Encontre aqui os acessórios que farão a diferença na etapa final do seu banheiro. Eles serão protagonistas e serão responsáveis por contar quem você é e qual o seu estilo. Tudo com muita qualidade e funcionalidade!
Ler Mais
Carregando...

ACESSÓRIOS DE BANHEIRO: O QUE SÃO?

Após a conclusão de toda a instalação hidráulica e de louças e metais do banheiro ser concluída, faltam alguns últimos detalhes para seu banheiro brilhar: os acessórios, que são peças que deixam o espaço mais prático e funcional.

Aqui como acessórios para seu banheiro trazemos:

  • Cabides

  • Papeleiras

  • Porta toalhas

  • Saboneteira

  • Prateleira

  • Duchas higiênicas

  • Ralo linear

  • Grelhas

Independente do tamanho, estilo e número de pessoas que utilizarão o banheiro, este ambiente possui umidade elevada, tendo em vista que existe circulação de água frequente, assim como oscilação de temperaturas por conta daquele banho quentinho e gostoso.

Portanto, tenha em mente que os seus acessórios devem ser feitos de materiais duráveis para possuírem longa vida em seu ambiente e evitar dores de cabeça para você.

CABIDES

CABIDES: O QUE SÃO?

Os cabides são locais onde você pode pôr suas roupas e toalhas de maneira muito mais organizada, sendo indispensáveis em banheiros menores. Apesar de ser um acessório simples e pequeno, ele é capaz de fazer a diferença na decoração do seu banheiro.

Aqui dividimos basicamente em dois tipos de cabide: os simples ou gancho e os duplos, que possuem nomes explicativos.

CABIDES: CORES E FORMATOS

Existem cabides de diversos formatos, desde ganchos simples a designs quadrados ou ousados. E no mercado também é oferecida uma gama de cores que possibilitam uma versatilidade na composição do seu banheiro. 

PAPELEIRA

PAPELEIRAS: O QUE SÃO?

A papeleira é o suporte para papel higiênico e deve ser instalado próximo à bacia sanitária. Este acessório coloca à disposição o papel de maneira funcional e organizada.

Apesar de simples, as papeleiras apresentam-se de diferentes maneiras e há sempre uma ideal para cada estilo de decoração e gosto do usuário.

PAPELEIRAS: TIPOS

As papeleiras estão disponíveis em diversas versões:

  • Papeleira simples: é a papeleira mais comum. Aquela instalada na parede e que possui o gancho sobressalente para a colocação do papel. 

  • Papeleira com ventosa: muito parecida com a papeleira simples, a diferença é que dispensa a perfuração da parede e sua ventosa permite que a papeleira seja mudada de lugar.

  • Papeleira de embutir: esta é a que é instalada dentro da parede e o papel não fica projetado para fora. Essa papeleira possui versões com e sem tampa protetora.

  • Papeleira de chão: esse modelo é o mais prático, uma vez que não requer nenhuma instalação específica, dispensando furos na parede e mão de obra.

  • Papeleira artesanal: essa é aquela fabricada de maneira artesanal, como o próprio nome já diz. Um exemplo são as papeleiras de crochê.

PAPELEIRAS: MATERIAIS, CORES E TEXTURAS

As papeleiras são encontradas em diferentes materiais como o plástico, alumínio ou o aço inox. É importante escolher peças que sejam resistentes, uma vez que elas estarão sujeitas a uma força, mesmo que mínima, para a retirada do papel.

Quanto às cores, o acabamento externo mais comum é o cromado, no entanto, cada vez mais estão em alta os acabamentos preto, dourado e rosé.

PAPELEIRAS: INSTALAÇÃO

Independente do tamanho, todo banheiro deve ser funcional e garantir o conforto dos usuários durante seu uso. Dessa maneira, é certo que precisamos dar atenção especial ao posicionamento e fixação das louças, metais e acessórios, garantindo a usabilidade de cada um deles.

Dessa maneira, ao instalar sua papeleira, fique atento ao lado que você a colocará. Se você for destro, ou seja, usa a mão direita para escrever, posicione a papeleira do lado esquerdo da bacia e, se você for canhoto, instale do lado direito. Isso melhora a usabilidade da peça.

Quanto à altura, ela pode variar de acordo com o porte de altura dos usuários, mas, em geral, recomenda-se uma altura média de 50 a 60 centímetros com relação ao piso acabado. E a distância média sugerida é entre 20 e 30 centímetros de distância da bacia sanitária.

