Iluminação indireta

Já dizia Oscar Niemeyer - ‘’ Uma boa iluminação levanta uma arquitetura medíocre. E uma iluminação ruim acaba com o melhor projeto.’’

A iluminação indireta proporciona um ambiente mais aconchegante, acolhedor, intimista e confortável visualmente. A luz é conduzida a uma superfície e logo é refletida a diversas direções, iluminando assim o ambiente de forma suave e uniforme.

Um aspecto importante desse tipo de iluminação é a questão do direcionamento. A luz direta é instalada de cima para baixo, já a luz indireta é posicionada contra o teto ou parede, refletindo a claridade de forma mais suave.

Onde implementar a iluminação indireta

Quartos, salas, corredores, banheiros, cozinhas. Todos os locais da casa podem aderir esse efeito mais intimista e acolhedor da iluminação indireta. Por isso, vamos analisar juntos e em detalhes como aplicar a cada tipo de ambiente.

Banheiros

Iluminação embutida atrás do espelho, com perfil ou fita de led é ideal para uma iluminação de efeito, e para deixar o ambiente mais intimista. Vale lembrar que esse tipo de iluminação não é adequado para fazer uma maquiagem ou uma barba, nesse caso é necessária uma iluminação frontal.


Já na área molhada, a Iluminação indireta através do nicho do box transforma o aquele banho tradicional que já é gosto em algo muito mais relaxante e prazeroso.


Quarto

Este é um local de descanso e relaxamento e, por conta disso, necessita de uma iluminação mais suave, como a indireta. Sendo assim, a iluminação embutida na cabeceira além de destacar a cama, valoriza o papel de parede.

Porém, é importante se atentar à temperatura de cor, pois é fundamental escolher lâmpadas com cores mais quentes (2700k a 3000k).


Sala

Na sala, existe um cantinho chamado tabica, a qual representa aquele vão entre o forro de gesso e a parede. Nela é possível inserir elementos que proporcionam uma iluminação difusa, contemporânea e sofisticada.


Corredores

Assim como na sala, o corredor pode possuir aquele espacinho chamado de tabica e é muito interessante utilizá-lo neste momento. Além disso, as arandelas também são excelentes opções. As sensações proporcionados na utilização desses elementos são a continuidade e linearidade do ambiente, sem contar com aquela impressão que o teto está flutuando.


Cozinha

Na cozinha, a iluminação indireta além de destacar a marcenaria, pode servir também como iluminação de apoio para algum preparo ou manipulação de alimento. Logo, ela irá unir o útil ao agradável neste ambiente que tantos amam!


Quarto de bebê

A iluminação indireta é ideal para quarto de bebê, pois os olhos deles são extremamente sensíveis. Assim, inserir elementos que não possuem a fonte de luz aparente, proporciona um ambiente acolhedor, tranquilo e relaxante.

O céu estrelado feito com fibra ótica e iluminação através da marcenaria ou nichos, são algumas ideias de como iluminar o quarto do bebê de forma diferenciada. Esse tipo de iluminação é muito vantajoso na hora da amamentação.


Agora que você tem várias dicas e inspirações, basta colocar a mente para trabalhar e planejar, junto a um profissional, como serão os ambientes do seu lar com a iluminação indireta. Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em me chamar em @arquitetamarinabimbato . O time de especialistas em produtos da Liven também está 100% à disposição para qualquer necessidade.


Marina Bimbato   l   Arquiteta

Instagram: @arquitetamarinabimbato