Itens necessários para instalações de banheiro

Ao montar o projeto hidráulico do banheiro, se pensa nas cubas, bacia sanitária, lavatórios, chuveiros, etc, mas e os itens para as instalações de banheiro, como, por exemplo, parafusos, anel de vedação, entre outros itens essenciais para construção e manutenção?

A hidráulica do banheiro é uma das áreas mais delicadas da casa e requer atenção aos mínimos detalhes. Por isso, é importante listar os materiais hidráulicos antes de iniciar a obra do banheiro.
Mas bem, quais são essas peças hidráulicas para banheiro? Prossiga com a leitura e saiba como ter sucesso na instalação hidráulica do banheiro!



Quais itens são necessários para instalações de banheiro?

“A listagem dos materiais hidráulicos antes da obra existe para que não ocorram imprevistos após a obra ser finalizada.”
Peças hidráulicas para banheiro são itens que compõem o sistema de distribuição de água e esgoto do imóvel. Por exemplo, são responsáveis pelo abastecimento da caixa, distribuição de água e escoamento do esgoto e águas pluviais.
Elas são essenciais para instalações de:

-Bacia sanitária, seja ela acoplada ou convencional;

-Cubas;

-Torneiras;

-Lavatórios;

-Chuveiro;

-Etc.
E quais são os itens complementares para o encanamento do banheiro?

Anéis de diferentes tamanhos

Anéis de vedação são utilizados para unir tubos e conexões pelo sistema de junta elástica das instalações de esgoto. Junto de uma pasta lubrificante, é mais fácil de promover a conexão.
Eles são usados na virola (espaço que é destinado ao anel) e podem apresentar 4 tamanhos:

-150 mm;
-100 mm;
-75 mm;
-50 mm.



Tubos de PVC para esgoto

O bom funcionamento do projeto hidráulico do banheiro depende de tubos de PVC com boa qualidade. Esses tubos têm a função de conduzir o esgoto sanitário para um destino adequado, sendo posicionados no chão do banheiro.
Por isso, fazem conexão com ralos, descarga e pia, apresentando tamanhos de:

-75 mm;
-100 mm;
-200 mm.



Joelho 90º para esgoto

Outro componente essencial para a hidráulica do banheiro é o joelho de 90º, que permite o melhor escoamento do encanamento do banheiro. Por isso, é aplicado no uso de aparelhos sanitários, condução de água pluvial e em esgoto.
É possível encontrar tamanhos de:
-150 mm;
-100 mm;
-75 mm;
-50 mm;
-40 mm.



Tês para esgoto

Em instalações prediais de risco, como tubos de queda e condutores verticais de água pluvial, é importante apresentar tês reforçados para esgoto. Afinal, esse item conduzirá a água com maior pressão.
Por isso, você pode optar por tê de ferro, de PVC soldável e de PVC normal para esgoto. Nisso, é possível encontrar tamanhos de:
-150 mm;
-100 mm;
-75 mm;
-60 mm;
-50 mm;
-40 mm;
-32 mm;
-Entre outros.


Conexões

As conexões são as responsáveis por conectar tubos e por mudar as direções, sendo algo essencial para permitir o funcionamento da hidráulica do banheiro. Por isso, pode apresentar diferentes formatos, tamanhos e funcionalidades específicas.
Além disso, pode apresentar diferentes materiais, como PVC, CPVC, entre outros.


Parafusos para bacia sanitária

Independente do tipo de bacia (com caixa acoplada ou convencional) no seu projeto hidráulico do banheiro, você deve comprar parafusos. Eles serão utilizados para a fixação lateral da louça.
Outros itens paralelos aos parafusos para instalação da bacia sanitária são:

-Rabicho para a bacia acoplada;

-Válvula de descarga e tubo de ligação para a bacia convencional.


Luvas de correr

As luvas de correr são essenciais para correções na tubulação do banheiro, sendo utilizadas para reparar vazamento de pequenos furos e trincas. Além disso, também são aplicadas em juntas mal executadas ou emendas.
E por que são essenciais? Porque são fáceis de serem aplicadas em tubulação do banheiro já instalada. Elas dispensam o uso do adesivo ou rosca, pois apresentam anéis de borracha para vedação em suas duas extremidades.
Apresenta tamanhos de:
-150 mm;
-100 mm;
-50 mm;
-25 mm;
-Etc.


Registros

Para a hidráulica do banheiro,é essencial a presença de registros, que são os equipamentos responsáveis pelo controle do fluxo de água. Num possível vazamento de água, são importantes para evitar um alagamento.
Há dois tipos de registros para o encanamento do banheiro:

-Registros de pressão: geralmente utilizados em torneiras de chuveiros e pias, controlam o fluxo de água conforme pressão da abertura;

-Registros de gaveta e de esfera: geralmente utilizados no alto das paredes do banheiro, bloqueiam totalmente a passagem da água. Eles ficam apenas abertos ou fechados, sem controlar pressão.


Bucha de redução roscável

Buchas são peças hidráulicas para banheiro que cumprem um papel bem específico, sendo utilizadas em instalações de água fria, provisórias ou desmontáveis com frequência. Seu papel é facilitar o desmonte ou remanejamento da instalação, sendo apropriado para todos os tipos e padrões de obras.


Tubo extensível ou multi sifão simples

Dentro da instalação hidráulica do banheiro, o tubo extensível é utilizado para interligar os pontos de espera aos aparelhos sanitários. Também conhecido como multi sifão simples, é um dos mais importantes no sistema de escoamento do banheiro.
Pode ser fabricado em PVC, PP e PEAD, seguindo as determinações de normas brasileiras e internacionais.


Adaptadores

Para saída e entrada de caixa d’água, é necessário um adaptador soldável com flange anel. Esse item é capaz de suportar a pressão da água na saída, tem instalação prática e rápida e apresenta fácil manuseio. Por fim, apresenta proteção contra intempéries, algo essencial na conexão de tubos à entrada e saída da caixa d’água.


Caixa sifonada

A caixa sifonada existe para receber dejetos de sistemas de esgoto e escoamento. Com isso, funciona como complemento a instalação de sistemas residenciais, prediais e condominiais, conectando pontos de coleta, esgoto e fluxo de água.


Ralo sifonado

Outro item é o ralo sifonado instalado no piso de áreas molhadas, como o box do banheiro. Ele auxilia os materiais da hidráulica no tratamento do esgoto, filtrando os resíduos maiores para fora.


Com quais marcas contar ao obter os itens?

As principais marcas presentes no mercado são:
-Tigre, que atua fortemente no mercado de peças hidráulicas para banheiro;
-Amanco, que tem bom nome em produtos para sistemas hidráulicos residenciais;
-Plastilit, uma das maiores indústrias de conexões, tubos e acessórios de PVC para sistemas prediais;
-Krona, que atua no mercado com uma linha completa de tubos e conexões para hidráulica de banheiro.

Conclusão

Ter em mente e no papel todos os itens necessários para a hidráulica do banheiro é o primeiro passo para sucesso do projeto. Por serem itens complementares, é essencial que estejam na lista e que sejam de boa qualidade.
Ao contar com esses itens para instalações de banheiro, você mantém todo o sistema hidráulico sempre funcionando. Essa é a importância de suas escolhas aqui!