PORTA-TOALHAS

PORTA-TOALHAS: O QUE SÃO?

Deixar as toalhas em um local acessível é de extrema importância, isso evita que você saia molhando o banheiro ou escorregue ao sair do box, além de permitir uma maior organização do seu espaço. Para isso, no mercado, existe uma grande variedade de modelos e designs.

PORTA-TOALHAS: TIPOS

O porta-toalha de rosto pode ser instalado na parede ou colocado sobre a pia (os chamados porta-toalhas de mesa). Para toalhas de banho, o ideal é que o porta-toalha seja fixado à parede e a uma distância próxima do box.

Outra diferença é quanto ao formato que pode ser barra, argola, gancho (tipo cabide) etc. Além disso, a quantidade de toalhas que se deseja pendurar deve ser levada em consideração, pois existem porta-toalhas com mais de uma barra.

Porta-toalha simples em barra ou linear

Esse modelo é mais indicado para que as toalhas ventilem melhor, pois ele permite que as toalhas sejam estendidas de maneira mais aberta. Aqui, temos tamanhos que comportam toalhas de rosto ou de corpo, dependendo do tamanho.

Além disso, existem os modelos de barra única, barras duplas ou barras múltiplas (a partir de três barras, estes são mais utilizados em hotéis).

Os porta-toalhas em barras são mais indicados para cômodos médios e grandes pois ocupam mais espaço na parede.

Porta-toalha térmica

Os porta-toalhas elétricos são fabricados em aço tubular e aquecem através de irradiação de calor. Estes acessórios foram produzidos para aquecer as toalhas para que essas tivessem quentinhas e aconchegantes na saída do banho, no entanto, eles também são utilizados para secar rapidamente roupas as toalhas em dias úmidos, secar roupas pequenas e até aquecer o banheiro em dias mais frios.

Versões mais modernas desse acessório possuem controladores eletrônicos de tempo que permitem programar o seu período de funcionamento, ligando e desligando automaticamente.

Porta-toalha em argola

Estes, como o próprio nome já diz, possuem design circular e são mais indicados para banheiros e lavabos com áreas menores. Estes modelos podem ser utilizados tanto para toalhas de rosto como de corpo a depender do tamanho.

PORTA-TOALHAS: INSTALAÇÃO

Os porta-toalhas devem ser instalados de maneira que estejam em fácil acesso ao usuário. Dessa maneira, sugerem-se as seguintes distâncias para cada tipo de toalha.

  • Toalha de banho: deve ser instalado o mais próximo possível da saída do box, de maneira que seja possível alcançá-la sem precisar andar pela área seca do banheiro. A altura recomendada é entre 1,50m e 1,80 m a depender do porte dos usuários.

  • Toalha de rosto: o posicionamento dos porta-toalhas de rosto devem permitir que o usuário seque suas mãos ou o rosto sem sair da área da cuba. Assim, recomenda-se a instalação da parede em que está instalada a bancada em uma altura média de 30 centímetros em relação a ela.

SABONETEIRAS

SABONETEIRAS: O QUE SÃO?

Praticidade nas nossas atividades são essenciais e no banho não seria diferente. Para tornar seu banho mais confortável, a saboneteira é indispensável. Você já passou por aquela experiência de tomar banho e, por não ter onde colocar seu sabonete, colocá-lo de volta na embalagem? Nesses momentos você percebe a importância de ter uma saboneteira.

As saboneteiras são aqueles acessórios que, como o próprio nome já diz, servem para colocar o sabonete.

Apesar de serem acessórios simples, é indispensável pensar bem na qualidade dos materiais, uma vez que esta peça será frequentemente exposta ao vapor, calor e água. Os principais materiais utilizados são o inox e o vidro.

SABONETEIRAS: TIPOS

Saboneteira de parede tradicional

A saboneteira de parede tradicional é aquela fixada por meio de parafuso na parede e é uma das mais tradicionais, servindo para sabonetes em barra. Elas podem ser de vidro, acrilico, inox, outros metais e louça, e  podem ser encontradas de diferentes designs.

Quanto ao tamanho, geralmente elas possuem um padrão de dimensões mínimas baseadas nos sabonetes comuns, no entanto você pode encontrar saboneteiras mais ou menos compactas a depender do seu interesse. Ao escolher sua saboneteira, considere um tamanho suficiente para acomodar bem o sabonete e as proporções do resto do ambiente e acessórios.

