar dilacerando a carne ao invés de cortá-la bem.

O tamanho da faca de churrasco varia de 8 a 12 polegadas de comprimento e ela deve possuir um cabo firme e confortável, o tamanho exato vai depender do seu tamanho e de quanto você se sente confortável com o peso da faca.

CONCLUSÃO

Agora você já sabe o que é indispensável para ser o churrasqueiro oficial da turma!

E aqui na Liven temos alguns desses produtos disponíveis. Além de adquirir pra você, é uma ótima opção de presente para seu amigo que ama um churrasco!

Ficou alguma dúvida? Pode entrar em contato com nosso time de atendimento, que é especialista em produtos, que todos ficaremos felizes em ajudar!

Gostaram das dicas? Deixe a gente saber no Instagram da @livencasa.