Cubas de cozinha, tudo que você precisa saber - Por MPI insight

Todos nós sabemos que a cozinha é um dos principais ambientes de uma casa. É o local que preparamos as nossas refeições mais deliciosas, nos encontramos com família e amigos e até mesmo comemoramos datas especiais. A seguir falarei um pouquinho sobre as pias e cubas da cozinha, elementos que são importantes na hora de pensar em uma cozinha atrativa, acolhedora e funcional. 

Qual material escolher para a pia da minha cozinha? 

Aço inox

O aço inox é um material resistente que lhe garante durabilidade e vida útil muito maior. Além disso é 100% reciclável e fácil de limpar. Possui baixa porosidade e é resiste a corrosão, variações de temperaturas e impactos moderados. É muito utilizado em cozinha de hospitais e restaurantes por ser mais higiênico, e a cada dia está conquistando as cozinhas residenciais, principalmente quando o assunto é cozinha gourmet.

As pias podem ser vendidas prontas ou sob medidas em lojas especializadas. O lado bom de fazer a pia de inox sob medida é que na mesma peça podemos contemplar a bancada, a cuba, a lixeira de embutir, o escorredor de louças e porta talheres aparentes, otimizando assim o espaço e tornando a cozinha mais glamourosa. Mas como nem sempre é possível encontrar esta opção por um preço interessante ou um profissional especialista nisto, é super possível comprar cada um dos itens separadamente e ter o mesmo toque de glamour desejado.

Granito


De todas as pedras naturais a dureza do granito é a que mais se aproxima do diamante - pedra natural mais dura e resistente, por isso ele não é tão poroso, não absorve muita água e é mais rígido e duradouro. O seu valor comercial é bem acessível e é possível encontrá-lo em diversas cores. 

Por serem propícios às manchas de ácidos, produtos oleosos e corrosivos, é importante utilizar uma camada de impermeabilizante para proteger e manter a textura e o brilho da pedra.

Os itens de granito possuem aparência de pontinhos, são mais robustos e difíceis de riscar. Por serem rígidos, são mais indicadas para as bancadas de cozinha. 

Mármore


Aparentemente os mármores são mais elegantes, finos e nobres se comparados com os granitos. O seu valor comercial é mais caro principalmente se for uma pedra importada. Porém, a rigidez do mármore é menor que a do granito. Portanto, é um material mais poroso que absorve mais água e está mais sujeito as manchas. 

Devido a essas características é recomendável que seja colocado longe do contato constante de água, não sendo muito indicado para as pias de cozinha.

Dekton


Unindo a beleza da natureza com a qualidade dos granitos a indústria Cosentino criou o produto Dekton usando a Technology of Sinterized Particles (TSP) que implica na versão acelerada das alterações metamórficas que a pedra natural sofre durante milênios.

As pedras dekton são 100% manipuladas, por isso são um pouco mais caras. Elas são altamente resistentes aos riscos, às manchas, à abrasão, ao gelo, degelo, à mecânica e à hidrólise. Por ser um material manipulado, ele é encontrado em diferentes texturas, possui estabilidade de cor e é um material incombustível e com porosidade zero. 

Qual cuba ideal para a minha cozinha?

Antes de escolher a cuba ideal para a cozinha é importante analisar o tamanho da bancada da sua pia e identificar se as instalações dessa bancada são compatíveis com a cuba que você quer.

As cubas tradicionais são de embutir e de inox, mas existem cubas esculpidas com o mesmo material da pia, cubas de sobrepor e de semi encaixe - famosas nas cozinhas provençais. Normalmente as cubas são redondas, retangulares ou quadradas e podem ter um acabamento polido, alto brilho, escovado ou acetinado. 

Cuba simples


É a cuba mais popular e tradicional. Ela possui um único compartimento, é ideal para cozinhas pequenas que têm que dividir espaço com balcão e pia. Elas podem ser rasas ou fundas, a segunda opção é ideal para quem quer esconder as louças ou acumular para lavar todas de uma vez e evitar os respingos.