Outro ponto a se considerar é que estas saboneteiras devem possuir dispositivos de drenagem (furos ou aberturas na base do produto)  que garantam o escoamento da água para evitar que o sabão amoleça e derreta.

Saboneteira com ventosa

Similar a saboneteira de parede tradicional e com os mesmos destaques na hora da escolha, a principal diferença entre elas é que a saboneteira com ventosa permite uma fixação sem furo, ideal para utilização em locais que não podem ser danificados.

Saboneteira líquida

A saboneteira líquida é utilizada para receber o sabonete líquido. Um benefício é que esse tipo de sabonete pode ser considerado mais higiênico, uma vez que diferentes pessoas não tocam diretamente no mesmo sabonete.

Esta saboneteira funciona por meio de pressão no bico e facilita o uso e evita o desperdício.

Ao escolher sua saboneteira líquida você deve levar em consideração a quantidade de pessoas que utilizam o ambiente. No geral, a sua capacidade  varia entre 200 ml e 1 litro, sendo os de capacidade maior indicados para banheiro onde o fluxo é maior, como ambientes de trabalho.

Para sabonete líquido com sensor

Esse tipo de saboneteira dispensa a pressão com a mão, pois seu acionamento é por sensor de proximidade, sendo um modelo considerado mais higiênico por este motivo.

Saboneteira embutida

As saboneteiras embutidas são mais comuns em banheiros mais antigos e possuem características similares às outras saboneteiras para sabonete em barra. Seu benefício é que otimiza o espaço. No entanto, como desvantagem é que elas são mais difíceis de instalar.

Saboneteira portátil

É aquela que você leva nos passeios ou carrega na bolsa.A saboneteira portátil possui tampas e travas que protegem o sabonete, evitando que ele suje outros itens do espaço e protegendo-o.

SABONETEIRAS: INSTALAÇÃO

Na hora de escolher sua saboneteira, é importante conferir as medidas do box e avaliar o local onde você pretende colocá-lo para não atrapalhar a circulação e a abertura da porta.

Além disso, conforme dito, a praticidade deve ser levada em consideração. Dessa maneira, o acessório não pode ser instalado muito alto, recomendando-se uma altura de 1,20, e o ideal é que ele esteja instalado próximo ao chuveiro.

PRATELEIRAS

PRATELEIRAS: O QUE SÃO E QUAIS AS VANTAGENS?

As prateleiras são acessórios essenciais em banheiros devido a possibilidade de mantê-lo mais organizado. Elas podem possuir diversos designs, desde os mais simples até as os mais ousados, combinando com diferentes estilos.

Existem diversas vantagens de se adotar o uso de prateleiras. O principal deles é justamente sua funcionalidade, uma vez que elas possibilitam maior organização e facilidade da rotina no dia a dia, porque sobre ela você pode organizar seus produtos de maneira a deixá-los mais acessíveis.

Outra vantagem é a questão estética. As prateleiras podem ser usadas em diferentes designs que deixam seu banheiro mais moderno e, mesmo que você opte por modelos mais simples, você pode colocar artigos decorativos sobre elas e dar uma cara totalmente diferente ao seu ambiente.

Um outro benefício é a economia de espaço. Esses acessórios são perfeitos para banheiros pequenos e abaixo daremos dicas de como empregá-los em pequenos ambientes.

Além disso, elas possuem um ótimo custo benefício quando comparadas a armários e gabinetes. 

COMO ESCOLHER PRATELEIRAS PARA BANHEIRO PEQUENO?

Para aproveitar bem o espaço de banheiros pequenos, a melhor opção é optar por modelos mais compactos e clean, que, além de não prejudicarem o espaço fisicamente, não poluem visualmente o ambiente.

Uma sugestão é utilizar prateleiras de canto, que são instaladas entre paredes perpendiculares, se moldando perfeitamente ao espaço e aumentando a área de circulação no espaço.

PRATELEIRAS: MATERIAIS, CORES E TEXTURAS

As prateleiras são encontradas nos mais diversos materiais, cores e formatos, podendo ser encontradas prontas no mercado ou ser encomendadas de acordo com projeto do cliente. Alguns dos materiais mais utilizados são vidro, madeira, e plástico.

