Como economizar na compra de itens de iluminação


Aprender a escolher os itens de iluminação certos sua casa ou apartamento poderá lhe poupar muito dinheiro na hora de fazer uma reforma ou construir um imóvel.

Por mais que uma lâmpada não pareça muito, a iluminação não se resume apenas a compra de lâmpadas. Ela exige um projeto bem planejado que englobe todas as suas necessidades e agregue também uma estética diferenciada.

Por isso, aquela compra mal planejada, pensando apenas no básico e no belo pode ser uma grande emboscada, fazendo jus ao dizer "O barato que sai caro".

E, Como poupar dinheiro, mesmo que o mínimo, é sempre interessante, neste artigo apresentaremos maneiras que o fará economizar nos itens de iluminação para a sua casa.

Aproveite e boa leitura!

Por que economizar com itens de iluminação?

Toda casa vê a necessidade de luz. Afinal, a escuridão pode atrapalhar, e muito, o nosso desempenho em quaisquer atividades que realizemos. Fora os acidentes, como tropeçar, derrubar ou quebrar algo dentro de nossas casas.

Por isso, ter itens de iluminação, como lâmpadas, em casa é essencial. Diferente de muitos animais, nós não somos capazes de enxergar no escuro, e, sem a visão, não temos certeza se o que estamos fazendo está correto.

Mas, ainda que investir em na iluminação residencial, por exemplo, seja uma necessidade, é preciso, também, economizar na escolha do que você utilizará para trazer luz ao local.

O dinheiro que aplicamos nesse tipo de item pode sim ser melhor aproveitar, permitindo uma realocação inteligente de recurso. Ainda que algumas luminárias mais custosas estejam ao seu alcance, investir em algumas mais baratas vai te permitir fazer o que deseja e ainda guardar dinheiro.

Como criar um plano de iluminação residencial

Existem diversos estilos diferentes para iluminar sua residência. Para aqueles que irão construir suas casas, a ajuda de um profissional pode ser muito interessante para deixar o ambiente harmonioso e bem iluminado. O mesmo é válido para reformas maiores.

Porém, caso deseje realizar esta tarefa por conta própria, é necessário fazer um projeto bem detalhado de cada cômodo.

O projeto de iluminação é complexo e, preferencialmente, deve ser construído com a ajuda de um especialista, mas caso opte por fazer você mesmo, seu principal objetivo é planejar o jogo de luzes do local de acordo com seus ambientes e como você os utiliza.

 Para fazê-lo, você irá precisar dos seguintes materiais:

  • Lápis;
  • Trena;
  • Folhas de papel;
  • Régua;

Depois de reunidos, siga estes passos:

  • Desenhe o ambiente da casa que você deseja fazer o plano de iluminação residencial de forma panorâmica marcando, inclusive, os móveis;
  • Veja quais são as áreas no cômodo que você ou os outros passam mais tempo;
  • Avalie quais atividades são desempenhadas nestes locais e por quem elas são feitas.
  • Por fim, escolha quais itens de iluminação irão ser colocados em cada local, e defina uma lista de compras;

Depois de reunidos, siga estes passos:

  1. Ao definir a lista, procure por itens e faça orçamentos no máximo de lojas de conseguir. Este levantamento será crucial para que você consiga economizar. Lembre-se sempre que aqui na Liven temos especialistas em produtos dispostos a te ajudar e temos precinhos mais que especiais.
  2. Compare e calcule onde conseguirá o maior custo/benefício. Além disso, verifique o quanto de dinheiro será preciso conseguir – caso você ainda não o tenha – e de preferência para fazer compras à vista.
  3. Muitos locais oferecem descontos caso o cliente pague o valor total ou parcele em poucas vezes.

Como projetar iluminação de ambientes


A projeção da luz do ambiente a ser utilizado é uma etapa essencial dentro do processo de projeto de iluminação.Como vimos anteriormente, uma das etapas do projeto é verificar quais atividades serão desempenhadas nos ambientes espalhados pela casa, e quem irá realizar tais tarefas.

Isso por que cada tarefa irá necessita de um tipo diferente de iluminação. Uma sala de estar pede uma luz menos intensa do que um escritório, já que um é voltado para relaxar e outro é sendo um ambiente para trabalho.

