As Cubas de piso trazem um conceito mais moderno para os banheiros, em substituição dos antigos lavatórios sobre colunas. Estes, que hoje são menos usados, são formados por duas partes, a cuba e a coluna.
A cuba de piso, também chamada de cuba de chão, deixa o ambiente mais sofisticado e com mais imponência por ser uma peça inteiriça que vai da cuba até o chão, sem divisões.
Com a variedade de torneiras e outros acabamentos para banheiro, se fez necessário inovar as cubas de modo ficar mais alinhado e acompanhar as tendências de decoração para todos os ambientes da casa, inclusive o banheiro.
Como gabinetes e armários são menos necessários nos lavabos que nos banheiros comuns, as cubas de piso são bastante utilizadas para este ambiente.
Nos lavabos, por existir menos elementos, a cuba tem mais destaque e por isso, nestes ambientes dá-se uma maior atenção na escolha de uma que apresente originalidade e beleza.
Existe uma imensa diversidade de cubas que variam no modelo, formato, material e cores. Por serem instaladas no piso, são fabricadas com materiais resistentes, tanto física quanto à água e agentes químicos.
O formato redondo e o quadrado são os mais utilizados neste tipo de de cuba, sendo o primeiro um desenho mais leve e delicado e as linhas retas do segundo trazem imponência e ainda mais modernidade à peça.
Este modelo de cuba pode ser utilizado em banheiros ou lavabos. Em lavabos pode ser uma excelente opção porque não tem a necessidade de ter armários e essa peça única pode dar a ideia de amplitude.
Em banheiros amplos, a cuba de piso pode ser utilizada e caso opte em ter armários, estes ficam separados da cuba e instalados conforme o layout do projeto.
As cubas podem ser fabricadas de diversos materiais, como:
Louça: este material é muito utilizado em banheiros por apresentar qualidade, resistência e durabilidade;
Cerâmica: mais utilizada em banheiros com menos uso por ser um pouco mais quebradiça em comparação com a louça;
Pedras naturais: a pedra mais utilizada em cubas de piso é o mármore que é esculpido e normalmente utiliza-se o travertino e o carrara. Outra pedra bastante utilizado é o granito que apresenta uma variedade de tipos;
Pedras industrializadas: nem todas as pedras são naturais, existem algumas artificiais e são utilizadas para cuba esculpida, podendo ser no modelo de piso. Pode-se destacar a nanoglass, a marmoglass e a silestone;
Porcelanato: é um material que agradou tanto no chão que passou a ser bastante utilizado para cubas, inclusive uma opção para as cubas de piso.
Todos esses materiais apresentam durabilidade, entretanto a louça é considerada mais resistente.
Existem uma infinidade de cores para cubas de banheiro, mas podemos observar que para cubas de piso, destacam-se principalmente três cores:
Branco: seja qual for o tipo de cuba, o branco é sempre a cor mais procurada e é ótima para dar o aspecto de mais amplitude para banheiros menores;
Marrom fosco: essa cor sempre remete a madeira, logo o ambiente fica mais acolhedor e o acabamento fosco deixa a peça mais moderna
Ébano: essa cor forte traz mais imponência e personalidade ao ambiente, deixando-o mais sofisticado;
Ébano fosco: a cor neste acabamento oferece um visual e toque aveludado é uma tendência que está em alta, combinando desde decorações clássicas até as modernas.
Assim como as tradicionais cubas apresentam formatos diferentes, as cubas de piso também pode-se escolher entre 4 modelos principalmente:
Redondo com mesa: a cuba é redonda na parte externa, mas internamente tem o formato de semicírculo, pois possui a mesa para a instalação de torneira;
Redondo sem mesa: neste modelo, a cuba é redonda externa e internamente, pois não possui mesa e a torneira deriva-se do chão, do teto ou da parede;
Quadrado com mesa: neste formato reto pode-se encontrar com a mesa para a instalação para a instalação de torneira diretamente na peça;
Quadrado sem mesa: assim como no formato redondo, também existe a opção sem mesa, neste caso, instala-se a torneira a partir do chão ou do teto ou na parede.
A cuba e a coluna são inteiriças, no modelo redondo apresentam um formato semelhante a um cilindro, entretanto a coluna costuma-se afinar da cuba a base.
O modelo circular pode ser mais apropriado para ambientes menores, por facilitar a circulação. Mais próximo aos cantos, o modelo de formato reto, pode ser mais indicado.
Os tamanhos de cuba podem variar muito, mas cubas quadradas podemos encontrar normalmente com 41,5 cm de lado. As redondas, são mais comuns com 45 cm de diâmetro.
A altura das cubas de piso é suficiente para a utilização de forma confortável, por isso, essa altura costuma variar entre 83,5 a 85 cm.
As cubas de piso trouxeram um conceito mais moderno para os lavatórios com colunas. Assim como as cubas de embutir, de apoio e de sobrepor, esse modelo de cuba pode ser encontrado de formas variadas, conforme o material, formato e cor.
Com o formato redondo, traz um equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo. A forma quadrada, caracteriza-se em um estilo com uma tendência mais moderna e/ou contemporânea.
O acabamento da torneira somado a cor da cuba de piso vão caracterizar o estilo de decoração do ambiente. O branco apresenta mais simplicidade, ideal para estilos que buscam o minimalista.
O marrom pode ser utilizado para decorações mais rústicas por remeter a madeira. O ébano é uma cor que pode ser utilizada em decorações que predominam cores fortes e sóbrias como o urbano e o industrial.
A cor da luz também deve ser harmonizada com a decoração. Uma luz fria ou neutra deve ser usada em ambientes com tons mais frios e uma luz mais quente em ambientes com tons mais quentes.
As torneiras podem fazer toda a diferença na cuba. Por isso, a escolha do modelo e do acabamento é fundamental que seja feita considerando principalmente o formato e a cor da cuba, de modo que juntas estejam alinhadas no mesmo estilo e conceito de decoração.
As cubas de piso são instaladas em qualquer lugar do banheiro, mas é necessário que tenha um ponto de esgoto no piso. Para escolher o local mais apropriado, considere a melhor circulação, disposição e funcionalidade do ambiente.
A instalação da torneira depende se a cuba de piso é com ou sem mesa. Com mesa, a torneira pode ser de bica baixa. Sem mesa, a instalação da torneira pode ser no chão, no teto ou na parede.
Siga o passo a passo abaixo para fazer a instalação correta da cuba de piso:
Marque no piso a posição dos furos de fixação;
Fure o local demarcado com a broca indicada pelo fabricante e, em seguida, insira a bucha;
Ajuste a medida externa dos suportes;
Fixe-os no piso utilizando as arruelas e parafusos.
A Liven trabalha com as melhores marcas de louças e acabamentos para banheiro. A marca que mais se destaca, sem dúvidas, neste modelo de cuba é a Deca.
Esta empresa é um dos maiores fabricantes do mundo neste ramo e está sempre inovando e se destacando com peças modernas e originais.
Para instalação correta da cuba é necessário que o ponto de esgoto seja no piso;
Limpe periodicamente ou sempre que for necessário, utilizando apenas com pano macio, água e sabão neutro;
Não utilize palha de aço, sapólio ou produtos químicos para não danificar a peça.