Como fazer o seu ambiente ficar mais aconchegante

Aconchego significa bem-estar, conforto. Um ambiente aconchegante é aquele que te acolhe, te recebe e te faz sentir bem, ele mexe com seus sentidos e por isso estas dicas podem fazer toda a diferença no seu espaço!


Para os nossos projetos sempre ficamos atentas em dois detalhes importantes na base de um ambiente e que fazem toda a diferença para o conforto, Iluminação e Cores, elementos visuais no projeto.


Sempre indicamos para os clientes que utilizem um tom diferente do branco do teto nas paredes, pode até ser um tom off-white, se gostar de cores claras, mas esta diferença de tonalidades dá uma quebra no olhar entre os dois planos, criando um conforto visual. Outro ponto, e um dos mais importantes, é a iluminação, que pode transformar um espaço.


Para ambientes residenciais sempre utilizamos tonalidades um pouco mais quentes, geralmente temperatura de 2700k a 3000k. Além da iluminação geral do teto, arandelas e abajures podem fazer toda a diferença para criar uma atmosfera aconchegante, pois possuem uma luz mais indireta, além de serem esteticamente mais charmosos.


Não podemos esquecer também dos pequenos detalhes que vestem o ambiente e o tornam mais acolhedor e íntimo. Tente colocar uma manta no sofá ou no pé da cama com um tecido de toque gostoso, como tricô, lã, algodão e uma cor contrastando com o tom do sofá ou cobre leito. O mesmo vale para as almofadas, podendo brincar com as texturas, cores, tamanhos e tecidos e para finalizar um tapete que abrace a sala ou o quarto e aqueça o ambiente.


São os adornos que nos dão possibilidades de transformar os espaços com pequenas intervenções e que podemos ousar um pouco mais nas cores, pois podem ser trocados mais facilmente com o tempo.


Além dos adornos, plantas trazem vida para o ambiente e mexem com o nosso olfato. Um vaso bonito com uma costela de adão ou ramos de eucalipto, por exemplo ficam lindos, vasos de suculentas ou plantas que possuem folhas que caem sempre deixam qualquer cantinho charmoso.


E para finalizar uma vela aromática, um difusor com um óleo essencial transforma sua atmosfera e te faz sentir abraçado em casa.

Amis Arquitetura

@amis_arquitetura