Prateleiras de vidro

Esse é o tipo preferido de prateleiras para banheiros e alguns dos motivos que justificam isso são:

  • o fato de combinar com diferentes estilos de decoração;

  • facilidade de limpeza;

  • flexibilidade de usá-las dentro ou fora do box;

  • resistência ao ambiente úmido, molhado e com presença de vapores.

Prateleiras de madeira

As prateleiras de madeira ou MDF também são utilizadas em banheiros, no entanto, elas não são indicadas para a área do box e devem receber tratamento para ser aplicado em banheiros úmidos.

Prateleiras de plástico

As prateleiras de plástico são as mais simples e baratas e podem ser utilizadas dentro e fora do box.

Quanto às cores, as prateleiras podem ser brancas ou coloridas (excluindo as de vidro). As brancas são para aqueles que querem uma decoração mais clean e é sinônimo de versatilidade, combinando com diferentes estilos. Outra opção é utilizar prateleiras coloridas, seja escolhendo uma única cor ou misturando várias cores diferentes, tornando o banheiro mais alegre.

PRATELEIRAS: ONDE INSTALAR

São vários os benefícios de se ter prateleiras no seu banheiro, mas onde instalar esses acessórios? São várias as possibilidades e trouxemos algumas aqui:

Em uma parede lateral

Aqui falamos sobre aquelas paredes que não estão em área de circulação direta para não atrapalhar. Geralmente nesse espaço você tem a possibilidade de instalar um número maior de prateleiras.

Acima do vaso sanitário

Geralmente, essa é uma área livre e um ótimo local para instalar prateleiras com artigos de decoração.

Acima da pia

Essa é uma ótima opção para colocar produtos de beleza e de higiene pessoal que são utilizados com mais frequência.

Acima da porta


Em casos de banheiro com o pé direito mais alto - lembrando que pé direito é a distância entre o piso e o teto -, a instalação de prateleiras acima da porta pode ser uma ótima opção para aumentar a área de armazenamento de materiais utilizados com pouca frequência.

Dentro do armário ou gabinete

Caso você já possua armários ou gabinetes, você pode utilizar prateleiras dentro desses móveis para aumentar a área de armazenamento.

PRATELEIRAS: INSTALAÇÃO

Ao instalar suas prateleiras, alguns cuidados devem ser observados para garantir que elas funcionem da melhor maneira.

O primeiro cuidado é a altura da parede. Essa altura vai variar a depender de onde as prateleiras vão ser instaladas (se dentro do box, acima da pia, do vaso ou da porta) e da função a ser dada ao acessório. Para prateleiras instaladas em paredes laterais, uma recomendação seria uma altura entre 1,60 e 1,75, mas essa altura também pode variar de acordo com o porte médio dos usuários do banheiro.

Outro cuidado essencial é o nivelamento das suas prateleiras. Ao fazer a instalação, utilize o nível de bolha para nivelar a superfície para evitar que ela fique desconfortável visualmente ou até mesmo pouco funcional, desequilibrando os objetos postos sobre ela.

Também deve-se atentar para o comprimento dos suportes para que eles sejam capazes de sustentar a prateleira com segurança.

Outra coisa é verificar se no local de instalação não passam outras instalações como de gás, elétricas e hidrossanitárias, para evitar danificá-los.

PRATELEIRAS: DICAS DE DECORAÇÃO

Uma coisa é certa: você quer deixar seus ambientes o mais bonitos possível. Então, temos algumas dicas de como decorar suas prateleiras e tornar seu lugar mais agradável.

  • Plantas: utilize pequenas plantas que, além de bonitas, ainda purificam o ambiente. Só atente-se ao escolher plantas que suportem o ambiente quanto à luminosidade, umidade e ventilação.

  • Quadros: você pode utilizar quadros apoiados sobre as prateleiras, principalmente sobre aquelas que ficam acima do vaso. Dará um charme todo especial ao ambiente!

  • Cestinhas, bandejas ou embalagens padronizadas: essa é uma sugestão para guardar os produtos mais essenciais sem poluir o ambiente e ainda dando um toque na decoração.

  • Velas aromáticas: você pode optar por velas aromáticas coloridas ou brancas dentro de bandejas. Da mesma maneira, você pode optar também por cheirinhos em potes bonitos e que combinem com sua decoração -  os de vidro são uma ótima opção. Além de bonito, seu banheiro ainda vai ficar cheiroso.

PRATELEIRAS: DICAS E CUIDADOS

Após instalada, você deve tomar cuidado com o peso dos objetos que serão colocados sobre a prateleira e a carga máxima que ela suporta para não perdê-la ou causar acidentes. Além dos problemas pessoais, isso causaria custos extras de reparação. 

