Acabamentos de registros podem ser usados no registro do chuveiro, do cômodo, da descarga e até o lar inteiro. São vários detalhes que você precisa conhecer para escolher seu acabamento e, por isso, criamos as melhores dicas para você fazer a escolha mais assertiva para o seu banheiro. Clique agora mesmo no link abaixo para fazer a escolha ideal.

Ler Mais
Carregando...

ACABAMENTOS DE BANHEIROS: O QUE SÃO?

Após a conclusão de toda a instalação hidráulica e de louças e metais do banheiro ser concluída, faltam os acabamentos, que são os últimos detalhes para seu banheiro brilhar.

Aqui como acabamentos trazemos:

Mas o que são exatamente os acabamentos? Acabamentos são aquelas peças que você usa para controlar a saída de água. Podem ser para torneira, chuveiro, ducha higiênica e descarga.

Antes de começar, é super importante lembrar que, independente do tamanho, estilo e número de pessoas que utilizarão o banheiro, este ambiente possui umidade elevada, tendo em vista que existe circulação de água frequente, assim como oscilação de temperaturas por conta daquele banho quentinho e gostoso.

Portanto, tenha em mente que os seus acabamentos devem ser feitos de materiais duráveis para possuírem longa vida em seu ambiente e evitar dores de cabeça à você.


ACABAMENTOS PARA REGISTROS

REGISTROS: O QUE SÃO?

Antes de mais nada, precisamos explicar o que são registros.

Os registros são aqueles elementos responsáveis por controlar o fluxo de água, e existem três tipos:

O registro de pressão é aquele que controla o fluxo da água apenas no ponto em que está instalado. É aquele que você usa para ligar e desligar o chuveiro, por exemplo.

Os registros de gaveta e de esfera também são chamados de registros gerais. São aqueles que ficam na parede e você fecha se existe algum vazamento ou você precisa realizar algum conserto. O papel desses registros é controlar ou bloquear o fluxo de água que vai da caixa d’água para a casa ou para algum cômodo inteiro.

É importante ter em mente que o registro é a união entre a base e o acabamento. Sendo que a base é o suporte de todo o mecanismo e fica escondido, já o acabamento é a peça que você usa pra abrir e fechar, é aquela que fica visível e pode possuir diferentes designs.


ACABAMENTOS DE REGISTROS: O QUE SÃO?

Conforme dito, o acabamento é a peça externa que você usa para abrir e fechar o registro, controlando o fluxo de água.


ACABAMENTOS DE REGISTROS: TIPOS

  1. Acabamento de registro giratório

Como o próprio nome já diz, esses acabamentos utilizam o movimento giratório para abrir e fechar.


  1. Acabamento de registro monocomando

Os acabamentos de registros monocomandos possuem uma única alavanca que faz o controle de vazão e temperatura da água. 


COMO ESCOLHER SEU ACABAMENTO DE REGISTRO?

Quantidade de estrias

Ao escolher seu acabamento, você precisa saber que existem bases com 3 diferentes tipos de encaixe, e essa diferença está na quantidade de estrias: 16 (padrão Deca), 19 (padrão Fabrimar) e 20 estrias (padrão Docol ou padrão universal).

Mas o que são essas estrias? São as ranhuras que ficam na haste da base e servem para encaixar os acabamentos.

A dica é: o acabamento deve possuir o mesmo número de estrias da base.


Tamanho da peça

As bases de registro possuem bitolas as quais são denominadas grandes ou pequenas e isso tem influência direta no acabamento de registro que você deve selecionar, pois precisam ser do mesmo tamanho. As bitolas grandes possuem as seguintes medidas em polegadas: 1 ½ e 1 ¼. Já as pequenas podem ter os seguintes tamanhos: 1, ½ e ¾.

Logo, verifique qual é o tamanho da sua base de registro para buscar o acabamento que se encaixe perfeitamente nela.


