Cubas de Sobrepor para Banheiro

Cuba de sobrepor: o que é?

A cuba de sobrepor é uma cuba instalada sobreposta a uma bancada, dessa forma, as bordas ficam sobressalentes. Bastante versátil, pode ser utilizada em diversos tipos de projetos de design de interiores. 

Prática e eficiente, é uma alternativa para quem deseja um banheiro com aspecto visual moderno. 


Cuba de sobrepor: onde usar?

Veja bem, se você apenas deseja deixar seu banheiro com uma “pegada moderna”, essa é uma opção. Mas caso seu problema for distintivamente prático, ou seja, com objetivo apenas de aumentar a altura da pia, esse é o investimento perfeito. 


Cuba de sobrepor: materiais

Cuba de louça

A mais popular entre as cubas de banheiro, o termo “louça” é designado à cerâmica e à porcelana. 

A base de ambas é sempre a argila, porém a resistência e durabilidade são asseguradas também pelos minerais que as compõem, como: o quartzo e o caulim.

Por serem forneadas e esmaltadas, inúmeras vantagens são conferidas a esse tipo de cuba. Sem dúvidas a  durabilidade e impermeabilidade são os maiores prós desta lista. 

A durabilidade impede quebras ou rachaduras em caso de impactos. Já a impermeabilidade garante maior higiene ao seu banheiro. Isso porque a superfície lisa dificulta que sujeiras fiquem incrustadas à louça. No mais, a resistência à umidade alta influencia grandemente na hora da compra.   

Sem dúvidas a pia de louça conta com a maior quantidade de vantagens possíveis.

Agora ficou fácil de entender o que desse tipo de pia ter se popularizado no mundo inteiro.

Cuba de mármore e mármore sintético

Similar à louça, o mármore também é feito a partir da mistura de minerais e pedras.

Esse processo garante duas vantagens: durabilidade e resistência. 

Outro ponto positivo é que, diferentemente da louça, as cubas em mármore conferem uma seleção maior de cores. Para aqueles que desejam fazer um banheiro mais cheio de vida, como no caso de um banheiro infantil, essa é uma opção viável. 

Cuba de vidro

Moderna, algumas pessoas optam por esse tipo de cuba, mas definitivamente não está entre as mais procuradas. Isso porque, mesmo o vidro temperado pode causar acidentes caso sofra impactos. 

Além disso, é facilmente arranhado e manchado.

É indicada para lavabos ou banheiros com baixa circulação de pessoas e não indicada para banheiros onde haja crianças.

Cubas de metal

Embora fique belíssimo em cozinhas, não é tão utilizada em banheiros. No entanto, alguns estilos de decoração combinam com elas, como as decorações rústicas.

Produzida em sua maioria em aço inox, apresenta boa resistência à água e costuma demorar a se deteriorar. 

Há também o modelo em cobre. Esse harmoniza melhor com banheiros, mas não é muito prático, pois não possui a mesma resistência à água que o aço inoxidável. 

Cubas de madeira

Provavelmente a menos requisitada. A madeira é um material muito poroso e não se adequa ao uso contínuo de água.

Porém se você deseja investir, utilize-as em lavabos, pois são banheiros menos utilizados. Além disso, a impermeabilização deve ser constantemente renovada, isso implica um investimento maior de capital.

Cubas de acrílico

Parece com o vidro, sendo mais viável. 

Em cores, deixa o ambiente visualmente mais moderno. Porém não garante a mesma durabilidade ou resistência que a louça e o mármore.

Transparentes, oferecem sensação de amplitude ao ambiente, por isso costumam ser utilizadas em locais como lavabos.

No entanto, há decoradores que em nenhum dos casos, transparente ou em cores, indicam esse material a não ser para um banheiro infantil.

Cubas de granito

Belo, mas caro.

Demorando milhares de anos para ser produzido pela natureza, o custo para se adquirir uma cuba desse material é bastante elevado. Dessa forma, não é indicado caso você que esteja construindo um imóvel a baixo orçamento.


Cuba de sobrepor: cores

Deve-se considerar primordialmente, a cor da bancada em que a cuba estará sobreposta, ambas devem estar em harmonia. 

No caso de banheiros, há uma maior variedade de cores atualmente. Mas se você optar pela cor branca, que é considerada mais fácil de compor, o detalhe em metal da torneira pode se tornar um objeto de cunho decorativo. Isto é, você pode utilizar de outros artefatos de metal para oferecer requinte ao banheiro. 

O mesmo pode ser feito com cor preta. 

A Liven disponibiliza ainda, as cores Nave Blue (azul escuro), Ébano fosco (preto), sálvia, marrom fosco e outras opções.


Cuba de sobrepor: formatos

O formato mais comum nesse modelo de cuba são as quadradas ou retangulares. O formato de pia que mais favorece um banheiro estreito é o retangular.

O formato redondo ou oval é usado principalmente quando o espaço da bancada é reduzido. Isso porque o espaço que seria das bordas pode ser usado para apoiar objetos.


Cuba de sobrepor: dicas de decoração

Como mencionado anteriormente, as cores devem estar em harmonia, e você pode optar por decorar seu banheiro por artefatos comuns a esta. 

Uma ideia que ministra bastante elegância ao banheiro, é a decoração “natural”, com plantas. Suculentas são uma boa opção, pois são de fácil manutenção.

Além disso, deve-se estar atento ao tamanho da bancada. Isso deve ser cuidadosamente pensado, pois uma bancada muito pequena pode ser sobrecarregada pela cuba. Já uma bancada estendida, oferece inclusive para duas cubas e isso pode ser uma opção interessante e moderna.

Convém-se mencionar que cubas de louça são mais comuns, mas caso você prefira o modelo metálico, é recomendável que você utilize uma torneira também metálica e maior/mais alta que as habituais, para tornar o ambiente o mais elegante possível.

Se você escolher uma bancada de madeira, cuidado! Nesse caso a torneira deve estar obrigatoriamente o mais rente possível da cuba, para que não haja escape de água.

 

Cuba de sobrepor: instalação

As cubas de sobrepor se destacam pela fácil instalação. 

Ao serem colocadas na bancada, é feito um furo na cuba, que servirá como o caminho para a ligação hidráulica. Após feito isso, a cuba é soldada na bancada.

Já a instalação hidráulica é comumente feita através da própria bancada. 


Cuba de sobrepor: melhores marcas

Marcas reconhecidas pelo mercado são:

  1. Deca

  2. Docol

  3. Roca

  4. Tramontina

  5. Celite

  6. Incepa

  7. Laufen


Cuba de sobrepor: dicas e cuidados

É de suma importância que a medida da cuba e da bancada sejam adequadas entre si e compatíveis com o tamanho do banheiro.

Quanto à limpeza, não se deve utilizar materiais ásperos em nenhuma hipótese, especialmente se a cuba for de metal.


Voltar para o Início