Cozinha moderna: aprenda a transformar a sua com essas dicas


A cozinha é o elemento primordial de uma casa, sendo um espaço prático ao dia a dia e importante para reuniões de confraternização. Por isso, muitos pensam nela com mais carinho, imaginando uma cozinha moderna.

Uma cozinha moderna planejada é uma ideia interessante para tornar o espaço mais funcional, bonito e agradável para se criar momentos especiais. Com isso, o principal objetivo dessa cozinha é a harmonia.

Então, como montar uma cozinha moderna pequena ou grande?  Me acompanhe atentamente por este artigo que irei passar ideias marcantes para você!

Por que é importante contar com o design e decoração da arquitetura na cozinha planejada moderna? 


“Uma cozinha planejada moderna não surge do mero acaso: há um intenso planejamento por trás, feito por um profissional.”

A resposta para a pergunta é simples: porque um arquiteto e/ou designer é mais capaz de atender às suas exigências. Ele não apenas escolhe materiais que são tendências no mercado, mas que também se adaptam ao que você quer e ao que a cozinha pede.

Por exemplo, eles visam o melhor custo-benefício, equilibrando preço, desempenho estético e funcional de cada elemento. Além disso, eles se atentam para a durabilidade do equipamento, de forma que não sejam necessárias constantes manutenções.

Um profissional tem melhor noção dos diversos estilos arquitetônicos que podem ser empregados na sua cozinha de acordo com o seu estilo, mas nada impede que você faça aquela pesquisa detalhada para entender bem os conceitos e conseguir aplicar no seu cantinho favorito do mundo.

E como transformar a sua cozinha numa cozinha moderna? 


Agora que entendeu a importância do arquiteto ou designer na cozinha moderna, é hora de saber o que faz parte dela. Confira a seguir!

Eletros para cozinha

Uma parte do sucesso da cozinha moderna é a escolha dos eletrodomésticos mais modernos e eletroportáteis mais práticos. Aqui vão algumas dicas!

Cooktop + Forno de embutir 

Principalmente numa cozinha moderna pequena, é importante contar com um cooktop e forno de embutir. São os eletrodomésticos mais modernos, podendo funcionar a gás, por eletricidade ou por indução.

Um exemplo de cooktop a gás é oGlass Inox 5 bocas com acendimento automático da Franke. Já um forno interessante é o Elétrico inox com vidro temperado da Tramontina. Outras opções super modernas estão disponíveis nesses dois links também: cooktop e forno de embutir.

Geladeira

Aqui há três modelos bastante modernos: duplex, Inverse e Side by Side. O primeiro conta com duas portas e freezer na parte superior, sendo o que se adapta mais fácil a qualquer cozinha.

Já o Inverse inverte refrigerador e freezer, sendo mais caro e mais apropriado para cozinhas grandes. Por fim, a Side by Side é o maior dos três, com portas lado a lado e custo bem elevado.

Micro-ondas 

Prático e rápido para esquentar e descongelar alimentos, o micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais modernos. Há dois tipos: os de bancada e os de embutir. O primeiro é o mais comum de ser comprado.

Já o segundo é feito para cozinhas modernas e práticas, ocupando menos espaço na cozinha. Um exemplo é o Perfecta inox de vidro temperado preto da Tramontina.

Eletroportáteis e outros itens

  • Coifas, para absorver o vapor do cooktop;
  • Cafeteira;
  • Chaleira elétrica;
  • Liquidificador de cores neutras;
  • Sanduicheira.

Para saber tudo sobre eletroportáteis, clique aqui.

Iluminação decorativa 


Depois dos elementos principais da cozinha, é hora de voltar seus olhos para a iluminação , essencial em cozinhas modernas e práticas! Para começar, é interessante o uso de iluminação geral.

Comumente, são utilizadas em um ponto central, fornecendo uma iluminação centralizada confortável.

Além disso, usar pendentes,  trilhos, fitas/perfis de LED e luzes embutidas são excelentes opções para deixar sua cozinha confortável, sofisticada e bem iluminada.

Metais coloridos 

Metais coloridos são grande tendência para cozinha planejada moderna, sendo parte de torneiras, toalheiros, papeleiras e acabamentos para registro, etc. É possível encontrar modelos em plástico, mas são os de metais que chamam atenção.

  • Metais coloridos de grafite e níquel: diferentes tons de cinza que combinam com ambientes neutros. São os mais versáteis;
  • Metais coloridos dourados: variam entre o clássico e o moderno, sendo bastante sofisticados e requintados;
  • Metais rosé gold: o mais moderno dentre as opções, mas que ainda assim guarda um pouco de classicismo. É o mais recomendado para complementar mobília e acessórios neutros.

Revestimentos 


Outra parte essencial no visual é o revestimento. É momento de ousar na cor, textura e efeitos, mas é importante avisar: defina um estilo para a cozinha. Se você adotar um estilo pro revestimento, mas adotar outro pro resto, você quebra a harmonia.

Algumas ideias para sua cozinha são:

  • Pastilhas coloridas, que dão um toque de cor sem ser necessário pintar a parede;
  • Cimento queimado ou ladrilho hidráulico, que dão um toque moderno e contemporâneo ao mesmo tempo;
  • Subway tile, cujo estilo clean reforça as cores de armários e utensílios ;
  • Madeira e aço inox, que traz um estilo mais prático e rústico;
  • Papel de parede, que permite liberdade criativa maior!

Adornos decorativos modernos 

Por fim, adornos decorativos modernos contribuem para o visual final da cozinha. Algumas ideias são:

  • Suporte metálico para panelas e outros utensílios, que pode contar com metais coloridos;
  • Fruteiras, toalhas de mesa e copos decorativos;
  • Molduras de flores, quadros e vasos, além de potes de tempero espalhados por estantes verticais;
  • Uso de plantas também são adornos decorativos modernos, principalmente uma horta acima do fogão ou da pia.

Móveis planejados são uma boa opção? 

Principalmente em cozinhas modernas pequenas, móveis planejados são uma ótima opção, sendo feitos sob medida para a cozinha. Para fazer uma boa escolha deles, você deve pensar em:

  • Funcionalidade: o encaixe do móvel numa cozinha em U, cozinha paralela, cozinha linear com ilha ou cozinha em L;
  • Separação: evite a aproximação grande entre partes quentes e frias da cozinha;
  • Divisórias: os espaços para talheres e utensílios menores, sendo uma ótima ideia um armário vertical;
  • Eletroportáteis: crie um espaço separado na cozinha para todos os seus eletroportáteis.

Como elaborar bem cozinhas modernas com bancadas?

Para encaixar cozinhas modernas com bancadas, pense principalmente no material que compõe a bancada, que pode ser de:

  • Silestone;
  • Quartzo;
  • Granito;
  • Cimento queimado;
  • Mármore;
  • Porcelanato;
  • Madeira.

Novamente, você deve previamente pensar no modelo da sua cozinha: em L, em U, com ilha, etc.

Conclusão

Qual é a grande ideia por trás de uma cozinha moderna? Aproveitamento inteligente do espaço. No final, a sua escolha estética deve se aliar com a criação de um espaço mais confortável para toda a família.

Afinal, uma cozinha moderna é uma cozinha inteligente, que busca a harmonia funcional com a harmonia estética!