Marca

É importante que as marcas de bases e acabamentos sejam compatíveis para que haja o encaixe perfeito. Como vimos, o padrão 16 é o padrão da Deca, o padrão 19 é da Fabrimar e o de 20 estrias é o padrão Docol. Caso você perceba que a base de registro e o acabamento selecionados sejam de marcas diferentes, existe uma solução para este problema: o adaptador/conversor . Ele lhe dá a opção de adaptar a sua base de registro ao seu acabamento, de acordo com a marca.

Logo, caso seja necessário, compre um adaptador que faça a conversão correta. Por exemplo, se a base de registro for da Docol e queira um acabamento Deca, busque um adaptador Docol-Deca para conseguir instalar o seu acabamento com sucesso.

Além disso, marcas como a Celite, que não possuem bases próprias, possuem acabamentos compatíveis com os três padrões e, nesse caso, é necessário consultar o catálogo e ficar atento.


Tipos de registro

Conforme dito, temos dois basicamente dois tipos de registro: o registro de pressão e o registro geral.

Tendo em vista que há dois tipos de registro, é de suma importância mencionar primeiro que o registro geral sempre terá uma rotação de três voltas e meia, enquanto o de pressão pode ter rotação de três voltas e meia, meia volta ou até um quarto de volta. 

No caso do registro de pressão, o que influencia o seu estilo de rotação é o mecanismo que ele possui e não o seu formato. Caso você tenha alguma dúvida sobre o mecanismo do acabamento que está prestes a escolher, entre em contato conosco.


ACABAMENTOS DE REGISTROS: PRINCIPAIS FORMATOS

As tendências predominantes são as formas retas ou curvas, mas existe uma infinidade de opções no mercado que vão desde peças mais simples até peças assinadas por designers consagrados. A escolha do design é importante porque é necessária uma boa anatomia para tornar confortável o ato de abrir e fechar o registro.

Os principais formatos são:cruzeta, redondos e em alavanca.


ACABAMENTOS DE REGISTROS: CORES

As cores fazem toda a diferença e devem combinar com o estilo do seu ambiente. Estão cada vez mais em alta os acabamentos em preto, dourado e rosé. Mas, para quem busca opções mais econômicas, o cromado possui menor preço em comparação às peças coloridas e são sempre uma escolha versátil.

Mas é importante destacar que as cores devem coincidir com as cores dos outros metais.


ACABAMENTOS DE REGISTROS: COMO HARMONIZAR COM A DECORAÇÃO?

Na hora de escolher seus metais, uma dica importante é a harmonização entre as peças. Além de casar com o ambiente, elas devem casar entre si. Então, é fortemente recomendado que as peças para acabamentos, torneiras, misturadores, chuveiros, e acessórios sejam da mesma linha.

Sua escolha deve mesclar ergonomia, funcionalidade e beleza. Escolha o formato que mais se ajusta à sua necessidade e com visual que atenda o estilo do seu banheiro. E não podemos esquecer que o acompanhamento de um profissional nessa escolha é garantia de sucesso.


ACABAMENTOS PARA VÁLVULAS DE DESCARGA

VÁLVULA DE DESCARGA: O QUE É?

A válvula de descarga é aquela peça destinada a liberar a quantidade de água que vai fazer a limpeza das bacias sanitárias, ou seja, é através dela que se acionam os jatos d’água no interior da bacia e se eliminam os dejetos.


ACABAMENTOS DE VÁLVULAS DE DESCARGA: O QUE SÃO?

O acabamento da válvula de descarga é o que cobre a válvula de descarga, e ele ajuda na composição do seu banheiro, além de permitir a modificação da parte externa simplesmente.


COMO ESCOLHER SEU ACABAMENTO DE VÁLVULA DE DESCARGA?

Tipo de acionamento

Ao comprar seu acabamento, você precisa considerar se sua válvula de descarga possui acionamento duplo ou simples.

Sem considerar a bacia sanitária de funcionamento a vácuo, as bacias mais tradicionais apresentam dois tipos de acionamento: fluxo único e fluxo duplo.


