10 Dicas Decoração de Natal

Com a chegada das festas de fim de ano, logo vem a tentação de fazer uma linda decoração de natal para receber os parentes e amigos. Mas, afinal, como decorar de maneira prática, sem abrir mão da beleza?
Se você está sem ideias e não quer repetir a decoração que utilizou no ano passado, confira cada uma das  dicas que separei para você neste artigo.
 

#1: Dê um toque original à sua guirlanda! 

As guirlandas são um enfeite que não pode faltar na decoração natalina. Você pode utilizar tecidos, flores ou ramos de plantas, como o pinheiro.
Há, ainda, os modelos com materiais recicláveis, como as guirlandas de garrafas pet e até mesmo de papel.
Também é possível dar um ar mais rústico às guirlandas, utilizando materiais como a juta.
Se você consegue fazer peças em crochê, pode confeccionar enfeites para colar à sua. O importante é dar asas à sua imaginação!



#2: Use luminárias para dar mais brilho a seu natal!

“Se tem uma coisa que não pode faltar em uma decoração natalina são as luzes. E, para quem deseja surpreender nesse quesito, nada melhor do que investir em luminárias.”
Você pode utilizar, por exemplo, luminárias mais rústicas, optando por lâmpadas incandescentes para dar um ar mais aconchegante aos ambientes.
Luminárias também podem ser colocadas junto a enfeites, de maneira a enfatizá-los.
Para quem prefere uma decoração mais minimalista e clean, é possível usar plafons ou pendentes, sendo essas peças muito usadas para iluminar pontos específicos dos recintos.


 #3: Utilizando os piscas-piscas

Se você acha que utilizar os piscas-piscas em sua decoração de natal é “chover no molhado”, então confira abaixo algumas formas de usá-los com criatividade!

Use os piscas-piscas nas molduras de fotos

É possível usar os piscas-piscas nas molduras de suas fotografias. Outra ideia interessante é utilizá-los como adereços em um belo mural de fotos com a família e os amigos.

Cortina de pisca-pisca

Você pode, ainda, fazer cortinas de piscas-piscas para separar cômodos da casa ou colocá-las junto às paredes dos aposentos.

Utilize piscas-piscas na mesa da ceia

Os piscas-piscas podem ser espalhados na mesa da ceia, junto a velas e outros adereços. Com certeza, esse toque de originalidade surpreenderá seus convidados!


#4: Invista em arandelas em sua decoração

Nada como as arandelas para quem busca uma iluminação mais sutil e charmosa. Além disso, elas podem ser encontradas em diversos modelos, adequando-se a vários estilos de decoração.
Entre os modelos que podem ser encontrados no mercado, podemos destacar os seguintes:

- Modernas (com design arrojado e clean);

- Rústicas (feitas com madeira e outros materiais naturais);

- Coloniais (imitam modelos antigos).

- Tons de rosa;

- Tons castanhos;

- Tons dourados;

- Branco neve.


É importante ressaltar que você pode usar as arandelas tanto em sua decoração interna, quanto na externa, em jardins e varandas.



#5: Use pinhas como enfeites de natal

As pinhas são facilmente encontradas e podem se transformar em lindos enfeites natalinos.
São muitas as possibilidades. É possível, por exemplo, colocar as pinhas em pequenos vasos decorados, fazendo delas árvores de natal em miniatura.
As pinhas também podem ser decoradas com fitas e laços, podendo ser colocadas como enfeites em árvores de natal ou em guirlandas.
Um dos mais criativos enfeites de natal com pinhas são as velas feitas com esses materiais. Essas peças podem ser usadas para decorar bancadas ou a mesa da ceia.



#6: Capriche nas peças de cama, mesa e banho

O natal é uma ótima época para renovar as peças de cama, mesa e banho. Você pode aproveitar a oportunidade para obter peças com a cara do natal!
Entre as cores mais pedidas para essa época do ano, podemos mencionar o verde e o vermelho. Mas, se você deseja sair do comum, pode brincar com as cores que são tendências para a decoração de natal. Elas são:
Uma boa mistura de cores de peças como toalhas de mesa, guardanapos, descansos de copos, jogos americanos e roupas de cama pode dar um “plus” na sua decoração.



#7: Ideias para uma árvore de natal fora do comum

Se você cansou da sua árvore de natal ou dos modelos mais comuns do mercado, pode optar por outros tipos de árvores. Veja algumas ideias abaixo!

Árvore de natal de galhos secos

Você pode aproveitar uma planta com galhos secos para fazer uma linda árvore de natal. Para isso, basta fixá-la em um vaso ou base, pintá-la de branco ou prata e pendurar os enfeites nas pontas de seus galhos.

Use uma árvore natural

Se você tem uma árvore no seu quintal, pode fazer dela a sua árvore de natal. Nesse caso, usar os piscas-piscas é uma boa pedida.

Árvores de natal com garrafas

Sabe aquelas garrafas de bebida ou de refrigerante acumuladas no quintal? Elas podem se transformar em uma linda árvore de natal! Para isso, basta encaixá-las de maneira a formar bases sobrepostas, umas sobre as outras.


#8: Decoração de natal para sala

O que não faltam são ideias criativas para a decoração natalina da sala de estar. Indicamos algumas delas a seguir. Acompanhe!

Almofadas

As almofadas estampadas com temas natalinos (bonecos de neve, presentes, papai Noel, estrela de Belém) são uma boa pedida. As enxadrezadas em vermelho e verde também caem muito bem na decoração natalina.

Globo de neve

Os globos de neve dão um charme todo especial a mesas e estantes, podendo ser feitos com potes de vidro translúcido cheios de água com glitter. Com certeza, essa peça fará com que a magia do natal esteja presente em sua sala.

Festão

Para completar sua decoração, você pode colocar festões nas escadarias de sua sala ou nas janelas.



#9: Decoração de natal para quarto

Os quartos também podem ganhar um colorido especial durante o natal. Uma boa pedida para esses aposentos é investir em papeis de parede temáticos.
Pequenos vasos de globos de neve também são indicados para enfeitar nichos e prateleiras em quartos.
Quanto à iluminação, o ideal é apostar em luminárias com luzes mais suaves, que transmitam uma sensação de relaxamento de aconchego.



#10: Decoração de natal no quintal

As áreas externas também são ótimas para receber decorações de natal. Abaixo, mostramos como você pode enfeitar seu quintal ou jardim para receber o papai Noel.

Luzes nas fachadas

“Utilize luzes nas fachadas para destacar sua casa! O mais indicado é optar pelos piscas-piscas, sendo também recomendado o uso de lâmpadas coloridas.”

Decore as plantas

Você pode colocar festões em plantas ou decorar os vasos com laços e outros adereços, como bolinhas e estrelas.

Monte um presépio

É possível, ainda, montar um lindo presépio em áreas mais abertas do quintal, utilizando uma iluminação para dar mais destaque ao conjunto.


Ideias simples para manter a magia do natal viva no seu lar! 

Como você mesmo pôde perceber, as ideias que apresentamos aqui podem ser aplicadas com muita facilidade e fazer a diferença em sua comemoração natalina.
Mostramos também que você não deve abrir mão da criatividade na hora de fazer a sua decoração de natal. Dê asas a sua imaginação sem medo de errar!
 
E você, como pretende enfeitar a sua cada para esse natal?  Compartilhe com a gente em @livencasa!