Cubas de Embutir para Banheiro

Cubas de embutir: o que é?

As Cubas de embutir são os modelos mais comuns e utilizados. Este modelo mais clássico exige um corte na bancada um pouco menor que o tamanho da cuba. Por deixar a bancada mais livre visualmente, este modelo garante uma decoração mais clean.

A cuba de embutir apresenta um preço mais acessível e maior variedade de formatos, dimensões e materiais. Neste modelo, podemos encontrar os clássicos modelos oval e o redondo que apresentam mais leveza e delicadeza.

Para uma decoração mais moderna, temos os modelos mais retos como o retangular para banheiros com bancadas mais amplas e o quadrado para bancadas com espaço mais limitado.

A instalação é feita fixando a cuba por baixo da bancada. Para este tipo de cuba é indicado o uso de torneiras de bica baixa, com instalação de mesa. Essa torneira projeta a água corretamente para o centro da cuba e na altura correta.

A escolha certa do tipo de torneira conforme o modelo da cuba garante uma utilização mais confortável e sem respingos de água indesejados.

Cubas de embutir: onde usar?

Este modelo de cuba é utilizado em banheiros e lavabos. Essa cuba costuma ser mais prática para manutenção e limpeza, pois como se encontra abaixo do nível da bancada, pode-se escorrer a água da bancada para a cuba. 

Devido ao posicionamento da cuba em relação a bancada, torna-se mais fácil a limpeza e não permite que acumule tanta sujeira entre as frestas, como acontece com a cuba de sobrepor.

A torneira além de ser de bica baixa, sempre vai ser instalada diretamente na bancada. Deste modo, a bancada costuma precisar ser mais larga neste tipo de cuba.

Para essas cubas é comum que seja instalado um gabinete ou perfil para que o fundo da cuba fique escondido. Isso não costuma ser um problema, pois normalmente utiliza-se móveis nesses ambientes, caso contrário, um perfil cumpre bem a função.

Cubas de embutir: materiais

O material da cuba de embutir pode interferir nos cuidados e na durabilidade da peça. Também é importante se atentar quanto à porosidade e impermeabilidade de cada material.

Caso utilize água quente no banheiro, considere se o material suporta altas temperaturas e principalmente a variação de temperaturas.

Veja quais materiais podemos encontrar neste tipo de cuba:

Apesar de termos apresentados vários materiais, utiliza-se em banheiros principalmente as cubas de louça ou cerâmica porque são mais resistentes e apresentam alta durabilidade. As cubas desse material tem um excelente custo benefício.

Cubas de embutir: cores

As cores das cubas podem ser fabricadas de diversas cores e hoje em dia as marcas estão inovando cada vez. Ainda assim, vamos apresentar algumas cores, mas tenha em mente que existe muito mais disponível.

Cubas de embutir: formatos

A escolha da cuba é sempre muito interessante, pois você pode escolher o tipo de instalação, o material, a cor e agora o formato que mais te agrada. Veja alguns dos modelos encontrados:

Cubas de embutir: tamanhos

As cubas de embutir podem variar bastante de tamanho de forma a atender desde banheiros menores como lavabos até banheiros mais amplos.

Para banheiros menores, pode-se encontrar cubas redondas com 35 cm de diâmetro e cubas quadradas a partir de 40 cm de diâmetro. A partir destes tamanhos, você consegue lavar as suas mãos e claro, quanto maior mais confortável pode ser a utilização.

No caso de cubas embutidas, considere que é necessário uma largura maior de bancada em relação a cuba para a instalação da torneira. 

Cubas de embutir: dicas de decoração

Sugere-se que cubas de embutir, normalmente utilizadas de louça, tenham a mesma cor das outras louças do banheiro, como no caso do vaso sanitário.

A cor das louças por sua vez devem estar de acordo com outros elementos do banheiro. Se a cor das louças for um tom mais frio, escolha as outras cores do banheiro de acordo com esse tom. O mesmo para tons quentes.

A iluminação também pode ser escolhida com este mesmo raciocínio. Uma luz branca fria pode ser utilizada em banheiros com tons puxados para o cinza ou outras cores frias. Banheiros brancos também ficam muito bons com essa iluminação.

Para banheiros que tem cubas de embutir em cores mais quentes, como o creme, podem utilizar elementos como madeira e couro para deixar o espaço ainda mais aconchegante. Uma luz amarela também reforça este conceito.

A cuba de embutir completa uma cavidade da bancada, desta forma, ambas precisam ter harmonia. A cor da pedra escolhida precisa combinar com a cor da cuba de embutir, independente do material. 

A cuba não precisa ficar necessariamente centralizada na bancada, a escolha do posicionamento deve ser pensado também no melhor aproveitamento de espaço e na disposição do layout.

O armário deve atender a toda extensão da bancada. A escolha da cor do móvel deve estar de acordo com a cor da cuba. Caso a cuba apresente uma cor neutra, torna-se mais fácil colocar cor no armário.  

Cubas de embutir: instalação

As cubas de embutir são instaladas na parte inferior do tampo/bancada e o processo é muito fácil. Siga o passo a passo:

  1. Aplique a massa plástica em toda a parte superior da borda da cuba de embutir. 

  2. Posicione a cuba por baixo da abertura do tampo e apoie-a com um calço para que a cola seque e a cuba não se desprenda. É muito importante fazer isso;

  3. Para garantir que cuba fixe bem, complete a parte externa desta com silicone ou massa plástica e aguarde secar. 

  4. O próximo passo é verificar se a cuba está totalmente fixada e retirar os calços utilizados.

Cubas de embutir: melhores marcas

A Liven trabalha com as melhores marcas de cubas de embutir que são muito conceituadas no mercado apresentando produtos inovadores e de excelente qualidade. 

Podemos destacar como as melhores marcas, as 3 seguintes:

Como vimos, as principais marcas tem uma história antiga que traz muita experiência e qualidade e por isso, são as marcas mais vendidas no país.

Cubas de embutir : dicas e cuidados


Voltar para o Início