  1. Fluxo Único

Temos bacias com fluxo único quando há apenas um botão na válvula de descarga que libera a mesma quantidade de água sempre.


  1. Fluxo Duplo

O fluxo duplo está presente naquelas bacias que possuem dois botões na válvula de descarga. Esse tipo de acionamento foi desenvolvido para permitir uma escolha entre uma descarga de 3 litros (para líquidos) e 6 litros (para sólidos). O objetivo desse tipo de acionamento é justamente a economia de água e ele pode estar presente nas bacias sanitárias convencionais, com caixa acoplada e monobloco.


Marca

Outro ponto a ser considerado é a marca. É importante que as marcas de bases e acabamentos sejam compatíveis para que haja o encaixe perfeito.


Tipos

  1. Embutido

Consideramos o acabamento embutido quando ele está quase no plano da parede.


  1. Sobressalente

Por outro lado, o acabamento sobressalente é aquele em que o acabamento fica alguns centímetros para fora da parede.


ACABAMENTOS DE VÁLVULA DE DESCARGA: PRINCIPAIS FORMATOS

No geral, quase todos os acabamentos possuem a “moldura” retangular, o que muda é o botão de acionamento, que pode ser mais sobressalente ou no mesmo plano da moldura. Além disso, pode ser retangular, quadrado ou circular.

Quando o botão é sobressalente, temos também os botões com alavanca, nestes a descarga é acionada com uma leve pressão na alavanca, que proporciona praticidade ao usuário por aumentar a área de contato.


ACABAMENTOS DE VÁLVULA DE DESCARGA: SENSOR

No mercado, existem ainda os acabamentos de válvula de descarga por sensor. Nestes tipos o jato é acionado ao detectar a aproximação das mãos, eliminando a necessidade de tocar no produto. Essa tecnologia evita a proliferação de bactérias, trazendo mais higiene e segurança para os usuários.


ACABAMENTOS DE VÁLVULA DE DESCARGA: CORES

As cores fazem toda a diferença e devem combinar com o estilo do seu ambiente. Estão cada vez mais em alta os acabamentos em preto, dourado e rosé. Mas, para quem busca opções mais econômicas, o cromado possui menor preço em comparação às peças coloridas e são sempre uma escolha versátil.

Mas é importante destacar que as cores devem coincidir com as cores dos outros metais.


ACABAMENTOS DE VÁLVULA DE DESCARGA: COMO HARMONIZAR COM A DECORAÇÃO?

Os acabamentos embutidos dão um toque de sofisticação ao ambiente, bem como os acabamentos foscos.

Na hora de escolher seus metais, uma dica importante é a harmonização entre as peças. Além de casar com o ambiente, elas devem casar entre si. Então, é fortemente recomendado que as peças para acabamentos, torneiras, misturadores, chuveiros, e acessórios sejam da mesma linha.

Sua escolha deve mesclar ergonomia, funcionalidade e beleza. Escolha o formato que mais se ajusta à sua necessidade e com visual que atenda o estilo do seu banheiro.

Cabe destacar que os acabamentos de válvulas de descarga são intercambiáveis e você pode trocá-los sempre que quiser sem quebrar paredes, ou seja, você pode manter a base e trocar somente a parte externa, modificando todo o design do seu ambiente.


DICAS E CUIDADOS

Tá bom, acabamentos escolhidos e instalados, como você vai cuidar deles?

Na hora de limpar, tome cuidado para não utilizar produtos abrasivos, por exemplo, o lado verde da esponja e a lã de aço, pois eles podem corroer os materiais e diminuir a durabilidade do produto.

Para limpar mais superficialmente, utilize água para retirar as sujeiras. Já para limpezas mais profundas, recomenda-se a utilização de produtos que sejam específicos para cada tipo de material. E sempre utilizando materiais macios como Perfex, o lado amarelo da esponja e panos macios.

Além disso, é importante também ficar atento a vazamentos e possíveis danos nas peças.



Voltar para o Início