A iluminação ideal para o seu banheiro

Mesmo que seja um espaço pequeno, é importante existir um projeto de iluminação para o banheiro. Afinal, há muitas tarefas executadas nesse pequeno espaço, coisas que requerem uma boa iluminação para banheiro.

Essa iluminação permite que você execute essas tarefas com boa nitidez, mas sem afetar a sua visão. Basicamente, num banheiro, você deve buscar por uma iluminação que lhe permita executar tarefas numa condição ideal e sem esforço.

Fora que a iluminação também afeta no design. Então, que tal conferir as opções de iluminação no banheiro? Fique comigo até o final  para entender como montar a iluminação ideal do seu espaço!

Como planejar a iluminação para banheiro ideal?


“Com a iluminação do banheiro em mais de um ponto, é possível torná-lo ainda mais confortável.”

Na iluminação para banheiro de gesso, é importante existir um planejamento prévio. Afinal, há detalhes que impactam no projeto de iluminação do banheiro, podendo funcionar ou não.

Por exemplo, onde serão os pontos que requerem luz direta? As principais indicações são a bancada, a cuba, o vaso, entre outros pontos. Alguns contam com uma iluminação para banheiro e outra iluminação para box do banheiro.

E isso leva a outra parte do planejamento: como os fios de iluminação serão levados aos pontos definidos? Há algumas sugestões:

  • Na iluminação para banheiro de gesso, basta puxar os fios por cima do forro de gesso;
  • Você pode utilizar de uma única iluminação central e reforçar a iluminação com arandelas na parede (é muito mais fácil quebrar a parede e puxar os fios).

Dessa forma, podemos ir para outra parte essencial do planejamento: a iluminação em si.

Como montar a iluminação no banheiro?


Iluminação para box no banheiro? Luzes sobre a bancada? Uma única luz central? Todas essas ideias podem ser postas em práticas, mas antes você deve pensar nos detalhes. Confira mais agora!

Iluminação para banheiro branca ou amarela?

Uma luminária para banheiro não vem já com uma lâmpada, cabendo a você escolher a cor mais correta para ela. Para escolher, você deve olhar para a temperatura de cor, que é o índice que mede se a luz é mais azulada ou amarelada.

  • De 2.700K, se trata da luz amarela, que cria uma sensação de conforto;
  • De 4.200K, se trata da luz neutra, que ilumina sem muita interferência visual;
  • De 6.400K, se trata da luz branca, que é excelente na criação de foco.

E como escolher entre elas para seu banheiro?

Para iluminação geral

Luz branca ou neutra, que gera limpeza e amplitude no ambiente, principalmente quando utilizada em um plafon para banheiro. Por isso, as duas assumem um papel de iluminação geral.

Para execução de tarefas

Luz amarela, que gera perfeita visibilidade e conforto no ambiente, principalmente quando utilizada em arandela nas laterais de um espelho.

Para criar destaque

A iluminação de destaque valoriza detalhes arquitetônicos e atrai o olhar para aquele objeto que você adora. Sua principal função é criar sensações e uma atmosfera aconchegante. Spots, pentendes, trilhos, fitas de led e até mesmo arandelas e abajures dão um toque de elegância ao seu ambiente.

Lâmpadas RGB funcionam?

LED RGB se trata de um conjunto de três LEDs encapsulados: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). Por meio da mistura dessas cores primárias, e mudando sua intensidade, é possível basicamente controlar qualquer cor do espectro visível.

Por meio de um controlador RGB, é possível personalizar outras cores e fazer alguns efeitos como flash e fade. Dessa forma, essas lâmpadas são facilmente utilizadas na iluminação decorativa, funcionando bem dependendo do estilo adotado no banheiro.

Com isso, você pode produzir a iluminação mais relaxante durante o seu banho.

Uso de plafon para banheiro


Entrando no aspecto de tipos de iluminação, o primeiro é o plafon para banheiro. O plafon de sobrepor é ótimo para iluminação geral quando colocado no centro do banheiro, produzindo luz uniforme, intensa e suficiente.

Por isso, se encaixa na iluminação para banheiro de gesso!

Uso de pendente no banheiro

Agora, para criar mais um ponto de iluminação no banheiro, cabe o uso de pendentes sobre a bancada. É importante que essa luminária para banheiro siga as proporções da região, de forma que não gere iluminação demais aos seus olhos.

Seu propósito é o de ser um ponto focal, iluminando onde a luz central gera sombras. Por isso, é recomendado que hajam luzes pendentes de cada lado da bancada, na sua altura (é bom que seja uma luz lateral).

Inclusive, a busca pela luz lateral pode levar a outra luminária para banheiro: a arandela.

Obs: se a distância do teto for pequena, a pendente apresenta a mesma função de um plafon.

Uso de arandela no banheiro

No seu projeto de iluminação para banheiro, a arandela pode muito bem cumprir o papel de luz lateral. Além disso, dependendo do modelo que investir, acaba sendo uma boa agregação visual ao espelho.

Afinal, as arandelas podem ser posicionadas em ambos os lados do espelho do banheiro, entre 35-40 centímetros de distância. Com isso, proporcionam luz indireta e uniforme (e se for luz amarela, também menos cansativa).

Uso de embutidos em áreas específicas do banheiro

Para reforçar a iluminação (ou trazer foco a um espaço), é útil utilizar de spots embutidos. O foco desse tipo é fechado, sendo aplicado acima da bancada e geralmente em pares. Uma boa sugestão prática são as lâmpadas de LED minidicroica ou dicroica.

Outra ideia é usá-los como iluminação para box no banheiro, sendo recomendado o formato PAR20 com IP65: vedado, resistente ao vapor e com uma lente rugosa que deixa a luz localizada em todo o box.

Se busca uma luz mais aconchegante no banheiro em geral, a melhor opção é o embutido de luz indireta. No box, posicione spots direcionados, de forma que não gere a sombra da ducha ou chuveiro.

Dicas finais ao usar de luminária para banheiro


Para que o projeto funciona bem, é importante tomar cuidados importantes, começando pela segurança: não instale lâmpadas sem antes falar com um eletricista, pois ele melhor adaptará e distribuirá a fiação do banheiro.

Outra dica é que caso rebaixe o teto com gesso do banheiro, evite pendurar peças pesadas (como lustres).
Agora saindo da segurança, é importante se atentar para detalhes visuais:

  • Considere composição, layout do ambiente e funcionalidade do banheiro na hora de posicionar as luminárias;
  • Também leve em conta as cores da parede – se for de tonalidade mais escura, absorve mais luz, por exemplo. Enquanto isso, paredes mais claras intensificam a luz;
  • Caso busque um banheiro mais elegante, aposte em opções que geram sofisticação como pendentes rebuscados e sanca.

Conclusão

A iluminação assume um papel muito importante no banheiro, podendo torná-lo ainda mais agradável durante um banho ou ao se arrumar. Além disso, ela pode tornar o banheiro ainda mais espaçoso do que realmente é.

Por isso que é tão importante a iluminação para banheiro ocorrer pelas mãos de um profissional, pois, se feito errado, piora o banheiro. Ao buscar aprimoração desse espaço, busque o melhor profissional e os melhores materiais!