Iluminação de destaque

Na hora de construir ou reformar a casa dos sonhos não basta pensar só nos revestimentos, na disposição dos móveis e naquela decoração que é a sua cara. A iluminação é um ponto chave para a transformação de um ambiente.

A iluminação de destaque valoriza detalhes arquitetônicos e atrai o olhar para aquele objeto que você adora. Sua principal função é criar sensações e uma atmosfera aconchegante.


Spots, pentendes, trilhos, fitas de led e até mesmo arandelas e abajures dão um toque de elegância ao seu ambiente.

Esse tipo de iluminação também é bastante utilizado em fachadas de casas. 


A escolha deverá ser cuidadosa, pois muitos elementos valorizados com as mesmas intensidades e técnicas podem criar efeitos similares, o que não deixa o ambiente interessante e gera até cansaço para olhar. 

Sendo assim, vamos às dicas práticas para seus ambientes:

- Mini dicróicas são uma ótima pedida para realçar revestimentos e texturas. Elas são instaladas próximas a parede, o que dá o efeito de brilho enfatizando as nuances e volumes do material.

- Para quadros é importante escolher uma luminária direcionável de modo que ilumine a tela e não a moldura para não criar sombras indesejadas. Importante escolher uma lâmpada com filtro para não queimar a sua obra de arte ok?

- Verifique o tipo de lâmpada, pois cada uma possui um foco de luz específico e sua angulação influencia no efeito desejado.

Fitas de led ficam ótimas para detalhes de marcenaria.


Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em nos chamar em @ofe.arquitetura nem em entrar em contato com a equipe de especialistas da Liven.

Ofe Arquitetura l Laiana Sobral e Mariana Mendes

Instagram: @ofe.arquitetura