A luz tem um impacto direto em como nos sentimos no local. Elas podem nos ajudar a relaxar ou nos manter alerta, ao depende da maneira que são usadas. Por isso, é importante entender como explorá-las e aplica-las em cada contexto.

Tipos de iluminação

Assim como projetar iluminação de ambientes é importante para trazer a atmosfera desejada para local, é preciso entender quais são os tipos de iluminação que o ajudarão na criação desta.

Aqui está uma lista com algumas maneiras de trabalhar a luz dentro do interior de sua casa:

Iluminação Direta

O modelo de iluminação direta a luz será direcionada diretamente sobre algum ponto específico. Ele é ideal para quem busca um foco de luz em cima de algum espaço ou objeto, como uma sala de estudos.

Em geral, ele é planejado utilizando spots, abajures, pendentes e luminárias, já que esses itens facilitam o direcionamento da luz.

Iluminação Indireta

Neste tipo de iluminação o foco é diferente. Aqui ela é utilizada para realçar objetos, dando destaque a eles dentro do ambiente. É comumente usada no chão, em forros de gesso, sancas e arandelas.

Para usar esse modelo, o ideal é que a superfície de reflexão não seja clara, distribuindo a luz de maneira mais harmoniosa pelo local.

Iluminação Difusa

Essa é ideal para espaços sociais, já que seu foco é iluminar de maneira suave, que não gere contrastes ou sombras sobre objetos ou móveis.

O efeito obtido através da iluminação difusa é conseguido através de um filtro que é colocado sobre a lâmpada, podendo ser de vidro, acrílico ou outro material com aspecto leitoso, garantindo uma sensação de conforto e aconchego.

Iluminação Linear

A iluminação linear é para aqueles que gostam de um tom mais moderno, sendo uma opção bastante escolhida por pessoas que preferem visuais mais arrojados.

Ela é feita por linhas contínuas de luz e, mesmo com a exposição, não agride os olhos, é aconchegante harmoniza bem com o ambiente.

Algumas dicas de iluminação de interiores

Para ajudá-lo a criar o espaço que desejar dentro da sua casa sem gastar muito, separamos algumas dicas de iluminação de interiores que o ajudarão a economizar em itens de iluminação. Ao começar por:

Use LED

No mercado luminotécnico, o LED já é quase uma unanimidade, sendo o modelo de luz mais utilizado não apenas em lâmpadas, como televisões e outros dispositivos de imagem.

O LED é um investimento a médio/longo prazo. Mesmo sendo mais caro que uma iluminação convencional, sua economia de energia traz impactos positivos na conta de luz ao final do mês.Além disso, ele é mais durável, evitando que precise fazer a troca diversas vezes ao longo dos anos.

É interessante destacar também que, se você gosta de cores diferentes de luz para construir melhor um ambiente, nos últimos anos, este setor do mercado tem desenvolvido LED em variadas tonalidades, permitindo diversos efeitos diferentes para a customização de um ambiente.

Cuidado com planos pré-definidos

Algumas pessoas podem preferir procurar por projetos pré-definidos, seguindo modelos mais comuns.

Ainda que sirvam como boas referências, é preciso ter cautela com qual estilo vai seguir. Alguns deles demanda uma grande quantidade de recursos para serem aplicados, levando a um investimento maior por parte do interessado.

Por isso, o mais válido é readaptar a iluminação a sua maneira, Assim, ela não apenas custará menos como também estará mais condizente com a sua casa.

Trabalhe com espelhos

Espelhos irão ajudar a distribuir a luz pelo cômodo, melhorando a distribuição dessa e fazendo com que necessidade de comprar diversas lâmpadas, abajures, luminárias, entre outros, seja menor.

Eles complementam bem e ajudam a montar um jogo de luzes muito interessante quando bem utilizados. Além disso, ainda auxiliam na harmonização e em uma percepção melhor do espaço.

Agora você será capaz de economizar com itens para iluminação

Com as dicas de iluminação e interiores junto a todo o conteúdo do artigo, você será capaz de criar ambientes luminosos da maneira que desejar dentro da sua casa. E o melhor, ainda será capaz de economizar um bom dinheiro durante todo o processo!

Você sabe mais alguma dica para economizar com itens de iluminação? Então conte para nós nos comentários!