Cuba dupla


Recomendada para cozinhas grandes e/ou com bancadas espaçosas a cuba dupla possui dois compartimentos. Ela é mais confortável na hora de lavar louças e é ideal para que tem mais pessoas e um fluxo maior de louças. 

As cubas duplas permitem realizar duas atividades ao mesmo tempo, como lavar e higienizar os alimentos, caso haja duas torneiras. Há várias versões de cubas duplas no mercado e escolhendo o tamanho certo é possível encaixá-las em uma cozinha pequena.

Cuba redonda


Bastante procurada, as cubas redondas são indicadas para os cantos, para quem quer uma cozinha mais descolada e são ótimas para ganhar espaço.

Cubas com acessórios


Os acessórios para cubas as tornam mais práticas e funcionais e há vários modelos que podem ser utilizados, por exemplo, o cesto de coador que auxilia no escoamento dos alimentos ou no descongelamento. 

Tem também a tábua de meio encaixe ou total encaixe que podem ajudar na preparação dos alimentos, a qual  é ótima para quem tem um espaço reduzido. 

Existem alguns modelos que vem com lixeirinha e porta sabão embutidos. Mas caso não venham embutidos e caiba na sua bancada, é possível manipular o seu espaço para inserir tais itens.

O triturador de alimentos é uma ótimo opção de acessório, mas é necessário ver se a cuba aceita o encaixe do triturador e o espaço sob a bancada é suficiente. Esses acessórios podem ser usados nas versões mais simples de cuba, também. Caso tenha alguma dúvida sobre trituradores, clique aqui para ir ao texto em que detalhamos tudo sobre eles.

Qual o tamanho ideal e os formatos da pia? 


Agora que já sabemos os tipos de materiais para a pia e os modelos de cubas, falarei um pouco sobre os tamanhos ideais ergonomicamente e os formatos que as bancadas da pia podem ter. 

A escolha do tamanho será sempre balizada pela disponibilidade de área dentro do ambiente. Em bancadas menores, como em apartamentos pequenos, kitnets, o ideal é utilizar pias e/ou cubas menores e a dica é optar por cubas que tenha profundidade maior. Em casa com poucas pessoas, onde o volume de louças é menor, cubas e pias menores é uma ótima opção, também.

Agora se você tem espaço, a família é grande ou recebe muita amigos com frequência, dê preferência para cubas/pias maiores e se possível duplas, assim você terá mais espaço útil para organizar as louças, manusear alimentos, etc.

Existem diversos tipos de formatos disponíveis no mercado. Você tem opções desde oval, quadradas, retangulares e redondas. São formatos de pias e cubas mais comumente usados. Já quando se fala de bancada, ela normalmente é feita sob medida e adequada para o ambiente. Um arquiteto ou design pode auxiliar nessas horas.

É importante se atentar para a altura das bancadas das pias. Elas precisam ser confortável na hora de manusear os alimentos e lavar as louças. A altura média padrão varia entre 85cm e 95cm do piso. 

Outros detalhes devem ser observados, como o frontão que tem a função de proteger a parede contra os respingos de água oriunda do uso da pia.

Conclusão

Se você quer ter uma cozinha com a sua essência, alinhando funcionalidade e beleza, todas essas dicas te ajudarão a ser mais assertiva/o na escolha da sua pia/cuba e bancada ideal. 

Lembre-se também da escolha da torneira. Ela é uma companheira inseparável das cubas e pias. Temos post e vídeos em nossa redes sociais explicando tudo sobre torneiras.

Se sentir dificuldade na hora da escolha, é recomendado pedir auxílio para um arquiteto e/ou design. Sabe o que é legal, o nosso time de atendimento pode te auxiliar nisso e ainda contamos com uma arquiteta para te oferecer todo suporte.

Agora, mãos à obra! Vamos tirar a cozinha tão sonhada da cabeça ou do papel?


MPI insight

@mpinsight