Cubas de Semi Encaixe para Banheiro

Cuba de semi-encaixe: o que é?

Também conhecida como FarmHouse, devido à sua origem inglesa no século XVII, a cuba de semi-encaixe é assim chamada porque a sua parte frontal é projetada para frente. Dessa maneira, ela sai do encaixe perfeito com o formato da pia, por isso "semi"encaixe.

Cuba de semi-encaixe: onde usar?

Esse modelo é ideal para usar em balcões estreitos, em que se precisa de mais espaço. Nesse sentido, a cuba se projeta para além do balcão, alcançando o objetivo almejado, o de otimizar espaço!

Em apartamentos, é comum encontrar esse tipo de cuba em banheiros e lavabos, por exemplo.

Cuba de semi-encaixe: materiais 

Existe uma boa variedade de materiais com os quais podem ser fabricadas as cubas, cada um com as suas peculiaridades. De acordo com as vantagens e desvantagens aqui expostas, você conseguirá saber qual melhor se adequa à sua intenção.

Cuba de louça

A mais popular! O termo “louça” abrange cerâmica e porcelana.

É fabricada a partir da mistura com minerais como a argila, quartzo e caulim, sendo estes os mais comuns. A base é sempre de argila, já os minerais que a compõem podem variar. 

São forneadas e esmaltadas. O que isso significa? Uma série numerosa de vantagens! 

Tais como: durabilidade e impermeabilidade. A primeira impede quebras ou rachaduras em caso de impactos. Já a segunda, é um ótimo fator no quesito higiene, pois impede a absorção de sujeira, além de ser mais resistente a produtos químicos.

A louça ainda tem como uma de suas características, a boa resistência à umidade. 

Devido a essa combinação, elas se popularizaram em todo o mundo pois podem ser utilizadas por muito tempo 

Cuba de mármore e mármore sintético

Uma alternativa economicamente vantajosa! 

Similar à louça, também é produzida a partir da mistura de minerais e pedras. 

Isso proporciona duas vantagens: durabilidade e resistência. Além disso, possui uma variedade maior de cores, formatos e estruturas que as pias de louça. Sendo preferida por alguns decoradores em decorrência disso.

Mas definitivamente a maior vantagem desse material é diante da perspectiva econômica. Especialmente o mármore sintético. 

Esse material tem um custo menor do mercado e é a alternativa perfeita para quem busca economizar sem perder a qualidade. E ainda ganhar no quesito bom gosto, afinal, todos querem uma boa decoração para a sua casa.

Cuba de vidro

Esse tipo de cuba é indicada a quem deseja um visual mais clean e moderno ao ambiente. 

Mas cuidado! Escolha sempre um vidro temperado, dessa forma ele apresentará resistência a choques físicos e também térmicos, o que aumentará sua durabilidade e evitar acidentes. 

Apesar disso, recomenda-se que ele seja usado em banheiros com menor circulação de pessoas, para evitar riscos e outras lesões no material. Por isso, cubas de vidro são encontradas predominantemente em lavabos.

Cubas de metal

Produzida em sua maioria em aço inox, é um pouco menos utilizada em banheiros por questões estéticas, mas apresenta boa resistência à água e costuma demorar a se deteriorar. 

Há também aquelas que são feitas de cobre. Apesar de super elegante e estiloso, apresenta uma tolerância menor à água. Devido a isso, é geralmente utilizado em lavabos ou locais onde não ocorre tanto trânsito de pessoas.

Cubas de madeira

Existem, mas você sabe bem o porquê de não serem tão populares… A madeira é um material muito poroso e não se adequa ao uso contínuo de água. 

São muito estilosas! Usadas geralmente em decorações rústicas que buscam trazer mais aconchego. Lindas mas pouco práticas pois a impermeabilização deve ser constantemente renovada. Ou seja, também tem um custo econômico alto.

Cubas de acrílico

Parece com o vidro, mas é ainda mais vantajosa

Esse tipo de material é mais resistente e, consequentemente, possui maior durabilidade. Em cores, deixa o ambiente moderno. 

Transparentes, oferecem sensação de amplitude ao ambiente, por isso costumam ser utilizadas em locais pequenos, como lavabos; 

Além disso, é uma ótima opção para o banheiro infantil!

Cubas de granito

Belo, resistente e caro!

Por deter extrema resistência, pode durar muitos anos e mesmo assim apresentar desgastes mínimos. 

Mas nem tudo são flores, apesar do granito ter uma incrível durabilidade e trazer um ar de grande sofisticação ao ambiente, ele também possui um custo elevado pois é um material natural que demora longos anos para ser produzido. 

Cuba de semi-encaixe: cores 

A cor do ambiente é fundamental para se alcançar o design almejado. 

Antes de tudo, convém-se mencionar que caso a cuba for utilizada em um banheiro, recomenda-se que as cores estejam em consonância (a da cuba e da bacia sanitária, por exemplo). Dessa forma, seu banheiro terá um aspecto mais harmônico. 

Ademais, a variedade de cores nos tipos a partir do tipo de material do qual é produzida a cuba é imensa!

Cuba de semi-encaixe: formatos

A cuba de semi-encaixe pode ser encontrada em diferentes formatos. 

Não tem segredo, tudo vai depender da vontade do consumidor. Entretanto, um ponto que se destaca é a otimização do espaço, nesse sentido, faz-se maior preferência por cubas de formatos retangulares e não redondos ou ovais. 

Cuba de semi-encaixe: dicas de decoração

Formato, material e cor são três coisas que devem manter uma associação entre si na hora de ornamentar o ambiente. Dessa forma, a cuba e o sanitário configuram harmonização visual.

Cuba de semi-encaixe: instalação

Primeiramente, a cuba e sua tubulação devem ser instaladas por profissionais qualificados. 

Em linhas gerais, o encanador perfurará a cuba e colocará no local a tubulação. Posteriormente, a cuba será encaixada no local projetado. 

Cuba de semi-encaixe: melhores marcas

A Liven busca te proporcionar uma maior segurança na hora de realizar a sua compra. Por isso, separamos grandes marcas reconhecidas no mercado para você. 

Confira: 

  1. Deca

  2. Celite.

  3. Docol.

  4. Incepa Louças.

  5. Roca.

Cuba de semi-encaixe: dicas e cuidados

Um bom cuidado com a sua cuba é essencial. Isso vai mantê-la com aspecto novo, e assegurar-lhe durabilidade. 

É importante não limpá-la com material áspero, pois isso pode ocasionar arranhões. Isso vale para todos os tipos de cuba, desde o vidro ao metal.

Além disso, as cubas feitas de materiais mais frágeis, como o vidro e a madeira, devem ser instaladas em locais em que não sejam utilizadas frequentemente, o lavabo é um exemplo.


Voltar para o Início