DUCHAS HIGIÊNICAS

DUCHAS HIGIÊNICAS: O QUE SÃO?

A ducha higiênica é o famoso chuveirinho que é instalado ao lado da bacia sanitária e é utilizado para higienização pessoal. Visualmente, ela é uma mangueira com um spray de água na extremidade livre.

DUCHA HIGIÊNICA: TIPOS

Ducha higiênica com água fria

Essas são aquelas que liberam apenas água fria. É a opção mais simples e fácil de instalar.

Ducha higiênica elétrica

A ducha higiênica elétrica possui uma instalação similar à anterior, no entanto existe a necessidade de um ponto elétrico para seu funcionamento. Nesse tipo de ducha você consegue ajustar a temperatura e usar ela quentinha (lembrando sempre de ter cuidado de não utilizar água muito quente nas partes íntimas!).

Ducha higiênica com misturador para água quente

A ducha higiênica com misturador de água quente é perfeita para quem quer a opção de água quente e fria ao mesmo tempo mas não quer se preocupar com o gasto de energia elétrica. No entanto, é importante destacar que já deve existir um aquecedor de água na casa.

DUCHAS HIGIÊNICAS: COMO ESCOLHER

Ao escolher sua ducha higiênica, primeiramente identifique se você deseja uma ducha higiênica com água quente ou não. Se a resposta for sim, você precisa identificar se já possui uma estrutura de aquecimento de água para a edificação. Neste caso, será necessária apenas uma ducha higiênica com misturador. Se não, você precisa de uma ducha higiênica elétrica, que aquece a água no momento da utilização.

Depois, analise o estilo do ambiente e escolha cor e design condizentes com o resto do banheiro.

Além disso, analise a pressão da água no ponto e encontre aquela capaz de suprir suas necessidades.

DUCHAS HIGIÊNICAS: INSTALAÇÃO

Primeiramente, deve-se ter em mente que o local de instalação deve ser acessível à mão e a altura recomendada pela maioria dos fornecedores é entre 50 e 55 centímetros do piso acabado.

A instalação da ducha é simples e o primeiro passo é fechar o registro geral do banheiro e seguir o manual de instruções do fornecedor.

Na instalação em banheiros em que a bacia sanitária seja do tipo caixa acoplada, pode ser feita uma bifurcação na própria saída de água do vaso através de uma peça em formato de “T”, que cria duas saídas de água: uma para bacia sanitária e outra para a ducha.

Em caso de bacias sanitárias convencionais, é necessário um ponto de água separado, necessitando prever um ponto em novos projetos ou quebrar a parede e puxar um novo ponto de água. Nesses casos, é importante ficar atento às instalações de gás, elétricas e hidrossanitárias já existentes para não danificá-los

É importante ressaltar também, que no caso de duchas higiênicas elétricas o ponto de energia deve ser exclusivo para elas, não podendo ser compartilhado com o chuveiro elétrico, por exemplo.

RALOS LINEARES

RALOS LINEARES: O QUE SÃO?

Apesar de ser um item comum, poucas vezes paramos para pensar nos tipos de ralo que existem e vira e mexe temos problemas com poças de água, odores e entupimento por causa disso.

Embora pareça simples, os tubos que passam por dentro do ralo são todos interligados e devem ser perfeitamente vedados a fim de evitar que os odores retornem ao ambiente.

Outra função do ralo é atuar evitando que insetos e pequenos animais consigam entrar na residência devido à grelha que possuem.

O ralo linear é um dos tipos mais utilizados em ambientes externos, captando de maneira eficiente a água das chuvas e piscinas, mas também é muito utilizado em banheiros. A sua diferença básica está no comprimento, que é maior do que os ralos tradicionais.


Além disso, de longe, o diferencial do ralo linear é sua estética.

RALOS LINEARES: TIPOS

O ralo linear pode ser ligado à caixa sifonada ou não, podendo ser usado tanto em chuveiro como em ambientes que geram mau cheiro a depender.

Ralos sifonados

O ralo sifonado funciona mais ou menos como um sifão de pia. O que isso quer dizer? Que ele tem uma “bolsinha” em que um pouco de água fica parada, o que evita que os gases retornem ao ambiente. Eles são mais utilizados em cozinhas e banheiros.

Ralos secos

Nos ralos secos, a água já escoa assim que entra nele, e o caminho fica livre para os gases retornarem pela tubulação, trazendo mau cheiro. Os ralos secos geralmente são utilizados em chuveiros.

RALOS LINEARES: INSTALAÇÃO

É preciso destacar que o ralo precisa estar em um lugar que a água consiga chegar nele facilmente e deve estar protegido de pisadas. É importante também se certificar que o pedreiro executará as quedas no piso para a água escoar tranquilamente em direção dos ralos. 

GRELHAS

GRELHAS: O QUE SÃO?

A grelha para ralo é aquela “grade” que protege a entrada do ralo e possui a função de permitir a passagem de água e bloquear a passagem de itens maiores. As grelhas, juntamente com os ralos, são responsáveis por permitir o escoamento da água do chão pela rede de esgoto ou drenagem.

GRELHAS: TIPOS

Grelhas simples

As grelhas simples são aquelas que somente são encaixadas no ralo e não possuem funções adicionais.

Grelhas com caixilho

O caixilho é uma peça acoplada à grelha que oculta o porta-grelhas e oferece um melhor acabamento ao produto.

Grelhas anti-inseto

É uma solução para impedir a entrada de insetos ou outros animais indesejados que podem entrar pelo encanamento. Esse impedimento é feito através de um sistema rotativo que fecha os espaços de passagem de água quando desejado.

Grelha flexível

Este modelo pode ser instalado tanto em trechos retos como curvos e é muito utilizado para o escoamento de água em caixas coletoras.

GRELHAS: MATERIAIS

No mercado, as grelhas podem ser encontradas em vários materiais e com mais ou menos funcionalidades. Os principais materiais de fabricação são o PVC, aço inox e alumínio, e os formatos mais encontrados são redondo, quadrado e linear.

Grelha de Alumínio

As grelhas de alumínio são muito utilizadas em áreas externas pois possui bastante resistência às ações do clima, não corroendo e não tendo sua cor desgastada. Além de ser um material leve e de fácil limpeza.

Grelha de PVC

Essas grelhas possuem o benefício de não enferrujar e costumam ser mais baratas, no entanto, não apresentam um acabamento final tão interessante.

Grelha de ABS

Essa grelha é produzida em material termoplástico com acabamento cromado, apresentando alta resistência a impacto, calor e abrasão.

Grelha de aço inox

Além de serem as mais agradáveis visualmente, ainda são resistentes. Uma ótima escolha.

GRELHAS: INSTALAÇÃO

Os cuidados com a instalação das grelhas não são muitos, basta que se garanta o encaixe perfeito.

No entanto, destaca-se a preocupação com os ralos, que devem estar em lugares em que a água consiga chegar sem dificuldades. Além disso, é importante acompanhar a execução das quedas no piso para que a água escoe tranquilamente em direção aos ralos.

ACESSÓRIOS: COMO HARMONIZAR COM A DECORAÇÃO?

Na hora de escolher seus acessórios, uma dica importante é a harmonização entre as peças, ou seja, além de harmonizar com o ambiente, elas devem combinar entre si. Dessa maneira, ao escolher seus cabides, papeleiras, porta-toalhas, saboneteiras e duchas higiênicas, é recomendado que se escolha estes acessórios com a mesma proposta de formatos e cores. As grelhas e ralos devem seguir o padrão de revestimento do ambiente.

Em síntese, a escolha de todos os complementos devem mesclar ergonomia, funcionalidade e beleza. Assim, os formatos devem ser escolhidos de acordo com a necessidade e o visual que atenda o estilo do banheiro.

ACESSÓRIOS: DICAS E CUIDADOS

Tá bom, acessórios escolhidos e instalados, como você vai cuidar deles?

Na hora de limpar, tome cuidado para não utilizar produtos abrasivos, por exemplo, o lado verde da esponja e a lã de aço, pois eles podem corroer os materiais e diminuir a durabilidade do produto.

Para limpar mais superficialmente, utilize água para retirar as sujeiras. Já para limpezas mais profundas, recomenda-se a utilização de produtos que sejam específicos para cada tipo de material. E sempre utilizando materiais macios como Perfex, o lado amarelo da esponja e panos macios.

Além disso, é importante também ficar atento aos vazamentos da ducha higiênica e possíveis danos nas peças. E mais, deve-se tomar cuidado com o peso colocado nas prateleiras.


Voltar para o Início